Com o olhar compreensivo, ele dá um sorriso meio ‘amarelo’, pisca os dois olhos ao mesmo tempo e diz: “Está tudo bem. Eu te perdôo... Verdade, de coração.” E no fundo da sua mente pensa: “Mas não esqueço.”

Mas será que perdoar é fingir que está tudo bem, quando a gente sabe não está?

Bom, essa famosa frase “Perdôo mas não esqueço” já foi dita por milhões de pessoas em todo o mundo.

De profundo significado, pode talvez revelar o intento de a pessoa ferida oferecer apenas um perdão ‘formal’, que oculta o desejo de vingança.

Já no sentido prático e imediato, tal posição mostra a existência – na mente de quem se magoou – de um elemento de CAUTELA que o fará ser, no futuro, bem mais cuidadoso em relação ao “opositor pretensamente perdoado” e, quem sabe, em relação a tudo e a todos.

Afinal, a ferida é grande e o curativo pequeno, bem pequeno...


Isso, contudo, não é exatamente ideal, podendo prejudicar a qualidade do perdão e a própria paz de quem quer RETOMAR sua vida.

Felizmente DEUS perdoa e esquece, pois Ele não precisa se esconder ou ter cautela, visto que tudo sabe e tudo pode.

Se você errou, dirija-se hoje ao Senhor – pelos méritos de Jesus Cristo – confessando e recebendo plena quitação de suas falhas, sem lembranças ou cicatrizes.

E se alguém lhe pedir perdão, use o mesmo critério de Deus, não somente oferecendo VERDADEIRO perdão, mas RETIRANDO do seu coração qualquer memória dos fatos geradores e conseqüentes da divergência inicial.

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro...” Isaías 43:25

Hoje leia: Jr 50:20; At 3:19; Jr 31:34

Trecho do livro “Uma Janela para o Eterno”, de autoria de Pastor Elcio Lourenço. Pastor desde 1968.

www.pastorelcio.com