1 - INTRODUÇÃO

"A mineração do ouro é parte integrante de toda a história do Brasil. A extração do minério hoje é feita segundo padrões internacionais de excelência técnica, com cuidados para preservar o meio ambiente e os trabalhadores envolvidos nas operações, lançando mão das melhores tecnologias existentes.

Antes de se transformar em barras, jóias ou adereços o ouro passa por um longo processo – e à frente deste processo, hoje no Brasil, está uma das maiores empresas do setor em todo o mundo, a AngloGold Ashanti.

Com sede internacional na África do Sul, a AngloGold Ashanti produz cerca de 10% da produção mundial do metal e emprega mais de 55 mil pessoas.

Com operações no Brasil há seis anos e a sede sul-americana localizada na cidade mineira de Nova Lima, a AngloGold Ashanti controla duas das principais minas produtoras do país – Cuiabá, em Minas Gerais, e a Serra Grande, em Goiás.

A Empresa emprega 3.032 funcionários no país, que é uma de suas principais frentes de trabalho em todo o mundo.

A América do Sul é a região mais rentável do grupo na atualidade, entre os quatro continentes onde atua. Nesta região, o faturamento do grupo é de U$ 244,2 milhões com um lucro líquido de U$ 42,3 milhões.

Além do Brasil, na América do Sul a AngloGold opera na Argentina, onde emprega 529 pessoas na Mina Cerro Vanguardia, na Patagônia. Nos dois países, a produção soma 17 toneladas de ouro anuais.

A AngloGold foi fundada em 1998 como o "braço de ouro" da Anglo American, uma gigante mundial em mineração de metais diverso. Hoje, em todo o mundo, a AngloGold Ashanti produz cerca de 7 milhões de onças de ouro/ ano.

Opera 19 minas em oito países (além do Brasil e Argentina, África do Sul, Mali, Namíbia, Gana, Tanzânia, Austrália e Estados Unidos) e atua ainda em projetos de pesquisa geológica no Canadá, Peru e Mongólia. Concretizou-se a fusão com a Ashanti Goldfields, outra das gigantes do mundo no setor.

A combinação dos ativos excepcionais da Ashanti e sua excelência operacional com a vivência da AngloGold em operações subterrâneas em grandes profundidades e a solidez financeira de seus negócios, colocam a nova empresa – a AngloGold Ashanti, como uma das maiores produtoras de ouro do mundo.

A AngloGold Ashanti adota as melhores tecnologias em mineração de ouro no mundo. Suas minas são mecanizadas e dotadas de todos os recursos necessários para assegurar a qualidade de vida de seus trabalhadores.

Através de auditorias externas, as minas da Empresa na América do Sul receberam certificados do sistema NOSA – que integra padrões de qualidade em saúde, segurança ocupacional e meio-ambiente. Além disso, os processos com o foco na preservação ambiental foram certificados pela ISO 14001, que regula as questões de meio ambiente. A base de sustentação deste projeto de padronização é um Programa de Gerenciamento de Riscos, através do qual a Empresa identifica os riscos da atividade para uma efetiva atuação na prevenção de acidentes de qualquer natureza. O resultado disso são os excelentes padrões de segurança alcançados - a Mineração Serra Grande, por exemplo, já foi premiada como a melhor empresa de mineração subterrânea do mundo. Na América do Sul, a AngloGold Ashanti é presidida pelo brasileiro Roberto Carvalho Silva.

Atualmente, ele ocupa também a presidência do Conselho de Cidadania Empresarial e Voluntários das Gerais da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Ele destaca a importância das pesquisas geológicas desenvolvidas pela Empresa como meio de se atingir o crescimento planejado e a longevidade da organização.

Nos próximos cinco anos, a AngloGold Ashanti deve investir U$ 100 milhões de dólares nessas pesquisas no Brasil, com o foco nas áreas vizinhas às operações atuais (brownfields) e também em áreas pioneiras (greenfields).

Além disso, a AngloGold Ashanti conduz os estudos de expansão da Mina Cuiabá, um investimento da ordem de U$ 140 milhões. Com este projeto, a capacidade da Mina Cuiabá deverá ser duplicada a partir de 2006, alcançando cerca de 360 mil onças de ouro - cerca de 11 toneladas - por ano. Focada na produção de ouro, a AngloGold Ashanti acredita, entretanto, que sua missão não termina quando as barras do metal são entregues nos portões da refinaria.

Neste sentido, diversas ações são empreendidas para atender a estratégia global de "conquistar o coração e a mente dos consumidores". No Brasil, por exemplo, a Empresa patrocina o AngloGold Designer Forum Brasil, que estimula a divulgação do talento brasileiro em design de jóias. A estratégia é semelhante à adotada na África do Sul, onde a Empresa realiza o concurso Riches of Africa, que já revelou diversos talentos no ramo do design de jóias.

A visita foi feita pelos alunos da Universidade Fumec, sob a supervisão da Professora da Matéria Processos Industriais, Doutora Eleonora àMina Esperança, localizada à 12 km de Belo horizonte ao sul de Nova Lima. O objetivo da visita foi conhecer o tratamento da Drenagem Ácida de Mina e avaliar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas. A oportunidade de visitar uma empresa deste porte proporciona ao aluno uma vivencia técnica e a possibilidade de aplicar os conhecimentos teóricos na sua totalidade."(site: www.anglogoldashanti.com.br/subwebs/GoldMarketDevelopment/DesignerForumBrasil/noticias/if_conteudo.asp?)

2 - DESENVOLVIMENTO

Os alunos foram recebidos pelos membros do departamento de meio ambiente Ireni e Ricardo Inicialmente foi ministrada duas palestras. Uma sobre a Drenagem ácida de mina e outra sobre reabilitação de taludes.

No que diz respeito à drenagem ácida de mina, existente na Mina Esperança, ela é monitorada constantemente através de tecnologias desenvolvidas pelo sistema passivo o qual não são adicionados produtos químicos ao efluente, fazendo com que todo o processo seja o mais natural possível. O complexo mina esperança já está desativado, mas a empresa ainda cuida dos efluentes gerados.

O sistema implantado baseia-se em um conjunto de células e consiste em três etapas:

- Precipitação natural: precipitação natural do hidróxido férrico – ph 3. Remoção do yellow boy

- Sedimentação do precipitado: sedimentação do hidróxido férrico. Ele deve ser removido antes da geração de alcalinidade microbiana. O ferro é retirado, caso contrário gruda na brita de calcário e tampona o filtro fazendo-o transbordar.A remoção acontece na primeira célula. As cortinas da célula aumentam a área da superfície onde o precipitado se agrega. Quatro células foram destinadas para variações sazonais da mina e às duas primeiras etapas de acidificação e sedimentação.

- Alcalinidade microbiana:o efluente atravessa leitos de brita calcítica aumentando o ph. Nas três próximas células, o ferro oxidado é reduzido. Geração de alcalinidade: adição de matéria orgânica – bagaço de cana e batatas. Nos tanques são cultivadas taboas e são fonte de matéria orgânica a longo prazo para o sedimento criado fornecendo uma barreira de oxigênio por sobre os sedimentos.

A água é devolvida ao meio ambiente nos padrões permitidos para o descarte.

Os processos químicos envolvidos no sistema são os seguintes:

ÄRespiração

{C106 H267 O110 N16 P1} + 14H+ + 107O2

ÄRedução do sulfeto

SO42 + 2CH2O + H+ = 2CO2+ HS - + 2H20

ÄDissolução CaCO3

CaCO3 + CO2 + H20 = Ca2+ + 2HCO3

ÄRedução de Nitrato

4NO3- + 5CH2O + 4H+ = 5CO2 + 2N2 + 7H2O

ÄRedução de Manganês

2MnO2 + CH2O + 4 H+ = CO2 + 2Mn 2+ + 3H2O

ÄRedução de Ferro

4Fe(OH)3+ + CH2O + 8 H+ = CO2+ 4Fe 2+ + 11 H20

No que diz respeito a recuperação de áreas degradadas, a empresa comporta-se da seguinte forma:

- REGULARIZAÇÃO JUNTO AOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS, COM LICENÇA;

- PREVININDO A FASE DE FECHAMENTO DA ÁREA;

- PROGRAMA DE REABILITAÇÃO DE ÁREAS PARALIZADAS;

- SUPERVISÃO, MANUTENÇÃO E VIGILÂNCIA DE ÁREAS PARALIZADAS;

- AÇÕES POR ESPECIALISTAS PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS.

O Exemplo citado pela palestrante foi a reabilitação da Mina de Cuiabá. Esta reabilitação pode foi feita em taludes, com bermas, drenagem local – evitando erosão e posteriormente recobrimento com material inerte ou recapsulamento. A seguir está elucidado como é planejado o processo de realização de desmates para a exploração das minas.

REALIZAÇÃO DE DESMATES: Resgate da Fauna : Reintrodução de espécies

Resgate Flora: Coleta de mudas: Coleta de sementes: Viveiros

A revegetação por esteira vegetal, é usada em minas paralisadas com a finalidade de criar opções para a reabilitação. As áreas descomissionadas são limpas e revegetadas.

A empresa realizou um processo de impermeabilização do solo na comunidade do galo, em Nova Lima, e um sistema de coleta de água de chuva com um filtro lento a fim de minimizar os impactos oriundos da disposição dos rejeitos da antiga fábrica de trióxido de arsênio localizada no local, passivo herdado com a compra do local.

Posteriormente foi feita uma visita a campo onde foi verificado o inicio do sistema de tratamento de efluentes e a boca da mina.

3 - CONCLUSÃO

Ter a oportunidade de fazer parte da rotina de uma das maiores empresas do setor em todo o mundo, nem que seja por algumas horas, é um grande privilegio.

A visita foi de grande valia no que diz respeito à explicação pelos palestrantes sobre a drenagem ácida e recuperação de áreas degradadas. Os conhecimentos sabiamente ministrados pela titular da cadeira Processos Industrias não ficam a desejar em nada, muito pelo contrário; comprova a dedicação e competência da mesma.

No que diz respeito ao conhecimento do processo envolvido no sistema de tratamento da drenagem ácida, ficou a desejar. Não foi visto o processo todo em si, deixando a visita pobre de informações visuais e de como o processo funciona na realidade. Talvez seja pelo número elevado de visitantes no local.

Cabe ressaltar que a visita foi válida em conhecimentos teóricos. As visitas de campo realizadas por todas as disciplinas proporcionam aos alunos uma vivencia técnica e a possibilidade de aplicar os conhecimentos teóricos na sua totalidade. Estas visitas são válidas sim, e de muita importância. Conhecer como funciona um processo industrial de uma determinada atividade , ilustra e faz com que o aluno não esqueça o assunto abordado. A memória visual em muitos casos ajuda a confirmar os conhecimentos adquiridos em sala.

Aprendizagem é um processo de mudanças desejáveis, no comportamento, resultante de experiências vividas programadas. As mudanças por aprendizagem são consideradas desejáveis porque devem nos tornar capazes de lidar em outros ambientes, com situações semelhantes às experimentadas durante o processo de ensino.

4 – REFERÊNCIAS

Relatório de Visita Técnica Fumec Biblioteca – Normatização Disponível em

< www.fea.fumec.br> Acesso em 28 de Outubro, 2008.

Ashanti, A. G. Sistema de tratamento de Efluentes – Folder. 2008

ENTREVISTA Roberto Carvalho Silva DISPONÍVEL EM: <http://www.joiabr.com.br/entrevistas/rcs.html>

AngloGoldAshanti DISPONÍVEL EM <http://www.anglogoldashanti.com.br/subwebs/GoldMarketDevelopment/DesignerForumBrasil/noticias/if_conteudo.asp?id=5&menu=1>