VIVEMOS DISTANTE DA PAZ!

 

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Com este título, desejo levar o leitor para a reflexão: enquanto tivermos convivendo com a guerra, cada vez mais nos distanciaremos da paz! Se você imagina que após a Segunda Guerra, 1939-1945, o mundo teve paz, está enganado, pois as guerras foram numerosas: entre 1945 e 2005, segundo o Sistema Anglo, ocorreram mais de 250 guerras e conflitos em todo o mundo, com a morte de mais de 30 milhões de pessoas.

A partir de 2001 (século XXI), havia guerras em mais de 100 lugares no mundo. Estes conflitos se tornaram numerosos, em todos os continentes, sendo impossível os acompanhar pelos meios de informação. Lembro que no continente americano, devido ao processo de ocupação dos europeus, tivemos ‘guerras’, muitas vezes ‘veladas’ (não apareceram), mas, foi neste continente que ocorreu um gigantesco genocídio, tendo a morte de milhões de indígenas. Estes se tornaram minorias, passando a viver em reservas, por isso, os conflitos étnicos acabaram sendo eliminado, fato não ocorrido, por exemplo, entre as numerosas tribos e etnias do continente africano!

Em que pese à ampla proliferação de regimes políticos democráticos em nosso mundo, ainda persiste a violência com a invocação da guerra. Não imagine ser a região da Rússia e Ucrânia, a mais violenta do planeta. O mundo islâmico, formado pelo Oriente Médio e norte da África, é a região menos pacífica do mundo, com destaque à Síria (país menos pacífico do mundo), Afeganistão, Iraque, Sudão do Sul e Somália.

    John Keegan (1934-2012), um dos mais importantes historiadores sobre conflitos armados, afirma em sua obra ‘Uma história da guerra’ que, nos últimos 5500 anos, houve relativa paz entre os povos em apenas 292 anos. Segundo ele, a ‘história escrita no mundo é, em longa medida uma história de guerras, porque os Estados em que vivemos nasceram de conquistas, guerras civis ou lutas pela independência’.

Infelizmente as notícias vinculadas pela mídia estão longe de retratar a verdadeira extensão e o número de conflitos armados no mundo atual, já que não há espaço, interesse e/ou tempo suficiente para mostrar e comentar todos.

Mas, há muitas guerras no mundo neste exato momento, entretanto, por quais razões os meios de comunicação enfatizam apenas a Guerra entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza?  

Essa é uma guerra com implicações históricas e, há interesse no mundo ocidental, especialmente por Israel ser aliado dos Estados Unidos; além de que essa guerra se arrasta por mais de setenta anos, desde o surgimento de Israel em 1948.  

Enfim, cada dia que vamos aumentando a nossa distância da paz, pois vivemos em um mundo sedento de guerra, aonde a ganância, o interesse e, principalmente poder e o ‘arsenal bélico’ tornam-se atrativos determinantes. Contudo, tratando-se de guerra, não há vencedor. Como professor, estou cansado de ensinar sobre guerras, mostrando meras estatísticas com milhões de mortos. Finalizo com o historiador Eric Hobsbawm (1917-2012): ‘o século XX foi o mais assassino de que temos registro, seja pelas guerras ou fome’! Ao que tudo indica, o século XXI segue a mesma tônica, pois os governantes estão distantes da busca e consolidação da paz.

Pense nisto e até o próximo