Viajante do Saber: Despertando a leitura e imaginação

 

Autora:: Marci de Moraes Artiaga Araujo[1]

Orientadora responsável: Joselita Francisca da Silva[2]

Co-autora:Marlete Neves da Cruz[3]

Sirney da Silva Rezende Magalhães[4]

 

 

Resumo

O presente artigo vem nos trazer o repensar de como a literatura infantil pode formar leitores desde a infância a vida adulta, sabendo que esse processo é necessário a colaboração de toda família para que esse seja construído passo a passo dentro da Educação Infantil. O CEIC-Risoleta Neves vem implementando a leitura do “ Viajante do Saber” que será realizado nas turmas do berçário, maternal, jardim I e Jardim II, para essa interação entre criança e família foram confeccionadas sacolas decoradas na qual onde dentro contendo livro de história com variados gêneros textuais, e de materiais de apoio como giz de cera, papel sulfite, e uma ficha de para que os pais pudessem dar um retorno.

 No Viajante do Saber teve resultados positivos, pois além de despertar na família e na criança o interesse pela leitura também aproximou a comunidade escolar da unidade de ensino.

Palavra-Chave: Educação Infantil. Criança. Família

 

Abstract

 

This article brings us to rethink how children's literature can train readers from childhood to adulthood, knowing that this process requires the collaboration of the whole family so that it is built step by step within Early Childhood Education. The CEIC-Risoleta Neves has been implementing the reading of the "Traveller of Knowledge" which will be held in nursery, nursery, Garden I and Garden II classes, for this interaction between child and family, decorated bags were made in which, where inside, containing a history book with varied textual genres, and support materials such as crayons, bond paper, and a form so that parents could give feedback.

At Viajante do Saber it had positive results, as in additiontoawakening in thefamilyandchildrentheinterest in reading, it alsobroughttheschoolcommunityclosertotheteachingunit.

 

Keyword: Early Childhood Education. Kid. Family

 

Introdução

 

Baseado pela Lei das Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB, lei 9394/96-art. 29) e também no Livro Escola Cuiabana construído pela SME – Secretaria Municipal de Educação juntamente com toda rede de ensino do município de Cuiabá, diz que a primeira etapa da educação básica, é nessa fase que começamos a construir o lúdico da criança.

Segundo o livro Escola Cuiabana ( 2019, p 99) diz:

 

Na Educação Infantil, o termo refere-se às práticas sociais das quais as crianças participam, que são mediatizadas pelas diferentes formas de linguagem: cotação de histórias, dramatizações, produções coletivas, valorização das garatujas, etc.

 

Sabendo que os jogos, brincadeiras, imaginações fazem parte do crescimento da criança, nessa fase é que a literatura vem de encontro contribuindo para formação de futuro leitores.

É fato que a família é o maior contribuinte entre a criança e a unidade escolar, pois em casa devemos desenvolver o hábito da leitura, leitura essa que deve ser adequada a cada fase da educação infantil por isso cada sacola do Viajante do Saber foi pensado cuidadosamente para cada fase, e com isso incentivando a família a leitura pois sabemos que os pais são espelho para os filhos,  eles presenciando a leitura vem despertar na criança a curiosidade pelo saber.

Promover um ambiente saudável onde a literatura faz parte do crescimento e desenvolvimento da criança para que ela possa no futuro ter uma formação e repassar o hábito da leitura para futuras gerações. A sacola Viajante do Saber vem proporcionar esse momento de reflexão e prazer onde a família pode através da leitura aproximar cada vez mais da criança, família e unidade escolar.

Portanto através desse simples hábito de leitura nos permite estimular tanto o desenvolvimento de maneira a encantar e motivar a criança através do ato de ouvir, desenvolvendo assim a linguagem verbal da criança proporcionando uma leitura deleite e despertando o mundo encantado da leitura.

Segundo Muneveck (2010, p.25), acredita que:

As escolas, os professores muito têm feito para aproximar as crianças dos livros de histórias, tentando despertar nelas o prazer da leitura. Mas tudo será mais fácil se começar na família. Por mais simpáticos e atenciosos que sejam os profissionais do livro, nada substitui a relação afetiva entre pais e filhos no momento da leitura, pois eles são a base da instituição familiar, depende deles que a família tenha boa estrutura.

 

Para se formar bons leitores e necessário com isso uma união da família com a unidade de ensino e proporcionar além da sacola Viajante do Saber oferecer a oportunidade de que esses alunos possam também frequentar outros ambientes que proporcione explorar o mundo da imaginação e adquirir esses hábitos para proporcionar novas descobertas.

 

Despertar a imaginação

 

Diante da realidade de cada criança e de acordo com a faixa etária essa sacola Viajante do Saber foi pensada com detalhe para qual idade os livros poderiam atender, pois na unidade CEIC Risoleta Neves a faixa etária vai de 0 a 3 anos e 11 meses, sendo assim todos os gêneros textuais foram cuidadosamente preparados e pensados para que pudesse atingir cada faixa etária. Assim a unidade através de uma prévia seleção montou cada sacola com alguns materiais de apoio dentro para que a família pudesse desenvolver a leitura em casa com seus filhos e posteriormente dar um retorno de como foi a experiência de repassar para as crianças um momento de descontração, porém com a intenção de aguçar a imaginação.

A equipe gestora juntamente com os demais profissionais observando que teve uma boa aceitação pretende implementar essa prática durante outros anos, com isso podendo atingir um maior número de famílias.

 

Considerações finais

 

Sabemos que a leitura deve fazer parte da rotina da criança, e devemos estimular cada uma e deixar sua imaginação viajar dentro do mundo da leitura e contar sempre com o auxílio da família para proporcionar hábitos saudáveis em relação as novas descobertas dentro do mundo imaginário, sabendo que a cada faixa etária ela vai construindo o seu entendimento em relação ao mundo e sociedade em que convive.

 

Referências

 

AROEIRA, Maria Luisa Campos. Projetos para a educação infantil. Belo Horizonte: Dimensão, 2004.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: Pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

ENSINO, D. G. (2019). ESCOLA CUIABANA. CUIABÁ: PRINT GRÁFICA E EDITORA.

MATRIZ CURRICULAR- Diretoria Geral de Gestão Educacional/Diretoria de Ensino/ Coordenadoria de Gestão e Legislação- SME/CUIABÁ 2019.

 

 

 

[1] Graduação em Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia; Especialista Educação Infantil, Especialista em Educação Especial; email:[email protected]

[2] Graduação licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil. Especialista em docência em Educação Infantil; email: [email protected]

[3] Graduação licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil. Especialista em docência em Educação Infantil; email: [email protected]

[4] Graduação em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil, email: [email protected]

V

 

 

 

[1] Graduação em Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia; Especialista Educação Infantil, Especialista em Educação Especial; email:[email protected]

[2] Graduação licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil. Especialista em docência em Educação Infantil; email: [email protected]

[3] Graduação licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil. Especialista em docência em Educação Infantil; email: [email protected]

[4] Graduação em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil, email: [email protected]