Visão turística da cidade de Nísia Floresta 

Ao andar por minha cidade Nísia Floresta tenho refletido muito sobre esse tema, tema esse que é de fundamental importância levando em consideração a localização geográfica dessa bela cidade; mais afinal, Nísia Floresta é ou não uma cidade turística?

            Nísia Floresta é uma cidade que tem mais de 20 lagoas, vários rios, lagoa de água salgada a qual tem importante ligação com o mar, várias praias estando elas entre as mais belas de todo litoral Potiguar, Igreja histórica, imponente árvore de rara beleza, filha ilustre chamada “Nísia Floresta” (Dionísia Pinto), reconhecida mundialmente por defender os direitos da mulher, é considerada uma das maiores cidades em extensão territorial do Estado com muita terra produtiva, uma ferrovia com uma bela estação ferroviária transformada em restaurante, a qual não vejo possibilidade alguma de voltar a funcionar por falta de interesse político e social. Tudo isso me leva a crer que temos um conjunto perfeito para uma cidade viver do ramo turístico.

            Após citar as principais características de Nísia Floresta posso afirmar que não tenho condição alguma de dar-lhe o título de cidade turística porque apesar de tanta beleza não existe um projeto ambicioso para transformar tanta beleza em desenvolvimento, o que temos em Nísia Floresta não chega a ser um potencial turístico, pois para ser potência turística teríamos que ter uma cidade bem preparada, projeto turístico em desenvolvimento, pessoas conhecedoras de sua cultura a ponto de difundi-la a qualquer momento, pessoas conscientes da bela cidade que tem em mãos. O que podemos perceber é que a especulação imobiliária em nossa cidade trata de apagar as belezas naturais, construindo prédios em plena área de falésias, beira mar, destruindo um ambiente que pode ser explorado de outras formas mais rentáveis para nosso município.

            Para Nísia Floresta ser chamada de cidade turística ou potencialmente turística terá que ser feita uma política pública voltada para esse fim, terá que firmar parcerias com importantes organizações governamentais para capacitação de pessoal, parceria com instituições do ramo turístico, comunicação, hoteleiro, cidades vizinhas dentre outros que possam ajudar a preparar a cidade para se tornar um grande destino turístico internacional. Tal projeto não seria fácil de elaborar, pois quem vive do turismo entende bem o que falo, é um ramo competitivo que exige um investimento inicial muito alto, onde não se pode errar em parte alguma da execução do projeto, onde todos os envolvidos, ou seja, toda cidade deve está empenhada e querer muito que o projeto aconteça, onde não há espaço para se falar o Eu e sempre ser falado o NÓS.

            Todo brasileiro sabe muito bem o que aconteceu com o Plano Real, o qual foi pensado no governo Collor e começou a ser executado no governo Itamar Franco, onde a esquerda, no caso o PT, ao assumir a Presidência da República deu continuidade à execução do projeto; sabendo disso, afirmo que da mesma forma deve acontecer com Nísia Floresta, onde após ser tomada iniciativa de elaborar e executar esse projeto deverá ser dada continuidade por qualquer partido que assuma a prefeitura, visando o crescimento sustentável de nossa cidade, desafogando a prefeitura que hoje é a principal fonte de renda da população da cidade.

            Não tive acesso ao projeto elaborado para atender as necessidades de uma cidade que conhecei recentemente, cidade localizada no RN, contudo, ao fazer uma visita àquela cidade pude constatar alguns erros que são típicos de um projeto executado pela metade, o que não pode acontecer essa cidade ser uma vila de pescadores, facilitando a execução de um projeto como esse. Ao estudar essa cidade, percebi que houve um forte investimento em propaganda, uma vez que uma emissora de televisão destinou um programa inteiro para falar das belezas naturais daquele lugar, houve um apontamento das vantagens como falta de violência, bons hotéis na região, belezas naturais preservadas pelo homem, povo receptivo, dentre outros. Apesar de toda vantagem apontada posso apontar também que os preços de hospedagem e restaurantes não são convidativos, o que acaba afastando o turista local, a qualidade da culinária está em desacordo com o preço sugerido em vários restaurantes, a população não foi preparada para explorar o comércio local de artesanato, pesca, folclore, dentre outros ramos e atrações que podem servir para incentivar o turista a gastar cada vez mais, deixando divisas consideráveis na cidade.

            Após fazer esse levantamento para servir como base às pessoas que tiverem acesso a esse artigo, sou capaz de refazer a mesma pergunta para que você possa formular sua opinião sobre esse assunto. Nísia Floresta é uma cidade turística?