Você já foi à Bahia?

 

Cantarolava o grande compositor baiano Dorival Caymmi, o seguinte refrão:

Você já foi à Bahia, nêga? Não? Então vá!

Mas invés de ressaltar somente as maravilhas daquela terrinha, assim como fez nosso bom baiano, nós diríamos àqueles que querem conhecer a Bahia, que também percebam a diversidade cultural, inclusive que percebam que aquele Estado possui a maior população negra do país.

Observe que por uma mera coincidência o povo baiano, é tido por grande parte dos paulistas como um povo preguiçoso.

Antes que digam que essa afirmação é proveniente de nossas cabeças, pedimos que puxem em suas memórias, as famosas piadas de baianos, muitas delas veiculadas com muita frequência nas televisões, dentre outros meios de comunicação.

Pensar na Bahia, é pensar na beleza do homem e da mulher de pele negra, é lembrar das religiões africanizadas, é pensar na capoeira, na luta contra a chibata do “senhô” e seus jagunços pau mandado, dos quilombos e quilombolas.

Você já foi à Bahia, nêga? Não? Então vá, mas deixe um pouco de lado os conforto e o mundinho de faz de conta dos resorts de luxo com seus planos “all inclusive”, e comece a refletir um pouco daquilo que diariamente tentam fazer você engolir.

Será que os negros, baianos são mesmo preguiçosos, ou essa é uma imagem que se arrasta até hoje desde o dia da abolição da escravatura?

Ora, por um acaso não teria sido eles quem construiu boa parte desta nação com seus braços fortes, e “couros” de suas costas grossos de tanto açoite?

Você já foi à Bahia, nêga? Não? Então vá! E abra seus olhos para a mais flagrante violência cultural de todos os tempos.