Busque a prosperidade!

Professor Me. Ciro José Toaldo

Em 1984, ao entrar pela primeira vez em uma sala de aula, exatamente a quarenta anos atrás, venho encontrando muita gente, em vários lugares que não se conectam com as coisas boas da vida, parece não conseguir se desligar das ondas da negatividade relacionadas aos seus problemas e, desta forma acabam sendo induzidos por essa grande tônica em seu viver.

Vou perguntar: qual leitor não tem dificuldade ou problemas em seu viver? Quem não passou por uma situação onde teve vontade de abandonar tudo? É impossível encontrar alguém sem ter infortúnio em sua caminhada existencial!

A grande questão é que nem sempre podemos ser uma criatura com a autoestima ligada nas alturas, ou seja, sempre entusiasmada é algo muito raro. Viver é passar por momentos de altos e baixos, tristeza e alegria, animação e desânimo essas são situações normais. Entretanto, quando não se consegue sair das ditas nuvens negativas, onde foca-se na ruindade, essa situação gera a maledicência que enfraquece as forças positivas da existência. Portanto, tenhamos cuidado com o excesso de amargura ou negatividade, pois esse é um comportamento de mente doentia e ‘perturbada’ que gasta energia na perspectiva do ‘nada vai dar certo’ e manda o comando ao cérebro de fracasso e derrota. Criaturas com essa característica, infelizmente por onde passam ou com quem conversam, lançam a energia negativa e contamina o ambiente, as pessoas e até mesmo os animais e plantas em sua volta. Tal contaminação torna-se grave e requer tratamento!

Buscar a prosperidade e a positividade requer preparo, concentração, disciplina, espiritualidade e, sobretudo a força de vontade em buscar melhorias. Obviamente que a determinação é fundamental uma vez que em meio a inúmeras circunstâncias, acabamos sendo impelidos ao individualismo que foca o ‘próprio mundo’, esse é outro procedimento que pode levar ao negativismo. Á vista disso, ter concentração e fé é essencial para averiguar o comportamento pessoal, refletindo e entendendo que o avanço ocorre no treino diário para ter melhorias e novo foco existencial!

A grande questão é que neste cenário o campo da espiritualidade, atrelado à fé que muito contribuiu na busca em colocar em prática teorias religiosa, mas devem levar as criaturas a viver com ‘liberdade’, exercendo seu próprio livre arbítrio que inspirará mudança para ser uma criatura evoluída, não por ação de outrem, pois importa o esforço pessoal e, caso não adentre nesta dimensão da positividade, desconfie e se liberte dessa teoria religiosa.

Algo que não deve ser esquecido é a necessidade de se ter uma fé sincera e sem interesse leva a criatura ao progresso, pois traz luz e discernimento das vidas anteriores pelas quais passamos; essa dimensão da certeza desta fé empolga e contagia outras criaturas e, será onde encontramos palavras e gestos persuasivos que falam à nossa alma.

Portanto, não pense que será dinheiro ou meros bens materiais que podem tornar o ser humano em ‘ser positivo’! Os fatores externos pouco podem afetar a conduta interior, antes de tudo em nosso íntimo estão os promotores da conduta, aliás, alguém ouviu falar que se compra caráter, ética, moralidade, honestidade, amor, lealdade e equilíbrio?

A busca da prosperidade e positividade para ser criatura proativa requer sair do comodismo. Quem sabe quando aprendermos a ser mais gratos pelo que temos, deixando de cobiçar o alheio e envolvendo-se na ajuda aos necessitados, o mundo venha ser positivo e sem tanto rancor!

Até o próximo, ótimo carnaval para todos!