VíCiOs: uma chaga na vida de tantas pessoas!

Joacir Soares d`Abadia

 

Saber dominar os impulsos é o que está faltando hodierno nesta sociedade em que os valores vão se esvaindo sob idéias remotas, e, o que prevalece é o resquício que os vícios deixam nas pessoas. A sociedade, ou esta mossa de faminto por sexo, dinheiro, droga e coisa fortuita, está cada dia gritando por socorro e, principalmente, por ética social. Exaltando os vícios, as pessoas não percebem o valor da vida.

O grito da sociedade, se é que grita, é como um nada, visto que aqueles que lhe compõe não querem mudar radicalmente seus comportamentos frente aos seus vícios. Comportamento. Essa é a palavra que expressa esse desajuste social. As pessoas, marcadas por idéias atuais vão, gradativamente, mudando o seu comportamento. Mudam, pois, de forma tão radical que não conseguem dominarem os seus próprios vícios.

Os vícios são as manifestações da falta de dominar os próprios instintos. Eles são características de uma pessoa que não consegue pôr limites a si mesma. Para uma pessoa apartar-se do vício é necessário que ela domine a si mesma; é preciso querer deixá-lo e, lógico, a pessoa deve amar a si mesma. Com efeito, quem não ama a sim mesma é, sem dúvida alguma, uma pessoa cheia de vícios.

Conseqüentemente, não ama as outras pessoas. Seu mundo torna-se somente ela e o seu mísero vício. Uma pessoa viciada seja em que droga for, é cega para os valores humanos; para a própria existência. Ela não vive pra ela, ela vive o seu vício, esse que é uma chaga na vida de tantas pessoas.

Enfim, o vício é uma doença imposta por esta vadia sociedade. Os conselhos da sociedade são tantos, mas se a pessoa sabe dominar a si mesma, nenhum pervertido conselho lhe atingirá. Nem mesmo pela força do hábito, visto que o hábito quando não é direcionado pela via dos valores, transforma-se em vício. Assim sendo, a pessoa viciada é levada a um estado, o qual sua dependência torna-se maior que a si mesma.

 

Filosofia e cursa teologia pelo SMAB

E-mail: joacirsoares@hotmail.com