VOCÊ ACREDITA REALMENTE EM DEUS ?

"Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem" (João 1:51)

Certa vez, ouvi uma Pastora dizer em um púlpito que nunca havia tido uma experiência pessoal com Deus e que admirava a pessoa que tinha um testemunho de uma experiência desafiadora com o Pai.

Confesso que fiquei surpresa com a revelação, por se tratar de uma Pastora, porque eu já experimentei muito desse tipo de experiência com Deus, no sentido de transpor grandes barreiras na minha vida, assim como ter presenciado curas maravilhosas quando no exercício da obra de Deus. Longe do meu coração está qualquer pretensão senão a de pregar o evangelho e dizer da existência e eficácia do poder divino.

I ? OS CONTRASTES DE DEUS

Talvez, Paulo tenha sido o ser humano que mais sintetizou acerca das formas de Deus agir. Ele nos fala que "Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para envergonhar os sábios e escolheu as fracas para envergonhar as fortes e Deus escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus"(I CO 1:27 a 29).

Assim como a história de Paulo, muitos de nós já passamos por altos e baixos na vida e movidos pela oração e fé, temos o privilégio de nos aproximar de Deus e desfrutarmos de uma comunhão com Ele, de forma que a certeza e a segurança que ELE nos dá na palavra, por meio do Espírito Santo, nos dispomos a pregar o evangelho, tendo absoluta certeza dos seus efeitos na vida do pecador.

A realidade vivida por alguns que freqüentam Igrejas, e até mesmo por alguns Pastores, nos revela que muitos falam das Escrituras Sagradas, mas pouquíssimos são aqueles que passaram por provas difíceis e continuaram de pé.

Os testemunhos de alguns pastores edificam a Igreja de Cristo Jesus e dão bom ânimo aqueles que enfrentaram ou estão diante de algo terrível, como doenças incuráveis, desemprego, endividamentos, traição no lar, perdas de entes queridos.

A cura ou libertação de sofrimentos exigem uma postura nossa diante de Deus, pois no mínimo, temos que ter uma eterna gratidão a Deus Pai e as pessoas que nos ajudaram a superar a fase de dor e angustias. Quando Jesus curou 10 leprosos, apenas um voltou para lhe agradecer.

Todos nós conhecemos as Escrituras e sabemos que o perdão é uma porta imensa que se abre na alma para libertá-la, trazê-la para junto de Deus, permitindo a ação divina na nossa vida. Faz-se necessário que nos livremos de mágoas, nos casos de traição, pois esse sentimento gera o ódio e esse enraíza, criando uma raiz de amargura.

Creio que uma pessoa tende a perder a fé quando seus objetivos se focam em vingança ou em curtição de dores ou feitos passados. Jesus, antes de perecer na cruz do calvário, fez uma oração perdoando toda aquela multidão que o acompanhava. Ele disse: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem".

Deus somente restaura a vida de quem lhe permite fazê-lo. O nosso querer (desejar), aliado ao poder de Deus, é igual à vitória. Isso se aplica a todas as áreas de nossa vida, uma vez que a nossa mente (novo convertido) está atrelada à mente de Cristo Jesus, pois Ele nos afirmou: "Tudo que pedires ao Pai em meu nome, recebereis". Logo, se eu peço ao Senhor amor e sabedoria e sou atendido é porque há uma identidade entre eu e o Criador.

O Pedir significa o desejo do nosso coração. Daí vale o discernimento espiritual porque não podemos pedir a morte de alguém nem a destruição de um ser humano, por mais que este nos tenha feito um mal, porque a justiça pertence a Deus (Salmos 94).

Há casais que ao se separarem incutem na mente dos filhos um ódio mortal pelo ex- cônjuge. Essa pessoa está alimentando uma raiz de amargura em sua alma e propaga o ódio e a revolta no coração de inocentes, uma vez que a criança guarda lembranças de sua infância e fases subseqüentes, até chegar à maturidade.

Portanto, há uma barreira imensurável entre uma pessoa rixosa e Deus, pois o Senhor é amor e num coração que há ódio, o amor não se instala, senão, depois de esvaziado. A limpeza da alma se dá pelo "perdão", pois Jesus ensinou isso aos apóstolos, ao recomendar que perdoassem aos ofensores não somente 7 vezes ao dia mas 490 vezes.

II ? RAIZ DE AMARGURA

A ciência já comprovou que o somatório de emoções negativas, a exemplo do ódio nutrido na mente (coração) do homem, leva-o a ser portador de um câncer e outras doenças cardiovasculares, a exemplo de derrames.

Ao longo dos anos tenho observado o definhamento do corpo (envelhecimento) de algumas pessoas que trazem na alma o rancor e o ódio por outras. Estas pessoas são amargas e demonstram ter perdido a sensibilidade de sentir amor por alguém. Geralmente, são grosseiras e suas palavras soam como espadas cortantes. E, vocês, já imaginaram qual o fim de uma pessoa nessas condições? Certamente, é o isolamento da família, das pessoas, pois qual o ser humano que deseja viver ao lado de outro cujo falar e agir são setas agudas ?

III- O CONVITE DE JESUS

Quando o Senhor revelou a João da importância de abrirmos a porta do nosso coração (mente) para que Ele entrasse em nossa casa para ceiar, ele falava de uma transformação de caráter, de uma vida nova, a qual Deus deseja dar a todo aquele a quem ele escolheu.

Observem que há pessoas dentro das Igrejas que ainda não compreenderam a máxima de Deus, que é mantermos um coração cheio de amor para que outro sentimento não ocupe espaço na nossa vida.

Logo, o aborrecimento que passamos hoje devera ser expulso antes do anoitecer, porque a regra ou determinação divina é esta. Se damos vazão ao ódio ou a injustiça estaremos do lado oposto ao divino e daí não teremos testemunhos, nem tão pouco intimidade com o nosso Pai.

IV- CONCLUSÃO

O banho para a alma ser limpa e liberta chama-se "perdão". Nutrir sentimentos de vingança e maledicências para com outra pessoa gera em nós impedimentos (afastamento de Deus) para que venhamos a desfrutar de bênçãos de cura, libertação, paz e prosperidade.

A pessoa que não tem gratidão por pequenos feitos de outros não poderá entender as grandes obras de Deus em sua vida. O mundo caminha a uma velocidade estupenda e o homem a cada dia se afasta mais do seu Criador, dando a si mesmo a gloria, o poder, e os feitos pelas vitórias alcançadas.

O quebrantamento de um ser humano diante de Deus chama-lhe à atenção porque as Escrituras nos dizem que o Pai perscruta os corações, logo, é impossível ao homem tentar enganar a Deus. "O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mal caminho e a boca perversa, eu os aborreço" (Pv. 8:13).

Também nos adverte o Pai nas Escrituras: "Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza. Por meu intermédio, reinam os reis, e os príncipes decretam justiça. Por meu intermédio, governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra. Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham" (Pv. 8:14-17).

Diante de tantas afirmações do poder de Deus, será que alguém ainda duvida de sua existência ? Procure ler as Escrituras e consulte os escritos do Novo Testamento acerca desse tempo que vivemos. Leia também o Profeta Daniel, que falava acerca do avanço da ciência, há 609 anos antes de Cristo.

Certamente, se buscares a Deus, de todo o teu coração, Ele se mostrará a você e se aceitares as profecias de Jesus, tendo-o como único Deus, alcançarás a redenção e a salvação de sua vida. Paz seja com todos !

Zenaide Alcantara de Sousa
Irmã em Cristo Jesus