VIVER É BOM, VIVENCIAR É MELHOR!
No dicionário está: VIVER – Existir, ter vida (vegetal ou animal); e VIVENCIAR – Experimentar a vida, aprender com ela. De fato, pessoas que apenas vivem não gozam das maravilhas experiências que a vida oferece.
Desde a infância a vivência é necessária, pois o simples fato de “existir” não leva ninguém a lugar nenhum. Nós, Seres Humanos, somos dotados de sentimentos que transformam nossas vidas em um mar de emoções e é isso que todos devem aproveitar ao máximo pelo simples fato que a vida é muito curta e muito bela para ser desperdiçada.
Num mesclado de aventuras, aprendizagens e práticas cria-se a tão falada “experiência de vida”.
Na vida, estamos em uma eterna escola, onde a cada dia, recebemos diplomas de uma ou outra coisinha que passamos. Todos nós devemos ser pós-graduados na disciplina “Amor” e a partir daí começarmos a nossa tese de doutorado na disciplina “felicidade”.
O fato de passar por experiências que marquem nossas vidas faz-me lembrar de uma frase dita por Theodore Roosevelt: “È muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se á derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, que vivem nessa penumbra cinzenta, que não conhecem vitória nem derrota.
È bom lembrar que uma experiência marcante se fará com a realização dos desejos de cada um, sejam grandes ou pequenos, mas também deve-se ter em mente que vivenciar e também errar. Um erro pode arruinar a vida de uma pessoa por um tempo, mas com certeza, daí por diante, terás cautela em não cometê-lo novamente.
E não se esqueça: Pense sempre na sua felicidade. Não importa o que os outros vão achar, e sim o que você vai aprender fazendo o que tem vontade.
A vivência parte daí, e voltando a lembrar em Roosevelt, “...mesmo expondo-se á derrota”, pois é com ela que se prepara para os incidentes que a vida oferece.
Nádia Januário
Bacharel Administração com Habilitação em Marketing
Especialista em gestão de pessoas