VINGANÇA X PERDÃO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

A cada dia se aprende com erro e acerto, entretanto, quando se mergulha com coragem para compreender a espiritualidade, temos outra dimensão dos acontecimentos de nosso entorno. Muitas vezes esquecemos a importância bíblica em ser ‘bom samaritano’, assim, perdemos oportunidades em elevar o nosso Espírito. A autenticidade espiritual impulsiona e dinamiza o ser humano a viver feliz e evoluir.

Neste contexto, na semana passada, participei de uma palestra, onde fui levado a refletir a respeito de um infortúnio humano: a vingança. Este sentimento e sua prática demonstra o estado de atraso de homens que a ela se entregam e dos Espíritos que podem inspirá-la.  Quando o coração humano envolve-se no egoísmo e não busca perdoar, esquece-se da prescrição de Jesus Cristo e sua essência: “Amai mesmo vossos inimigos”, ou seja, perdoar-lhes e restitui com o bem quando alguém nos faz mal, assim, por este meio nos tornamos superiores a eles; pela vingança, colocamo-nos abaixo deles. Portanto, recusar-se a perdoar e ter o perverso desejo da vingança é ter a prerrogativa de ser chamado de anticristão.

O grande apóstolo Paulo de Tarso, quando escreveu para a comunidade cristã de Roma, enalteceu como deveria ser a vida dos cristãos: ‘Não paguem a ninguém o mal com o mal; a preocupação de vocês seja fazer o bem a todos os homens. (...) Vivam em paz com todos. (...) Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem’. (Rm 12, 17-18.21)

Na atualidade intitular-se cristão é algo simples, mas, quando analisamos os primórdios do cristianismo, como a Comunidade dos Romanos para a qual Paulo escreveu, possivelmente nos anos 50 d.C., percebemos o quanto era difícil seguir aquela doutrina. Entretanto, em pleno século XXI foi banalizada a titulação de “seguidor de Jesus Cristo”, pois, ainda, ‘cristãos’ continuam dando espaço para a vingança. 

Como seres imperfeitos, pois somos humanos, precisamos estar focados na evolução espiritual, desvencilhando-se de costumes selvagens, como da vingança. Urge que pratiquemos a caridade, pois fora dela não há salvação, e principalmente ceder o impulso da vingança, perdoando sempre, como o maior Ser de luz deste mundo nos mostrou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Não te digo que até sete vezes, mas setenta vezes sete’. (Mt 18,21-22).   

Eis o desafio em ser cristão: saber perdoar sempre, deixando de lado a vingança! É difícil perdoar quem apenas deseja o nosso mal! Faça sua intercessão aos seus mentores espirituais, solicite ajuda para ter a coragem de perdoar! Quando nos entregamos ao verdadeiro amor a Deus, as luzes da espiritualidade passam a conduzir nossa vida e passamos a ter nosso fardo mais leve!

Não importa sua denominação religiosa, em termo espiritual quem tem Jesus como seu Mestre e Guia estará propenso a perdoar e enterrar definitivamente a vingança. Obviamente não é tarefa fácil, mas, no desejo e busca da constante evolução, leva a se compreender o quanto é preciso se desprender desta erva daninha chamada de vingança!  

Pense nisto! Até o próximo!