Vitoria

Tem gente que deixa a vitória escapar, por que não aprendeu, ainda, o que realmente ela significa em nossa vida ? acostumou-se a buscar a vitória de modo frouxo e despretensioso e sem ambição total ? sem foco e atenção concentrados. ? sem dar aquele último gás necessário ? aquele respirar profundo tão necessário para chegar a linha de chegada à frente, ou poder ver por realizado aquele sonho tão almejado ? ver concretizado aquele objetivo, que deu tanto panos pra manga para planejar, consumiu tantas noites de sono e por fim ? chegou a uma realidade sonhada.

Tem gente que prefere viver na obscuridade de uma caverna, sentindo arrepios a cada gota gelada que cai em seu corpo inerte. Pior, tem gente que explica ? argumenta, as vezes até cientificamente, e teima que tudo tem a ver com destino ? e não com preguiça ou indolência e falta de informação adequada. Tem gente que prefere se convencer que veio ao mundo, para começar a morrer no exato instante e a partir do momento em que seus pulmões se enchem de ar e dão o primeiro suspiro.

Tem gente que luta ? mas... sua luta é destituída de vida, de objetivo de consequência e de vitória. Lutam mais para mostrar seu rosto sofredor e suas dores. A se exibir no circo dos horrores como os eternos coitados que a vida açoitam, por que não aprenderam o caminho da vitória, da vida com a realização, o que afinal justifica o nosso viver.

A vitória tem cheiro, som, cor, sabor, que muitas vezes não puderam ser apreendidos o suficiente para que significassem um prazer a ser alcançado ? e que possam justificar o esforço titânico da busca da vitória e assim agreguem um significado maior aquele esforço a mais - àquele novo levantar a cada tombo.

Não se pode ? obviamente ? sentir e saber do prazer que nos reserva à vitória se dela não nos apoderarmos antecipadamente. Constitui um tiro no escuro, um ato de fé, uma crença a ser alcançada, que nasce numa outra realidade a ser buscada e vivida ? o mundo dos sonhos coloridos ? como se acredita em céu azul e em noite estrelada em dias de chuva e vento forte ? como se acredita num raiar do sol e dia ensolarado quando o frio gelado teima a nos castigar e se faz presente em noites de inverno, em noites escuras e sem lua.

Você tem de estar preparado ? não há vitória ? não existe acaso ? é preparar-se e pronto, só assim você estará apto a viver outra realidade ? ou as realidades sonhadas ? o preparar-se inclui ouvir os sons da vitória ? como se a sua volta uma orquestra permanentemente fizesse o acompanhamento do filme que estar a se desenrolar no palco da vida. Por vezes, em alguns atos ? você ouve as valsas de Johann Straus Jr. ? Danúbio Azul, Primavera, Contos dos Bosques de Viena.

Outras vezes você se vê envolvido pelo Bolero de Ravel. E haverá momentos únicos que você será tomado de musica envolvente e, nitidamente ouvirá "Love of My Life" cantada pelo "Queem", ou "My Way" cantada por Frank Sinatra.

As vezes você encontrará a paz de Deus e comungará com a musica em homenagem a mãe de Cristo ? numa Ave Maria de Gonout ? ou pode encontrar música de arrebatamento que o conduzirão a um estado de excitação e vontade de lutar intensamente se manifestará com forças desconhecidas, como se estivesse marchando ao som da musica "A ponte do rio Kway".

Placidamente você pode encontrar seu eixo ? seu norte ? ouvindo: Quando eu quero falar com Deus ? de Roberto Carlos ou, Se eu quiser falar com Deus de Gilberto Gil.

É assim que acontece na cabeça de quem tem um encontro marcado com a vitória ? sente cheiros de alecrim, canela e manjericão ? sente em todo entardecer um cheiro envolvente de flor de pau d´água a perfumar todo ambiente.

Seu olfato providência para que a vida seja marcada por aroma de café sendo "passado"; sopa de legumes com creme de cebola, muqueca de dourado ? temperada com bastante coentro cebola e pimentão, feitos com amor. Sente assim, meio sem quê nem p´ra quê ? cheiro de mulher saindo do banho fresquinha após um banho reparador cheirando de sabonete Phebo.

Sente, invariavelmente, a boca se encher de água ao se lembrar de um gosto de bombom de licor a inundar o seu ser. Vai a luta na esperança de que sua vida tenha o gosto de fruta de conde madura no pé. Viaja nos sonhos regados ao gosto de vinho verde bem gerado. Trabalha dobrado ? sem expectativas de ganhos extras imediatos, porque sabe que as grandes vitórias somente são possíveis ao longo dos grandes percursos e não é imediatista ? por isso na espera, se dá o prazer de sentir o gosto de muqueca de lagosta em beira de praia ensolarada, sempre degustada em boas companhias.

Tempera suas energias ? mesmo no trabalho com visões de sua caminhada rumo à vitória com o sabor dos beijos da bem amada ? por que tem gosto de doce de leite de ambrosia ? e sabor de mel de flor de laranjeira.

Quem busca à vitória ? está sempre à beira da praia sentindo a brisa marinha acariciando o seu rosto, como se fosse a mão da bem amada presente a cada instante. Sente que a cada momento da vida está sempre envolvido nos lençóis de linho branco ou de cetim que cobrem sua cama onde repousa o corpo do guerreiro audaz. Onde ocorre a reenergização de seus projetos.

No calor do dia a dia, sente fluir o seu sangue por veias e artérias ? bombeado pelo coração que pulsa forte ? marcando de modo ritmado a sua marcha rumo a vitória.

Quem busca a vitória tem os sentidos despertos para vida ? e tem a mente envolvida com sonhos ? com projetos e com objetivos concretos e, plenamente realizáveis, também, com certezas que somente se tornarão possíveis ? se as crenças forem alimentadas diariamente com informações comprovadas e trabalho sério e perseverante.

A vitória pode ser ouvida, pode ser cheirada, pode ser sentida ? antes mesmo de ser alcançada ? porque, se assim não for ? quando ela, finalmente, for alcançada ? nada disso terá qualquer sentido, simplesmente, por que não foi treinada espiritualmente, isto é, embora exista no mundo físico não existe no mundo espiritual, portanto ? não tem significado prático.

Finalmente, não pense que vitória, qualquer vitória consiste em saldos bancários elevados ou acumulação de patrimônio, aprenda antes de chegar a uma vitoria a diferenciar ? mitos de realidade, fatos de falácia. Vitória, tem muito mais a ver com liberdade de espirito e aquisição de consciência de uma vida plena de paz, harmonia e felicidade ? por que isso é vitória, possível a todo e qualquer ser humano.


Apolinario de Araujo Albuquerque Rio, 17 julho 2011.
[email protected]