Vida Financeira X Vida com Qualidade

Vamos falar de finanças, mas é bom também falar de qualidade de vida, se bem que uma está ligada a outra, o objetivo desse texto é o de retratar histórias de conquistas financeiras é mostrar que pessoas comuns fizeram escolhas inteligentes que transformaram suas vidas. A estabilidade e a maior credibilidade de nossa economia permitiram que médicos, engenheiros e dentistas, entre outros, entrassem para o já não tão seleto grupo de pessoas com mais de 1 milhão em investimentos. Grupo que, no Brasil, está por volta de 500.000 pessoas e nos Estados Unidos reúne mais de 3,5 milhões de felizardos.

Essa realidade mudará bastante, pois o brasileiro só começou a descobrir o processo de enriquecimento no final dos anos 90 com o boom da previdência privada. E recentemente com o boom da bolsa de valores. Não importa se você optou pela longa e segura rodovia da previdência ou pela trilha repleta de atalhos e bifurcações da renda variável Se você segue um plano de longo prazo, são grandes as chances de receber o delicioso rótulo de milionário.

È perfeitamente possível que um profissional seguro de sua carreira e com uma renda satisfatória consiga formar seu primeiro milhão em pouco tempo. Porém, se sua meta for de juntar seu primeiro milhão em dez anos á custa de muito sacrifício e consumo mínimo, você corre o risco de se tornar mesquinho e de se esquecer de aproveitar a vida. A riqueza vem do equilíbrio, e não dos exageros. De nada adianta uma gorda conta bancária se você não usar sua criatividade e sua renda para viver com qualidade, pois qualidade de vida também custa. Por isso, quando encontro um jovem entusiasmado com seu projeto de se tornar milionário em dez anos, tento convencê-lo a estender esse prazo para 15 ou 20 anos. E investir em qualidade de vida, roupas, carros, casa e viagem, além de bons cursos de especialização. É tudo uma questão de bom senso, pois riqueza não se traduz pelo que você tem, mas, sim, pelo que você é.   

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em Gestão de pessoas