Com certeza você conhece um instrumento de medida de precisão. Esses aparelhos fazem parte da vida de todos nós. Quando falamos em instrumentos de precisão nos vem à mente, aparelhos complexos, somente utilizados por profissionais em seus locais de trabalho, sim, mas existem inúmeros outros casos tão comuns, que as vezes não nos damos conta de suas presenças.

Assim como no caso de uma balança. Tanto a balança que pesamos alimentos quando os compramos nos supermercados, ou quando nos pesamos na farmácia para conferirmos nosso peso corporal. Estes instrumentos precisam nos dar resultados com  a mínima margem de erro.

Por isso a grande importância destes aparelhos passarem por uma calibração rastreada, somente o laudo de conformidade com os padrões de medidas estabelecidos nos darão a garantia de resultados adequados.

Tais resultados precisam ter essa grande precisão, desde os aparelhos usados na área de saúde, como termômetros e aparelhos medidores de pressão arterial, cujos resultados influenciam diretamente em tomadas de decisão e em alguns casos, como também instrumentos que são utilizados em indústrias e podem comprometer o resultado final de toda uma operação gerando transtornos.

A calibração destes aparelhos deve ser frequente, garantindo sempre a eficiência destes instrumentos, porém esta calibração deve ser feita em laboratório credenciado pelo órgão regulamentador da categoria.

Conhecida como calibração rbc, ou seja, o procedimento é feito por empresa credenciada a Rede Brasileira de Calibração, o que dará a garantia de emitir um laudo de conformidade válido.

Há outros instrumentos muito conhecidos, um bom exemplo é o velocímetro de um carro, não é preciso dizer o quanto é importante o mesmo estar ajustado, imagine o quão perigoso é, se um velocímetro apresentar um resultado com uma grande margem de erro.

Taxímetro é outro exemplo bem conhecido, imagina este aparelho sem o devido ajuste, ou sem passar regularmente por calibração a fim de verificar sua precisão, com certeza alguém ficará em prejuízo.

Com tantos exemplos fica fácil ver que instrumentos de medidas de precisão fazem parte do nosso cotidiano, todos em algum momento nos deparamos com estes aparelhos e precisamos nos valer de seus resultados. Existem ainda inúmeros outros instrumentos, nem tão conhecidos, porém, a importância de seu ajuste estar de acordo com os padrões estabelecidos, é de extremo rigor. É preciso estar atento e exigir essa garantia de qualidade, sempre que nos depararmos com a necessidade de obtermos algum aparelho de medida de precisão.