VIRADA

 

    Em meio à noite melancólica, Marina andejava pelas alamedas de São Paulo. Era uma moça singela, na faixa dos 23 anos, residia nas alamedas e vielas da grande cidade com sua mãe, seu pai e seu irmãozinho de oito anos.

   Todas as noites a jovem saia sem rumo pelo centro da cidade a fim de encontrar alimento. Cada comercio que via, cada mansão que olhava fazia à jovem pensar como o mundo é tão desigual, uns tem muito e outros moram em becos e se alimentam através de doações de pessoas.         

    Diante da dura realidade a jovem tinha o sonho de estudar e um dia ser política, ideia essa instigada pela aspiração de transformar a vida daqueles que sofrem de baixo de chuva e sol sem moradia. O tempo foi passando e o desejo aumentando cada vez mais.

   Certo dia Marina estava Caminhando quando se deparou com um anuncio que dizia: 

    - Temos vagas para pessoas com disposta enfrentar desafios.

     A moça rapidamente pegou o endereço e foi falar com o proprietário. Ao chegar ao local deparou-se com muitas outras jovens em busca dessa mesma oportunidade, todas bem vestida, com cursos e mais curso de qualificação. Coitada de mim pensou Marina pensou :

   Não tenho chance nenhuma, as outras candidatas estão bem vestidas e devem possuir qualificação e eu uma simples moradora de rua. Em quanto a jovem pensava, chegou um senhor com o semblante muito sério, era o dono de uma grande empresa. Todas as candidatas se adentraram a sala para a tal entrevista. 
A empresa estava em busca de um perfil diferenciado de funcionário, algo que Marina e as outras candidatas já mais imaginariam. 

   Ao adentrarem a sala para a entrevista, todas as jovens estavam um tanto confiantes. O homem sério entregou um questionário e pediu para que todas respondessem com sinceridade cada pergunta. 
O empresário fez apenas três perguntas:

- Como você se descreveria? Qual o seu objetivo? Se você pudesse mudar o mundo o que você faria? 

    Ao ler a resposta das candidatas, o empresário notou respostas um tanto automáticas como: 


   -  Sou uma pessoa inteligente, possuo vários cursos de qualificação, quero crescer na empresa, ganhar bem e se eu pudesse mudar o lado financeiro das pessoas. 
O senhor parou um pouco e pensou sobre o que realmente buscava e concluiu que nenhuma das candidatas possuía o perfil que ele buscava. 
     Observou que no fundo da sala havia uma jovem um tanto humilde, era Marina, ela não havia entregado seu questionário para análise. Dirigiu-se o empresário até e ela e perguntou: 
    - Minha jovem por que não entregou seu questionário respondido junta com as outras candidatas? 
Marina abaixou os olhos e momentos depois respondeu: 

    - Meu senhor me desculpe, mas acho que não se encaixo no perfil que sua empresa está procurando. 
O empresário não respondeu nada a jovem, em meio ao silencio Marina levantou-se e foi embora, esquecendo em cima da mesa o questionário respondido. 
     Ao ver a folha o empresário começou a ler imediatamente as respostas que dizia: 
    - Meu nome é Marina, tenho 23 anos, moro nos becos da cidade de São Paulo com minha mãe, pai e um irmão. Tenho como objetivo trabalhar, estudar, crescer dentro de uma empresa, mas meu grande desejo é poder um dia mudar a vida daqueles que moram nas ruas dando a eles uma vida digna com moradia,emprego,saúde e educação. 

      O senhor silenciou-se por um momento, de repente um filme de sua vida voltou em sua mente. Aquele homem rico já havia passado por muitas dificuldades até que um dia alguém também lhe ajudou. 
    Percebeu então que não existia pessoa melhor para aquela vaga a não ser aquela pacata moça. Surgiu então um grande problema, como ele a encontraria se a mesma morava nos becos da grande cidade? 

    O tempo se passou e certo dia aquele bom homem avistou Marina sentada em um banco em frente a uma grande Universidade. 
  Com o olhar triste, meio suja a jovem olhava com muito entusiasmo para a instituição. Pensava ela: 
-Será que algum dia vou estudar? Sair dos becos? Mudar a vida de quem mora nas ruas? 

     Quando menos esperava senta-se ao seu lado um senhor de cara muito seria. 
    Muito bem minha jovem, dias atrás eu procurava uma funcionária para minha empresa, a sala estava cheia de candidatas. Ao fazer a seleção conclui que nenhuma resposta dada pelas candidatas no questionário correspondia ao perfil de profissional que eu necessitava. 
    Pois bem Marina, você deve estar achando estranho eu ter parado aqui e te falar tudo isso. Não sei se você se lembra de mim, mas sou a pessoa na qual você desistiu da vaga por acreditar que não tinha capacidade para trabalhar em minha empresa.

   Cara jovem, logo quando você deixou a sala, percebeu que em cima da mesa havia ficado o questionário da entrevista. Com curiosidade decidi ler. A pergunta chave que me chamou atenção dizia: 
- Se você pudesse mudar o mundo o que você faria? 
    Ao ver sua resposta, recordei de quantas dificuldades passei quando eu era jovem e pobre. 
O que muitos não sabe é que tenho uma história de vida muito sofrida e que um dia assim como você alguém me desafiou a enfrentar desafios. 
- O que isso quer dizer senhor? 
Bom está vendo aquela universidade? A partir de hoje você passará a estudar ali e a partir de hoje passará a trabalhar comigo. 

    Querida está faltando algo que eu não falei, nunca mencionei que tipo de empresa era a minha, pois bem, sou dono da maior parte dessa cidade, a pessoa que eu estava contratando era para fazer um levantamento de quantos moradores de rua existem aqui na cidade, quero através desses dados construir casas apreço acessível a cada um, além de construir creches e escola para seus filhos. 
Marina pensou: esse senhor é muito bom ou está tirando sarro da minha cara. 

    Antes que ela dissesse alguma coisa, o patrão retomou a história de seu passado e disse que seus projetos eram verdadeiros, pois no passado ele também sofreu nas ruas, perdeu família e com apenas a ajuda de uma pessoa conquistou tudo que tinha e que agora era o momento de agradecer o bem fazendo o bem.

    A jovem com lágrimas nos olhos agradeceu o senhor, a partir daquele momento sua vida mudou, a cada novo desafio Marina lutava com mais garra. 
   A jovem venceu a todos os obstáculos, tornou-se uma pessoa conhecida por sua carisma,garra,honestidade e bom coração .