Mais importante do que o próprio produto ou serviço a ser oferecido, a divulgação é sem dúvida, a alma do negócio. Quem saber anunciar o seu produto para o público certo, com a comunicação correta, sabe que o retorno desse tipo de investimento vale muito à pena. Poucas empresas sabem utilizar bem o marketing indireto, que é sobre o que falaremos hoje.

Se você atua no comércio, sabe que a divulgação boca-a-boca pode ser muito mais proveitosa do que um grande outdoor em uma rua movimentada. Além de transmitir confiabilidade, a opinião da pessoa sobre o produto ou serviço, servirá como base para que outra pessoa faça a compra. Essa divulgação boca-a-boca se tornou ainda maior com as redes sociais, onde é fácil divulgar qualquer tipo de informação, tanto positiva quanto negativa. E então, a atenção das empresas tem que ser dobrada, para não deixar nenhum cliente insatisfeito!

Divulgar indiretamente a sua empresa é bem fácil e exige poucos recursos. Você precisará pensar de forma ampla, para descobrir que tipo de cliente você possui e o quanto ele é fidelizado à sua marca. Descobrindo essas informações, você poderá estabelecer um plano eficiente que o fará divulgar sua empresa sem nem mesmo perceber! Uma ideia para ser usada são as bolsas personalizadas, que possuam o nome da marca, o endereço, os contatos... E não se esqueça de deixar a bolsa com a cara da sua marca, para que o seu público identifique imediatamente que ele faz parte de quem você quer atingir. Se você resolver fazer esse tipo de divulgação, procure por fabrica de bolsas, pois assim você garantirá os melhores preços.

Também é muito importante fazer ações promocionais, onde seus clientes ganhem brindes por terem comprado ou participado da ação. Dá para fazer produtos bem bacanas, sem ser brega, para que o cliente tenha sempre em mãos, como por exemplo, uma caneta. As peças de roupa, como bonés e camisas, podem acabar sendo muito agressivas, e se a pessoa não for um cliente fidelizado, dificilmente usará o seu brinde. Para descobrir quais são as suas opções, procure pelas empresas que oferecem brindes para empresas, pois cada uma oferece opções diferentes, que podem ser mais ou menos caras. Um brinde que tem feito bastante sucesso é o pendrive, que apesar de ter um custo mais elevado do que os demais brindes, é algo funcional, que deixa o seu cliente muito satisfeito por ter ganhado.

Pesquise e comprove: marketing indireto pode ser muito lucrativo se você souber como fazer!