VISITA DE ACADÊMICO DE PSICOLOGIA NO CUIDADO AOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE SAÚDE CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL- ALCOOL E DROGAS (CAPS AD) NA CIDADE DE SOBRAL-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

ACADEMIC VISIT OF PSYCHOLOGY IN CARE FOR HEALTH CARE USERS PSYCHOSOCIAL ATTENTION CENTER- ALCOHOL AND DRUGS (CAPS AD) IN THE CITY OF SOBRAL-CE: A REPORT OF EXPERIENCE                                                         

                                                                                  

                                                                                            Luis Felipe Isaias de Aguiar

 

                                                       RESUMO

          Este artigo objetiva relatar a vivência de um estudante de psicologia em um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD). Esse serviço recebe pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e crack, ou outras drogas. Pode-se observar que os psicólogos são figuras essenciais no trabalho com esses sujeitos que utilizam o serviço, onde o objetivo principal dos atendimentos refere-se à redução de danos. Portando, esse serviço de saúde tem como finalidade de reinserir o paciente na sociedade como individuo ativo, tornando-o independente e participativo no meio em que vive.

Palavras-Chaves: Psicologia, Familia, Redução de danos

                                                            ABSTRACT

          This article aims to report the experience of a psychology student in a Psychosocial Care Center - Alcohol and Drugs (CAPS-AD). This service gets people with problems from abusive use of alcohol and crack, or other drugs. It can be observed that the psychologists are essential figures in the work with these subjects who use the service, where the main objective of the consultations refers to the reduction of damages. Porting, this health service aims to reinsert the patient in society as an active individual, making him independent and participatory in the environment in which he lives.

Keywords: Psychology, Family, Harm Reduction

 

 

      INTRODUÇÃO

O CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) surgiu durante o ano de 2002, até 2012 consistindo pólo próprio a qual recebeu o nome de Francisco Hélio Soares.

Todavia o CAPS- Geral e CAPS- AD foi inserido através de um processo de reforma psiquiatra na cidade de Sobral, decorrente do fechamento do hospital psiquiátrico Guararapes em Julho do ano 2000, logo após a morte do paciente Damião Ximenes Lopes por artifício de maus tratos, tendo esse caso uma grande repercussão no Brasil, dessa maneira o CAPS nasce da criação, em 2001, da Lei 10.216 que visa o modelo assistencial em saúde mental no Brasil e tem como finalidade garantir a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais. Decorrente da morte de Damião Ximenes, a Casa de Repouso Guararapes experimentou uma condenação onde passou por um descredenciamento por meio do Sistema Único de Saúde - SUS, surgindo assim a fundação Rede de Atenção Integral à Saúde Mental – RAISM na qual é composta pelo Centro de atenção Psicossocial CAPS Geral e CAPS AD, Unidade de Internação Psiquiátrica (em hospital Geral), Serviço Residencial Terapêutico, Atenção Básica, Clinica, na qual são utilizados métodos para promover a saúde da família .

No Brasil o modelo hospitalocêntrico surge das experiências européias do século XX, a qual os Hospitais eram administrados pelas Santas Casas de Misericórdia, esse modelo clássico da psiquiatria, visava limpar a cidade, de retirar e isolar o louco, dessa forma, o indivíduo acabava sendo institucionalizado e desumanizado. Contudo a psiquiatria seguia a prática de afastar o doente mental do convívio social, utilizando muitas vezes técnicas terapêuticas, que eram muito parecidas com tonturas, onde os pacientes passavam por banhos frios e em seguida ingeriam medicamentos. Dessa forma, os indivíduos não obtinham resultados positivos, pois não atingia os devidos problemas sociais e psíquicos, onde era introduzido a idéia de que o homem era divido em partes: corpo e mente individual e social.

O processo na reforma psiquiátrica, a qual gerou grandes repercussões praticamente em todo o mundo, foi à concepção Basagliana onde surgiu na Itália, a partir do ano de 1916 por meio das experiências de Franco Basaglia. Esse movimento veio em prol de uma mudança benéfica na maneira de se fazer assistência aos doentes mentais. Destarte a reforma psiquiátrica tende a modificar os devidos serviços prestados aos doentes mentais, retratando uma atenção mais humanizada ao individuo, onde os sujeitos eram vistos de maneira integral, e não separado o individuo em partes, demonstrando uma forma de inclusão social, apresentando possibilidades de uma humanização e vindo a acabar com os manicômios.

Propomo-nos neste artigo como objetivo fundamental, relatar e refletir a experiência de acolher e escutar pacientes usuários do serviço de saúde CAPS_AD e perceber a importância do trabalho de psicólogos no serviço e a contribuição da família nesse processo.A metodologia desse trabalho consiste em um relato de experiência através de uma visita nesse espaço que ocorreu por intermédio de uma disciplina do curso de Psicologia. Vale ressaltar que a vivência ocorreu no período vespertino, por meio de diário de campo e discussões acerca da temática em sala de aula. Portanto, a seguir será relatado como funciona esse serviço e os cuidados ofertados aos usuários

RESULTADOS E DISCUSSÕES

- ACOLHIMENTO /TRIAGEM

O CAPS – AD é um serviço que conta com uma equipe multidisciplinar composta por médico clinico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro e educador físico, utilizado para atender indivíduos que fazem o uso abusivo de drogas e álcool, o público que mais procura os serviços do CAPS -AD são adultos do sexo masculino, mas geralmente há atendimento para pessoas de todas as faixas etárias que apresentam sofrimento decorrente do uso abusivo de crack, álcool e outras drogas. No entanto alguns pacientes podem ser encaminhados a partir de outras unidades de saúde como o (Centro Pop). O CAPS-AD oferece um atendimento a população, realizado por um acompanhamento clínico, com objetivo de uma reinserção social do usuário e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Durante o acolhimento, freqüentemente o serviço costuma receber as famílias dos usuários, pacientes a qual abandonaram o tratamento, e indivíduos que chegam de forma espontânea, porém o horário para os atendimentos ocorrem no período de 8hrs ás 12hs e de 14hrs as17hrs.

Apesar disso, o serviço do CAPS – AD habitualmente recebe indivíduos que realmente querem está participando das atividades, esse tratamento é aberto e livre para as pessoas que queiram fazer o uso desse tratamento, não há nem um tipo de internação ou outros procedimentos que seja contra a vontade do paciente.

Na triagem o sujeito é devidamente consultado e avaliado para ser encaminhado a um tratamento especifico as suas necessidades atribuídas, de forma que seja algo dentro do padrão da sua realidade e escolha.

 

- ATENDIMENTO, ENCAMINHAMENTO E A RESOLUTIVIDADE NESTE LOCAL

Os pacientes que utilizam o serviço do CAPS-AD são pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e crack, ou outras drogas.

O atendimento ocorre de forma livre espontânea, podendo receber encaminhamentos de outras unidades de saúde.

O CAPS-AD também pode fazer encaminhamentos para outros dispositivos de saúdecaso seja necessário para o tratamento do paciente, como a (internação ). Em relação à medida de tempo de permanência do usuário no serviço é por um tempo indeterminado, porém para que haja resultados satisfatórios é necessário que os pacientes tenham compromisso, não faltando ao tratamento. Devido o CAPS-AD fazer parte de uma unidade de saúde, a Organização Mundial da Saúde - OMS classificao CAPS –AD como um bem –estarfísico , mental e social .

 

- O PAPEL DO PSICÓLOGO

A função do psicólogo no CAPS-AD é fazer uma construção, onde possibilite mudanças na qualificação de seus processos tanto pessoais como sociais. O papel do psicólogo dentro CAPS-AD é a principio fazer um estabelecimento de vinculo com o usuário, realizar serviços de psicoterapia, trabalhar com redução de danos, fazer uma escuta diferencial livre de qualquer julgamento, fazer um acolhimento não havendo preconceitos, fazer atendimento com a família, fazer atendimentos individuais, fazer visitas domiciliares.

Diante dessa problemática, várias teorias surgiram no intuito de esclarecer o papel da família no sofrimento psíquico. Estas teorias por um lado, conduziram à compreensão da dinâmica familiar e é um importante instrumento de trabalho para orientar uma melhor assistência prestada aos componentes desse núcleo social. Todavia, por outro lado, as mesmas teorias podem, pois, rotular as famílias como equilibradas e desequilibradas (MORENO, ALENCASTRE, 2006).

 

O trabalho do psicólogo com a família è de extrema importância. O psicólogo tem como objetivo focar nas relações individuais e sociais.

                    A equipe multidisciplinar consiste em uma equipe de profissionais a qual tem o propósito e objetivo de promover saúde, visando melhorias para os pacientes, fazendo matriciamento sobre os casos apresentados e realizadas intervenções da melhor forma. É importante que tenha nos serviços de saúde uma equipe multidisciplinar para desenvolver um trabalho em conjunto com o propósito de que os profissionais se envolvam e troquem os seus saberes uns com os outros. Porem ter uma equipe multidisciplinar não demonstra que esta equipe esteja atuando de maneira interdisciplinar, pois existem manifestações e lutas de poder, que podem ser construídas socialmente.

“Com as atuais diretrizes recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), diferentes profissionais são necessários para intervir nos processos de reabilitação das pessoas em sofrimento psíquico, para que cada vez menos se separe a saúde física da saúde mental.” (LANCETTI E AMARANTE, 2006).

      CONCLUSÃO

Durante a vivência pude perceber que o profissional de psicologia que trabalha no serviço CAPS-AD tende compreender o individuo, para tornar o individuo ativo dentro da sociedade, como na família, no trabalho, nas relações com a comunidade, não rotular o paciente como “dependente químico”, mas trazendo o paciente pra uma ressocialização. A escuta qualificada faz a diferença para o paciente, pois é onde eles sentem - se acolhidos, não havendo julgamentos, é por isso que o psicólogo antes tudo tem que construir um vinculo de relações com paciente.

            A importância da família é crucial para o tratamento do paciente. Os familiares têm que fazer o acompanhamento juntamente com os profissionais para obter bons resultados do tratamento, pois o laço familiar dar um suporte muito grande que é o afeto. Dessa forma pude perceber a grande maioria dos pacientes que estão fazendo o tratamento, são pessoas que estão passando por desavenças familiares, que não tem dialogo com família, no entanto quando a família esta acompanhando e participando do tratamento, os pacientes têm uma boa melhora.

 

 

 

 

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

PIRES, Fábio Becker. Projetos de Vida e recorrência de recaída na trajetória de pacientes dependentes de álcool. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. VASCONCELOS, Cipriano Mai

FOULCALT, Michael. História da Loucura. São Paulo: Perspectiva, 1991.

ARAUJO,M.G.,CATAIANO,A.G.(jul 2011) Ciência & Saúde Coletiva 16.7: 3051-3060.A Colaboração Interprofissional nas práxis do Psicólogo Social da Saúde 2005.

Chaves FL, Paiva RFL, Diniz AM, Sousa MLT, Castro MG, Freitas JD, et al. Experiência com grupos na Estratégia Saúde da Família: contribuições da psicologia. Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet]. 2009 [cited 2014 Aug 10];8(2):83-90. Available from: http://sanare.emnuvens. com.br/sanare/article/viewFile/22/18

Passos ,E.H & Sousa,T.P.Redução de danos e saúde publica : construções alternativas à politica global de guerra as drogas p.154-162

AMARANTE, Paulo. Psiquiatria Social e Reforma Psiquiátrica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994.