IDENTIFICAÇÃO

Creche Jose Luiz Borges Garcia

Orientadora Responsável: Marlete Neves da Cruz

Autora:  Evanildes Santos da Cruz

Co- Autores: Deise Oda Vasconcelos de Sal

                      Nelcineia Miranda da Silva

                     Sueli de Jesus da Costa Salvatierra

Alunos atendidos:

Crianças do Jardim II A

 

Justificativa

 O presente projeto “Ser Cuiabano” surgiu em decorrência da nossa cidade de Cuiabá estar completando 296 anos, no dia 8 de abril de 2015. A equipe pedagógica, através de reuniões decidiu homenagea-la com o planejamento e simultaneamente a comunidade escolar, pois, possibilitará a mesma de se conhecer melhor. Ao longo dos tempos a cidade e o seu povo vem sofrendo fortes influencias culturais externas, por causa disso aflora a necessidade de conhecer e valorizar as nossas tradições. E através deste trabalho visamos reviver as memórias, para que as crianças possam conhecer melhor nossas tradições culturais e quais são as nossas raízes. E sabendo do seu papel como formador de cidadãos a creche possibilitará esse primeiro contato da criança com a educação formal, e também o convívio da mesma com a cultura, da qual fazemos parte e somos influenciadas por elas em nosso modo de pensar e de agir.

           As tradições culturais são essenciais para as crianças apropriarem do conhecimento cultural do seu povo, dessa maneira se inferirem como parte de um grupo e, integrar sua identidade ao núcleo de tal ambiente. È imprescindível que estimulem a ligação histórica por meio do contato com alguns ícones importantes da cidade de Cuiabá, para que a criança sinta orgulho de ser cuiabano conhecendo e valorizando suas raízes e ao mesmo tempo, começam a difundir esses conhecimentos através das vivencia diária. Deste modo elas apropriarão dessa cultura para a vida inteira e, incorporarão as outras culturas, mas, a essência permanecerá. Este trabalho tem por objetivo contribuir com a formação da criança, através das relações socioculturais, transmitido-as valores, costumes e hábitos que servirão de base para a construção da sua identidade, cidadania e poder saber mais sobre nossa cultura que vem sendo passada de geração em geração pelos nossos antepassados.

Toda cidade tem seus tipos,

 Cuiabá também os tem,

Uma cidade sem eles

Vive cheia de ninguém...

Cidade vive dos que vivem nela    

Já dizia o grande locutor

Sem eles qualquer cidade

Seria um jardim faltando flor.

Ver  quem é o autor deste verso

DESENVOLVIMENTO

O primeiro contato da criança com a cultura se dá pela família, e a creche precisa possibilitar o convívio da mesma com a cultura. Esses contatos são fundamentais para o desenvolvimento da criança, pois, influenciará no modo de pensar e do agir das mesmas. E os educadores da creche devem ter seu olhar e prática pedagógica, no sentido de garantir uma relação harmoniosa entre as crianças, e possibilitando-as a aceitação e valorização das suas raízes, da sua cultura e a do outro.

Estas atividades e ações serão realizadas no interior da unidade educativa para que possamos precisa alcançar os objetivos propostos. Como contribuir com a formação da criança, através das relações, sócio-cultural, valores, costumes e hábitos que servirão de base para a construção da sua formação pessoal, incentivando a ser critico, produtivo e construtores de sua história na sociedade da qual ele pertence.

Portanto, buscaremos aprimorar a oralidade e a expressão por meio de rodas de conversas, aumentando seu repertorio com novas palavras, promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças e educadores, incentivar o resgate de algumas brincadeiras tradicionais da nossa região, visitar monumentos históricos em nossa cidade.  Os conteúdos trabalhados serão :    Linguagem Oral e Escrita, Lógico Matemático, Ciências sócias e naturais, músicas e danças.

CONCLUSÃO

Durante todo o processo foram observados e avaliados o desempenho das crianças e o interesse das mesmas pelo tema abordado assim como as atividades propostas, visando melhorar a abordagem didática, metodológica e recursos didáticos utilizados pelas educadoras.

O trabalho realizado caracteriza-se um processo contínuo, através de observações e registros das professoras que documentaram as atividades, as interações e o desenvolvimento das crianças, das habilidades conquistadas interpretação, expressão, criticidade, comunicação, criatividade, autonomia, respeito, brincadeiras e seriedade com o que estava sendo apresentado e construído. Principalmente nas danças regionais, cirandas, contos, lendas e dos jogos e brincadeiras as crianças foram muito receptivas.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.– Brasília/MEC/1996.

CORDEIRO, Celso Alberto da Cunha Linguagens na Educação Infantil VI: Linguagem Corporal/ Celso Alberto da Cunha Cordeiro, Cláudia Maria Ribeiro, Fernando César de Carvalho Moraes, - - Cuiabá:EdUFMT,2008

FREIRE, João Batista. De Corpo e Alma: O Discurso da Motricidade: São Paulo Sum Mus. 1991.