VOCÊ É EDUCADO COM DEUS?

Maria Eunice Gennari Silva

Nos últimos 30 anos, convivendo quase que diariamente com uma aprendizagem muito específica a respeito das coisas que Deus ensina, fui percebendo como Ele é extremamente educado. Gentil.

Mesmo quando se faz necessária a Sua autoridade para exortar, energicamente, Ele o faz em Amor. Com educação e gentileza. É assim sua forma de me disciplinar para que eu possa estar próxima a Ele. Ou seja, seguir a vida, conhecendo a Sua natureza enquanto permaneço na Sua presença.

É fácil, para mim, compreender a educação e a gentileza de Deus. Basta trazer à memória que Ele é Amor, logo... Ele me ama. Me amando, Ele cuida de mim.

Consciente, então, deste cuidado, deste zelo, desta educação e gentileza, vou aprendendo a fazer tudo o que Ele me ensina a ser. Trocando em miúdos, sinto que posso ser cuidadosa e zelosa, educada e gentil, amar como Ele ama, amar como Ele é - tudo uma questão de obediência aos seus princípios.

Meditando a respeito destes princípios, quis saber se, de fato, sou educada com Deus assim como Ele é comigo. E me questionei:

- Sou como Ele é, para com o outro?

- Sou como Ele é, com o meu marido? Com meus filhos? Com as pessoas que, por alguma razão, estou ligada a elas?

- Sou como Ele é, com a moça que limpa a rua da minha casa? Com a moça que trabalha no caixa do empório onde faço compras? Ou até mesmo com as pessoas que me telefonam justamente na hora em que estou ocupada preparando o almoço?

É isso aí. Se Deus é educado comigo, qual a minha dificuldade em ser educada com os outros?

Qual a minha dificuldade em dar um bom dia, acrescentando às minhas palavras o que aprendo com Ele. Tipo: Bom dia de paz. Que a graça e alegria de Cristo seja com você. Que o seu trabalho, hoje, seja conduzido pela mente de Cristo.

As muitas coisas de Deus que aprendemos estão sempre acessíveis a nós, mas, geralmente, muitos permitem que a falta de educação apague a vontade de colocar em prática o que já se sabe a respeito d’Ele.

No primeiro parágrafo deste texto, eu escrevi que: “Nos últimos 30 anos, convivendo quase que diariamente com uma aprendizagem muito específica a respeito das coisas que Deus ensina, fui percebendo como Ele é extremamente educado. Gentil.” Portanto, estas palavras revelam a minha responsabilidade em ficar atenta – aprendi e comuniquei, então, que eu seja e faça.

Olha, aprender, gostar do que se aprende e até sentir vontade de ser como se aprende, é fácil. Mas, o que faz a diferença é quando se conhece a Deus e ama o que se aprende com Ele, para compartilhar, sempre, tudo que já somos como referência d’Ele.

Em Mateus 25:35-40 está escrito:

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era

estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

A intenção aqui não é tirar o texto do seu real contexto. Mas de ser inspirado por ele, assim como por muitos outros nas Escrituras Sagradas, nos quais Jesus ensina, aos seus discípulos, o princípio de servir e realizar, sendo coparticipantes da Sua obra.

Jesus ensinou que comprometimento é responsabilidade que traduz amor - um ensinamento que vai além, que é pleno e superior.

É um aprendizado que nos faz enxergar e compreender que, só mesmo alguém muito educado ensinaria, a nós, como devemos ser com quem tem fome e sede, com quem está só, nu, doente e/ou enfermo. Com quem precisa de carinho, atenção, relacionamento afetivo e de tudo mais que nos faz referência do Amor de Deus, manifesta em educação, em gentileza.

Olha, é preciso ser muito educado e gentil, para se colocar presente na vida das pessoas, independentemente do que elas, na realidade, são. Creia, gente verdadeiramente educada, sempre é e será educada, mesmo com os que não são. Porque a falta de educação está mais perto da ignorância social, ou porque, infelizmente, há pessoas que sente o prazer em ser mal-educada. 

Os educados como Deus não estão, definitivamente, com suas mentes ocupadas em amar os que falam somente o que agrada aos seus ouvidos, ou amar os que façam somente o que agrada aos seus olhos e, muito menos, que pensam como eles pensam.

As pessoas educadas, simplesmente, dão de comer e beber a quem tem fome, fazem companhia aos que estão sós, vestem os que estão nus, tratam os que estão doentes ou enfermos. As pessoas educadas, inclusive, visitam e ensinam os mal-educados a se libertarem da falta de educação, dando a elas o privilégio de conhecer e aprender o que Deus lhes ensina.

Gente educada, como Deus, é sempre bem resolvida – de cabeça e coração. Porque, primeiro elas são o que Deus diz que elas são, elas vão onde Deus as enviam. Elas fazem, assim como Jesus, tudo o que viu o Seu pai fazer.

São atitudes verdadeiras, bem definidas nos seus propósitos. Não sofrem alterações, não são acometidas de altos e baixos. Elas são, simples e sensivelmente, educadas e gentis. Elas apenas têm a convicção de que é bom ser bom.

Creio em um Deus que é pleno em Amor e Amizade. Por isso, Ele não gera confusão no meu ser. Ele aquieta o meu coração com a Sua paz. Creio em um Deus que vi, porque Ele vive em mim. Porque Ele é o mesmo todos os dias – Ele é bom, educado, gentil e não muda.

Portanto, quero te inspirar a prosseguir aprendendo ser educado e gentil como Deus é. Que você seja usado para que todos que estiverem com você possam aprender mais de Deus.

Ao servo do Senhor não convém brigar, mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade...” (2 Timóteo 2:24,25)