Após seus completar seus 32 anos de existência, a escola de Ensino Fundamental EZILDA ARAGÃO BRASIL, pode receber mais 4 salas de aulas de alvenaria, que será destinada ao atendimento dos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Localizada na Vila de Santa Maria do Uruará, esta escola, já passou por várias gestões nestes 32 anos de existência e serviços à comunidade educacional, não só da vila em sim, mas de toa a Região do Uruará, no município de Prainha – Pará.

A proposta de construção de mais 4 salas de aulas neste ambiente/espaço, partiu das discussões entre os funcionários da referida escola e a AMOSAMUR – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE SANTA MARIA DO URUARÁ E REGIÃO, assim como da análise pelos comunitários junto a esta entidade representativa. Desta forma, fora feita uma parceria entre a escola, a associação e o gestão municipal da época. Tendo em vista que a escola já possuía alguns valores em caixa, as quais seriam direcionados à construção de uma “quadra esportiva” dentro do espaço do educandário.

No entanto, percebeu-se que, a construção de mais 3 salas de aulas, seriam mais necessárias do que a quadra esportiva; o que levou a AMOSAMUR e a gestão escolar a expressar uma solicitação à Gestão Municipal do Município de Prainha; quando foram no final do ano de 2014, apresentados os seguintes objetivos quanto à construção de pavilhão: não mais com três salas de aulas, porém agora com 4.

1 – Geral – aumentar o espaço escolar no que diz respeito à infraestrutura espacial;

2 – Específicos – Atender os alunos da Educação Infantil que habitavam às proximidades da escola.

3 – Extinguir o turno intermediário na escola (visto o prejuízo causado ao trabalho educacional no processo ensino-aprendizagem).

Assim, no ano de 2016, pode-se iniciar o uso do espaço, com turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; no entanto, ainda faltando concluir alguns detalhes, como: lajotamento das salas; término e cobertura da passarela/corredor; pintura das salas.

Na primeira etapa o pavilhão foi avaliado em 95 mil reais, entre os valores divididos entre: material (madeira, cimento, ferragem, tijolos. telhas), mão-de-obra (pedreiros, carpinteiros), equipamentos (portas, lâmpadas, ventiladores e outros); divididos em: doações, gestão municipal, eventos da escola, recursos do FNDE, colaborações de entidades.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

Pavilhão escolar constituído de 4 salas de aula na porção do 1º quadrante em direção Sul, com 24 metros de comprimentos, tendo cada sala de aula, 6 metros de comprimento por 8 metros de largura, perfazendo uma área de 192 m2, com o corredor, este com 2 metros de largura e 24 de comprimento, perfazendo uma área total com as salas de aula de 240 m2; assim as salas de aula coberta com telhas de barro (estilho) colonial; madeirame (caibramento e outros) advindo da parceria entre a AMOSAMUR  e a SEMA – MUNICIPAL.

FUNCIONALIDADE EDUCACIONAL:

As salas foram construídas com o objetivo de atender a capacidade de 300 alunos (mínimo), com 25 alunos em cada sala de aula e nos três turnos (manhã, tarde e noite) e 360 alunos na lotação máxima (30 alunos por sala de aula) nos três turnos.

Sendo que cada uma sala, de antemão, foi equipada com um quadro branco, uma mesa e cadeira de professor; 25 conjuntos de mesa-cadeira escolar (em cada sala), 2 ventiladores e de duas a três lâmpadas em cada sala de aula.

A proposta dada à nomeação do Pavilhão Escolar de Nº 02 da Escola Ezilda Aragão Brasil, seria em homenagem à professora MARIA DE LOURDES DA SILVA PINTO, que foi uma dedicada professora em Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental e também no processo de ensino-aprendizagem aos alunos dos anos iniciais do EF. A qual também exerceu a função na escola de coordenadora escolar, assim como, até a sua aposentadoria de Diretora do Educandário.

SITUAÇÃO ATUAL:

Os reparos na escola no ano de 2017 trouxe avanços significativos na parte estrutural, pois deu ênfase a pintura e também a finalização do corredor. Porém, implicou um retrocesso significativo na parte pedagógica; tendo em vista que retornaram com o turno intermediário na escola, já que o mesmo tinha se extinguido em 2016. Assim como se descaracterizou a cobertura do Pavilhão Nº 02, onde a do corredor passou a ser de telha BRASILITH, em vez de seguir a padronização, anteriormente estabelecida.

É notório destacar que, além do retorno do turno intermediário na escola, houve também, neste ano de 2017, o retorno para a escola dos discentes do Ensino Médio, quando após década e funcionando em ambientes “extras-escolares” ou em outro educandário (Joaquim Pereira Mendes).

Ou seja, com a inclusão do Ensino Médio na escola, a mesma passou a funcionar com a Educação Infantil, Ensino Fundamental Menor e Maior e o próprio médio, divididos em 4 turnos (manhã, intermediário, tarde e noturno); além da Educação de Jovens e Adultos, que funciona apenas no turno noturno; caracterizando uma clientela bastante heterogênea.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Durante estes 33 anos de existência como escola do Estado, mas municipalizada no ano de 2002, a ESCOLA EZILDA ARAGÃO BRASIL, pela passagens de seus vários coordenadores e diretores, sempre foi um educandário comprometido com a educação dos munícipes da Vila de Santa Maria do Uruará, da Região do Uruará, da Margem Direita e do próprio município, no que concerne a outras regiões; quando através do Conselho Escolar, e no recebimento de valores do FNDE, sempre se organizou em função dos discentes e dos agentes trabalhadores em educação, melhorando o ambiente dentro de suas possibilidades. Quando fora ao longo do tempo recebendo melhoria, como: reformas, ampliações, serviços de pintura, e outros que de uma forma ou de outra, dar condições de se exercer um trabalho próximo daquilo que o cidadão espera: que é dar CONFORTABILIDADES AOS AGENTES EDUCACIONAIS que oram laboram.

Santa Maria do Uruará, Prainha Pará em 27 de novembro de 2016.