VIDA, FAMÍLIA, TRABALHO E DINHEIRO!

 

Prof. Me. Ciro José Toaldo

 

            “Debaixo do céu há momento para tudo e tempo certo para cada coisa”. Essa é uma frase do livro do Eclesiastes (cap.1,1). E, também no mesmo capítulo, versículo doze: “... não existe para o homem nada melhor do que se alegrar e agir bem durante a vida”. Estimados leitores, depois de alguns dias sem escrever, com alegria voltamos a nos comunicar. Estamos na reta final de mais um ano e, devemos começar a fazer nosso balanço existencial, mas, poucos se importam com a questão do tempo na vida e em agir corretamente nos anos que Deus  permite que vivamos. A passagem bíblica do Eclesiastes demonstra que só é feliz quem sabe viver e desfrutar do presente que Deus nos deu: a vida. É preciso  viver com dignidade, tendo sabedoria para perceber que não estamos no mundo por acaso.

            Infelizmente, ainda existem pessoas medíocres e hipócritas, não conseguem entender que precisam desenvolver sua missão, elas vivem para ‘infernizar’ a vida de quem procura fazer algo de bom. A maior parte das pessoas tem consciência e estão preocupadas com seu trabalho e suas atividades diárias, entretanto, existem as que como as novelas mostram, fazem tudo para derrubar quem tenta ter consciência e faz alguma coisa nessa terra.

            Temos momento para tudo nessa vida e devemos nos alegrar e agir, pois passamos maior parte da existência, em dois locais: o primeiro é junto da família. Quem tem uma família para escutá-lo, principalmente nos momentos de dificuldades, encontrando apoio terá condições de enfrentar os problemas e não precisa da bebida alcoólica ou de qualquer outro tipo de droga para ‘afogar seus problemas’.

A segunda diz respeito ao trabalho, pois junto dele passamos oito horas/dias, ou até mais. Terrível teve ser enfrentar o local do trabalho como um peso, tendo que contar os minutos para que logo termine aquela ‘fadiga sem fim’. Assim, como nos acena o livro bíblico é no trabalho que também precisamos nos alegrar, agir e desempenhar bem o tempo da vida.

            Obviamente que a conseqüência de nosso trabalho será a nossa remuneração, o dinheiro que recebemos dele. Infelizmente, muitos trabalham única e exclusivamente pelo dinheiro, mas quem age dessa forma, logo recebe sua recompensa: quem deseja trabalhar perto de alguém que não tem perspectiva de vida? Que não sonha? Que não deseja fazer algo para que esse mundo melhore? Que além de só viver reclamando, tudo faz única e exclusivamente por dinheiro?

Assim, caros leitores - na vida, na família e no trabalho não podemos colocar em primeiro lugar o dinheiro. Aliás, é muito fácil ter ‘amigos’ enquanto se tem dinheiro, carro e as ‘coisas boas da vida’. Entretanto, terminado o dinheiro, também terminam determinadas amizades, mas o que permanece nessa vida são as construções feitas na ‘rocha’ como a família que constituímos e a verdadeira profissão que desempenhamos. Com a graça de Deus e ajuda de nossa família (esposa (o), filhos (as)) poderemos, como nos diz o Eclesiastes, nos alegrar e agir bem durante toda a vida.