Há um conceito importante na vida que parece que estamos perdendo: o conceito de viver nossas próprias vidas e deixar que as pessoas vivam a dela, fazendo escolhas e assumindo suas responsabilidades. Muitas das vezes, simplesmente por querermos o bem de quem amamos, acabamos querendo decidir o que as pessoas devem e como devem fazer.

Em muitos momentos estamos mais preocupados com a vida alheia do que com a nossa própria vida e por esse motivo deixamos de viver de forma plena, abrindo mão de aproveitar nossos próprios momentos de prazer.

Acabamos por perder o rumo de nossa própria caminhada quando buscamos impor nossas expectativas, nossos desejos e estabelecer decisões sobre a vida alheia e isso acaba gerando um sentimento de frustração, de preocupação, isso sem falar nos aborrecimentos decorrentes. Eu e você não temos o controle das decisões que são tomadas pelas pessoas que estão ao nosso redor. Se você não concorda com essa afirmação, você terá decepções constantes e será contínuo o sentimento de que todas as decisões tomadas por terceiros são erradas, simplesmente pelo fato de não estarem de acordo com sua vontade.

Não quero dizer que não devamos aconselhar a quem queremos bem ou ajuda-los, mas nossa vida pode ser muito menos estressante se deixarmos que cada um cuide da sua vida, de acordo com suas próprias escolhas, assumindo as responsabilidades de suas próprias atitudes.

Apoie, oriente e influencie, mas nunca assuma responsabilidades que não lhe competem.

O simples fato de você gostar de jiló não significa que todos devem comê-lo.

Seja feliz nessa terra!

Wilson Gonçalves