Professor Me. Ciro José Toaldo

            Como sempre exposto em nossos artigos, vivemos em um mundo conturbado, repleto de incertezas, egoísmo, enganação, ódio, discórdia, ou seja, estamos sendo conduzidos para a libertinagem e não para a liberdade. Diante de tantas mazelas da existência, atrelado com ditames de governos corruptos, parece que a perturbação nos assola, tirando nossa paz.

Quanto sofrimento propagado entre o povo, onde muitos sequer têm a coragem de expressar o que sente em seu coração e em sua alma. Entre toda esta dimensão, não se pode perder a esperança. Para andar em um caminho seguro, de crescimento e, sobretudo no amor ao seu próximo, existe a grande luz no final do túnel que se chama a Palavra de Deus. Sim, Deus não desampara seus filhos é consolo que acalma sofredor, amparo ao perdido, alivio ao doente e sem esta luz que acode nada o homem pode!

 Queridos leitores, quem somos nós sem o Espirito que vem de Deus? Míseras e insignificantes criaturas. Para que você tenha um pouco de entendimento do que estou escrevendo, observe em sua Bíblica, a passagem de Gálatas 5,16-25, naquelas poucas e sábias palavras, você encontrará uma excelente reflexão de como se deve viver segundo o Espírito.

            Mesmo que nas andanças desta vida, encontremos os ‘descrentes’ ou até mesmo os que se intitulam ateus, fazendo questão de negar Deus, e consequentemente perdendo a oportunidade de viver segundo o Espírito; mas, precisamos ter a coragem de demonstrar nossa fé e seguir os ditames de uma vida guiada no Espírito de Deus!

            Quem busca viver e crescer, guiado pelo Espírito, viverá a essência do cristianismo que é a liberdade que leva ao crescimento e a prosperidade, não segundo as leis humanas, mas pela lei do amor, onde terá a oportunidade de se conhecer Deus em sua essência, desfrutando do verdadeiro e misericordioso dom divino que ajuda o ser humano levar sua vida; na verdade o apóstolo Paulo, assim como o próprio Jesus, sempre advertiu que pelo amor, especialmente ao próximo é que se faz a vontade de Deus e se vive segundo o Espírito!

            Nosso mundo distancia-se deste principio bíblico e na ânsia de poder e do saciar as benesses da carne, faz dominar os instintos egoístas que entra em conflito com o viver segundo o Espírito. E, esta leitura de Gálatas nos deixa claro que as obras de quem esquece o Espírito são: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, ódio, ciúme, ira, rivalidade, divisão, bebedeira, orgia e outras coisas semelhantes.

            Realmente o Apóstolo Paulo, impulsionado por este Espirito, escreve algo atualíssimo: quando nos esquecemos de Deus e da vida do Espirito, perdemos a oportunidade de ter uma existência digna, com amor, alegria, paz, paciência, bondade, fé, mansidão e domínio de si.  Paulo, com a inspiração divina nos apresenta uma fórmula de como viver bem ainda nesta vida.

            Quiçá, você, amigo leitor, tenha vontade de lançar-se nos braços de Deus e degustar sua infinita misericórdia, e tendo sabedoria trilhe nos caminhos da vida segundo o Espírito. Não é fácil, mas também não é impossível. Basta começar tendo fé!

Sucesso para todos!