VIA-SACRA DA SEXTA-FEIRA SANTA

18 DE ABRIL DE 2003

 

 

1ª ESTAÇÃO – JESUS É CONDENADO A MORTE

 

Dirigente: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto: /: A morrer crucificado,

Teu Jesus é condenado,

/: Por teus crimes, pecador.:/

 

Leitor 1: Traído por Judas, Jesus foi preso pelos chefes do povo e levado ao governador Pôncio Pilatos para ser julgado. Apresentaram falsas acusações, influenciaram a multidão e pediram sua condenação à morte. Covardemente, Pilatos lavou suas mãos, “tirou o corpo fora”, mesmo sabendo que Jesus  era inocente! Para agradar a multidão, ele deixou Jesus que fosse torturado e crucificado.

 

Leitor 2: Jesus foi condenado à morte por motivos injustos. Também hoje muitos idosos são indiretamente condenados à morte por não terem seus direitos básicos assegurados. Os preconceitos que temos em relação aos idosos, como por exemplo,  “velho não aprende, não muda, é conservador, chato, e ranzinzo; que o idosos não tem futuro e são estorvos e empecilho para a sociedade”, expressam nossa condenação em nossas famílias e em nosso mundo atual a respeito dos idosos.

 

Dirigente: Cada ano a Campanha da Fraternidade vem lembrar-nos que nós não podemos “lavar as mãos” diante das injustiças e dos sofrimentos do povo!

Senhor Jesus: “ajudai-nos a compreender vossa paixão e o apelo da Campanha da Fraternidade deste ano: VIDA, DIGNIDADE E ESPERANÇA  para os idosos e também vos pedimos que em nosso mundo haja um desenvolvimento social compatível com dignidade do ser humano”. Amém.

 

CANTO___________________________________________

ORAÇÃO ______________________________________

 

 

2ª ESTAÇÃO – JESUS CARREGA A CRUZ

 

Dirigente: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto:

/: Com a cruz é carregado,

Vai sofrendo resignado,

/: Vai morrer por teu amor.:/

 

Leitor 1: O Evangelho nos conta que depois da condenação, entregaram uma cruz para Jesus, Ele mesmo teve que  carrega-la em direção ao lugar chamado Calvário, para ser crucificado. Segundo os costumes e a lei romana, esse era o castigo mais cruel aplicado aos rebeldes. 

 

Leitor 2: No mundo atual a velhice se tornou um problema para a sociedade e para as famílias que só pensam nos bens materiais. A sabedoria e a experiência de vida não valem muito. O ser humano se transformou em escravo das coisas que faz e produz. Assim, muitos valores de vida, de dignidade, são desprezados e trocados, fabricando-se outras cruzes: como as drogas, a violência, o desemprego, discriminação, o culto ao corpo belo e formoso que acabam promovendo exclusão de muitos seres humanos que são obrigados a conviver estes sofrimentos.

 

Dirigente: A cruz nos lembra as palavras de Jesus: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga! Quem perde sua vida por causa de mim, vai encontrá-la! (Mt 16,24-25)

O apelo de Jesus continua sendo desafiador ao nosso mundo atual – se queremos seguir Jesus, precisamos mudar de vida, ter muita fé e esperança no Senhor da vida e compreender o verdadeiro sentido da Campanha da Fraternidade deste ano: VIDA, DIGNIDADE E ESPERANÇA aos nossos irmãos idosos!.

 

 

CANTO _______________________________________________________

ORAÇÃO______________________________________________________

 

 

 

3ª ESTAÇÃO – JESUS CAI PELA PRIMEIRA

 

Dirigente: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto:

/: Sob o peso desmedido,

Cai Jesus desfalecido,

/: Pela tua salvação.:/

 

Leitor 1: “O Senhor carregou sobre si nossos pecados” (Is 53,6). Sob o peso da cruz,  Jesus cai ao chão, mas, erguendo-se, continua o caminho da entrega total ao Pai. 

 

Leitor 2: Hoje, muitas pessoas idosas, irmãs e irmãos nossos, vivem caídos, sem condições de se levantarem por si mesmos. A Campanha da Fraternidade deste ano nos faz lembrar o peso da cruz nas costas de muitos idosos: a cruz do preconceito, a cruz de uma aposentadoria injusta, a cruz de não poder ter os medicamentos adequados, a cruz do abandono afetivo da família, a cruz da doença, do abandono e da falta de esperança.

 

Dirigente: Senhor, nosso Deus, dai-nos força para sermos sinal de esperança para os enfraquecidos, marginalizados e excluídos das famílias e de nossa comunidade. Perdão, Senhor, porque tantas vezes passamos ao lado dos que caem sob o peso das cruzes da vida cotidiana e não os auxiliamos a se levantarem. Senhor, Perdão, por não termos paciência, compreensão, dedicação, atenção, respeito e boas maneiras com os nossos irmãos idosos, muitos dos quais estão caídos pelo peso de suas cruzes. Amém.

 

 

CANTO_______________________________________________

ORAÇÃO _____________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

4ª ESTAÇÃO – JESUS SE ENCONTRA COM SUA MÃE

 

Dirigente: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto:

/: Vê a dor da Mãe amada,

Que se encontra desolada,

/: Com seu Filho em aflição.:/

 

Leitor 1: “Uma espada de dor transpassará tua alma, diz a profecia de Simeão, referindo-se a Maria” (Lc 2,35). No caminho ao Calvário, quase todos O abandonam. Entre os que ficam está Maria, a mãe de Jesus. Mãe e Filho se entreolham. A dor é igual para ambos. A dor do Filho transpassa o coração da Mãe. 

 

Leitor 2: Maria esteve presente ao lado de Jesus na hora da dor. É a presença da Mãe que dá força e o anima a seguir o caminho do Calvário. Muitas pessoas idosas sentem falta de alguém que as apóie, que seja presença para essa etapa da vida. Não basta dar um bom plano médico, dar um bom asilo que cuide de pessoas envelhecidas, não basta em nossas casas dar comida e remédio aos idosos. A exemplo de Maria, possamos ser presença constante e amiga ao lado das pessoas idosas que estão abandonadas por falta de amor fraterno e companheirismo.

 

Dirigente:  Pensemos no sofrimento das mulheres idosas, esquecidas e abandonadas pelos seus filhos e netos num asilo de velhos ou em suas próprias casas! Pensemos neste instante: Qual é a nossa atitude com nossa mãe ou com nossa avó? As valorizamos ou as temos como estorvo e empecilhos em nossas vidas?

Senhor da Vida, ajudai-nos a compreender que os idosos, são seres humanos que contribuíram e contribuem para a grandeza da sociedade e não podem ser vistos como peso e estorvo. Que vossa paixão e morte o apelo da Campanha da Fraternidade deste ano: VIDA, DIGNIDADE E ESPERANÇA nos ajude a valorizar nossos irmãos idosos!

 

CANTO ________________________________________________________

ORAÇÃO ______________________________________________________

 

5ª ESTAÇÃO – CIRENEU AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ

 

Dirigente: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto:

/: No caminho do Calvário,

Um auxílio necessário,

/: Não lhe nega o Cireneu.:/

 

Leitor 1: Diz o Evangelho: “Enquanto levavam Jesus para ser crucificado, pegaram um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e forçaram a carregar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o uma grande multidão do povo” (Lc 23,26).. 

 

Leitor 2: Assim como Cireneu ajudou a carregar a cruz de Jesus, precisamos de mais pessoas como ele, para ajudar as pessoas idosas. Não podemos, simplesmente, largar essas pessoas em asilos, onde, às vezes, em certas instituições, são malcuidadas e maltratadas.  Os idosos também têm direito à vida digna. Não significa que sendo idosos estão mais perto da morte. Precisamos ajudar a pensar formas que garantem às pessoas idosas viver melhor a sua idade. Esse deve ser nosso grande objetivo: viver bem a idade que se tem. Os idosos não estão cansados de viver, querem viver com alegria, como Deus quer que todos os seus filhos vivam. 

 

Dirigente:  Senhor, como é bom encontramos a mão amiga de algum “bom Cireneu” que nos ajuda quando estamos em dificuldades! A CF vem nos lembrar que devemos “ser bons cireneus para com todos os que precisam”.  Amém.

 

 

CANTO____________________________________________________

ORAÇÃO __________________________________________________

 

 

 

 

 

 

6ª ESTAÇÃO –  VERÔNICA ENXUGA A FACE DE JESUS

 

Dirigente: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto:

/: Vê a dor da Mãe amada,

Que se encontra desolada,

/: Com seu Filho em aflição.:/

 

Leitor 1: Diz a tradição: saindo do meio da multidão, uma corajosa mulher, de nome Verônica, que não tem medo dos soldados, socorreu a Jesus, enxugando com pano o seu rosto, sujo de suor e sangue. Naquele pano apareceu impresso o rosto sofredor de Jesus, tão desfigurado e ensangüentado, não tinha nem graça nem beleza para cativar e atrair aquela multidão.

 

Leitor 2: A vida é um dom de Deus. Deve ser protegida ao máximo. O nosso desejo é viver o tempo que Deus nos concede. O desejo das pessoas idosas é este. Mas, muitas vezes, elas estão a procura de pessoas que lhe possam restituir a dignidade do rosto, do espírito e da alma. A atitude de Verônica nos lembra a atitude amorosa de todos os que visitam e sabem enxergar o rosto sofredor de Jesus no rosto sofrido dos velhos que vivem no abandono e na exclusão, em sua própria casa, num asilo ou cama de hospital. Como Verônica, devemos dar atenção as conversas dos mais velhos e aos seus relatos e memórias do passado, mesmo que sejam sem importância e repetitivos.

 

Dirigente: Senhor, o que podemos fazer para ter a mesma atitude de Verônica em nossas vidas? Ajudai-nos a entender que se queremos aliviar os sofrimentos e  preconceitos dos excluídos da sociedade, como: idosos, índios, analfabetos, negros, prostitutas e tantos outros, precisamos estender uma toalha para aliviar as dores, sofrimentos e angustias destes excluídos.

Queremos compreender, Senhor Jesus, que Vossa paixão e o apelo da CF deste ano, nos convidam a ter VIDA, DIGNIDADE E ESPERANÇA!

 

CANTO ________________________________________________________

ORAÇÃO ______________________________________________________

 

 

7ª ESTAÇÃO – JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ

 

Dirigente: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto:

/: Novamente desmaiado,

Sob a cruz que vai levando,

/: Cai por terra o  Salvador.:/

 

Leitor 1: Mesmo com ajuda do Cireneu e da Verônica, a cruz continua pesada e Jesus tomba pela segunda vez, pois suas forças estavam acabando!

 

Leitor 2: Vamos nos lembrar daquelas pessoas idosas que lutam para se levantar da miséria e que foram abandonadas. Muitas caem por não terem acesso à saúde e  a boa convivência com seus familiares. Os remédios custam caro e o salário não é suficiente para sua sobrevivência. Muitos sequer tem uma aposentadoria. Como seguidores de Cristo devemos defender uma condição financeira digna aos nossos idosos que proporcione uma aposentadoria, que lhe possibilite manter suas necessidades básicas: alimento, medicamento, roupa e lazer. Os idosos devem ser respeitados na sua velhice e não se sentirem caídos ou como um peso no mundo em que estão inseridos. 

 

Dirigente: Essa nova caída de Jesus, nos lembra os muitos preconceitos que pesam sobre os idosos: que velhice é doença, que idoso só deve conviver com idoso, que idoso não entende nada, não tem prazer e não tem sonho.

Senhor Jesus, ajudai-nos a compreender que muitos idosos, como nos lembra a CF deste ano, vivem nos limites de suas forças e lutam para permanecer de pé, como nos lembra Jesus que cai pela Segunda vez.

 

 

 

CANTO________________________________________________________

ORAÇÃO ______________________________________________________

 

 

 

8ª ESTAÇÃO – JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM

 

Dirigente: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto:

/: Das mulheres que choravam,

Que fiéis o acompanhavam,

/: É Jesus consolador.:/

 

Leitor 1: Diz o Evangelho: “Uma grande multidão do povo O seguia. E mulheres batiam no peito, chorando por Jesus. Ele, porém, voltou-se, e disse: ‘Mulheres de Jerusalém, não chorem por mim! Chorem por vocês mesmas e por seus filhos’” (Lc 23,27-28).

 

Leitor 2: No Brasil, as cidades não  tem uma estrutura planejada que atenda as pessoas  idosas. Diante do olhar tristonho dos idosos passa o filme da realidade, cheio de cenas violentas e degradantes. As mulheres choravam pela situação de Jesus, que pede para não chorarem por Ele. É preciso chorar, hoje, pelos idosos que vivem sem esperança. É preciso chorar de arrependimento pelo pecado de omissão de tantos cristãos. Que tenhamos coragem em conhecer a legislação brasileira referente ao idoso, para promover, exigir e efetivar ações concretas as pessoas idosas de nossa sociedade.

 

Dirigente: Nesta noite que celebramos a paixão e morte de Jesus e o apelo da CF deste ano: VIDA, DIGNIDADE E ESPERANÇA, reflitamos nas próprias palavras do Senhor da Vida:

“Não chorem por mim, mas chorem pelo modo como são tratados muitos idosos”.

 

 

CANTO__________________________________________________________

ORAÇÃO ________________________________________________________

 

 

 

(CIRO) 9ª ESTAÇÃO – JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ

 

Dirigente (CIRO): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto:

/: Cai exausto o bom Senhor/ Esmagado pela dor, /: Dos pecados e da cruz./

 

Adélia: A cruz se faz cada vez mais pesada e Jesus tomba novamente./ “E, no entanto, eram nossas enfermidades que Ele levava sobre si;  as  nossas dores que Ele carregava” (Is 53,4). O caminho ficava cada vez mais penoso pelo peso redobrado da cruz. O que dá força a Jesus é a sua sintonia com o Pai.

 

Dézinho: O caminho de grande parte das pessoas idosas parecer ser uma subida ao Calvário. Tudo se torna mais dolorido, penoso. A sociedade não tem pelos idosos o respeito que merecem, tornando, assim, a vida deles mais dolorosa e desanimadora. Os velhos, apesar de serem rejeitados são muito importantes na vida de muitos casais jovens. Quem leva as crianças para a escola e quem vai busca-las? Quem cuida delas enquanto os pais trabalham? Quem cuida das crianças abandonadas pelos pais? Não é, geralmente, o avô ou a avó? O que nossos idosos desejam e envelhecer vivendo e não viver envelhecendo.

 

Dirigente: (CIRO) A terceira queda de Jesus pode nos lembrar o desânimo, a falta de esperança e de sentido da vida em que caem muitos idosos que perdem o sentido de sonhar e viver. O que os idosos desejam é apenas “envelhecer dignamente”.  

Senhor Jesus, que vossa paixão e morte e o grande apelo da CF deste ano: VIDA, DIGNIDADE E ESPERANÇA AOS IDOSOS, abram as mentes e os corações dos seres humanos para podermos viver num mundo mais justo, fraterno e solidário. Amém.  

 

 

CANTO_________________________________________________________

ORAÇÃO _______________________________________________________

 

 

 

 

10ª ESTAÇÃO – JESUS É DESPIDO DE SUAS VESTES

 

Dirigente: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto:

/: Já do algoz as mãos agrestes,

As sangrentas, pobres vestes,

/: Vão tirar do bom Jesus.:/

 

Leitor 1:Diz o Evangelho: “Chegando ao lugar da crucifixão, os soldados arrancaram-lhe as suas vestes e, repartindo-as entre si, tiraram a sorte, para ver a parte que caberia a cada um” (Mc 15,24). Jesus, que falava da beleza das aves e dos lírios do campo, se vê despojado de suas vestes.

 

Leitor 2: Hoje, muitas pessoas idosas estão despojadas das vestes de sua honradez e dignidade. A estrutura de nossa sociedade consumista e capitalista nos dificulta a ver o real valor dos idosos, esquecendo que o futuro é construído a partir do presente, com base no passado. Existe ainda um verdadeiro culto ao corpo, com excessiva valorização da beleza física e da juventude e do modismo. O mundo da tecnologia e da modernidade, parecem incompatíveis com seres menos ágeis, não tão perfeitos fisicamente ou com os rostos envelhecidos. E, assim, são arrancadas as vestes dos idosos que vão ficando à margem dessa sociedade que valoriza apenas a juventude.

 

Dirigente:  Quiseram arrancar de Jesus até a dignidade! Não há coisa mais humilhante que tirar a dignidade de uma pessoa idosa, faltando-lhe com o respeito, não lhe dando oportunidades para demonstrar suas experiências.

Rezemos ao Senhor Jesus para que nossa sociedade, não fique apenas no modismo do corpo ‘belo’ e ‘jovial’, mas que seguindo o apelo da CF deste ano: VIDA DIGNIDADE E ESPERANÇA, saiba valorizar as experiências e os corpos calejados e despidos de nossos irmãos idosos .

 

 

 

CANTO_________________________________________________________

ORAÇÃO________________________________________________________

 

 

 

 

11ª ESTAÇÃO – JESUS É PREGADO NA CRUZ

 

Dirigente: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto:

/: Sois por nós na cruz pregado,

Insultado, blasfemado,

/: Com cegueira e com furor.:/

 

Leitor 1: “Chegando ao lugar do Calvário, chamado também Monte Caveira, lá pregaram Jesus na cruz, fixando-lhe os pés e as mãos. À direita e  à esquerda de Jesus crucificaram dois ladrões. Mesmo sofrendo muito, Jesus ainda pensa nos outros: conversa com Dimas, o ladrão arrependido, e lhe promete salvação. Perdoa aos que o insultam: “Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem!”  “Foi maltratado e resignou-se, não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador” (Is 53,7).

 

Leitor 2: No alto do calvário, Jesus é pregado na cruz ao lado de dois ladrões. Jesus que passou a vida fazendo o bem, agora está pregado na cruz. Quantas pessoas passam a vida fazendo o bem e, no fim, acabam sendo rejeitadas e maltratadas. É Jesus que está pregado na cruz, em tantos de nossos irmãos. Mas Jesus, com sua a bondade, olha para sua Mãe, Maria, e seu discípulo amado, João, entregando-os um ao outro. Olha para o ladrão arrependido e diz: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”. Esse mesmo olhar volta-se hoje para as pessoas idosas que não tem seus esforços reconhecidos ao carregar suas cruzes no dia-dia.

 

Dirigente: Senhor Jesus, humilde e manso de coração, que amastes até o fim, daí-nos um coração que saiba amar como vós amastes! E perdoa-nos pelas vezes que pregamos na cruz, com nossas palavras e atos, os excluídos de nossa sociedade... Ajuda-nos, Senhor a compreender vossa paixão e o apelo da CF deste ano: VIDA, DIGNIDADE E ESPERANÇA PARA OS IDOSOS.

 

CANTO_________________________________________________________

ORAÇÃO________________________________________________________

12ª ESTAÇÃO – JESUS MORRE NA CRUZ

 

Dirigente: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto:  /: Por meus crimes padecestes, / Meu Jesus por mim morrestes:

/: Quanta angústia, quanta dor.:/

 

Leitor 1: Diz o Evangelho: “Eram mais ou menos três horas da tarde. Ai Jesus gritou bem alto: “Pai tudo está consumado... Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito!”. E o céu do templo rasgou-se ao meio, Jesus morreu!” (Lc 23,44-46). 

 

DIRIGENTE – CONVIDAR OS PRESENTES PARA UM MOMENTO DE SILENCIO E ORAÇÃO, SE POSSÍVEL AJOELHADOS.  

 

Leitor 2: Com sua morte na cruz, Jesus abriu um horizonte de luz no caminho do sofrimento. Muitos meios de comunicação não inspirados no Evangelho fazem com que as pessoas pensem que são donas da vida umas das outras. Assim, acabam achando normal excluir, desprezar e violentar os direitos dos semelhantes.

Nosso Papa João Paulo II nos adverte: “Nossa sociedade cria e multiplica a morte, através da fome, da desvalorização da pessoa, da busca do lucro sem ética, da violência urbana e rural, da violência no trânsito, da agressão à mulher e à criança, do endeusamento de posturas e valores que degradam o ser humano. As famílias sofrem as conseqüências dessa cultura de morte de várias maneiras, e nem sempre tem consciência da gravidade do  processo que estão envolvidas”. Mas a cruz é força para construir uma sociedade mais humana e cristã, onde as pessoas idosas, os alicerces da família e da sociedade equilibrada, sejam respeitadas em sua dignidade e valorizadas por tudo  que viveram e fizeram..

 

Dirigente: Senhor Jesus, vós destes a vida para que todos tenham vida e vida em abundância! Vos pedimos pelos nossos irmãos idosos, fundamento de nossas famílias: dai-lhes vida em abundância, que eles vivam envelhecendo e não envelheçam vivendo e que encontrem em Vós, ó Deus da sabedoria, o verdadeiro sentido da vida. Amém.

CANTO _________________________________________________________

ORAÇÃO______________________________________________________________________

 

 

 

13ª ESTAÇÃO – JESUS É DESCIDO DA CRUZ

 

Dirigente: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto:

/: Do madeiro vos tiraram

E à Mãe vos entregaram,

/: Com que dor e compaixão.:/

 

Leitor 1: Junto à cruz estava a Mãe de Jesus, Maria, a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus foi descido da cruz e entregue aos braços de sua Mãe. José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus e Nicodemos trouxe óleo e aroma para embalsama-lo. 

Ao pé da cruz estavas Maria, / No sacrifício da redenção.

Quando Jesus, teu Filho, morria, / Ficaste mãe da libertação. 

 

Leitor 2: A vida e a morte fazem parte de nossa existência. Hoje, fala-se pouco da finitude, do fim da vida. É preciso ajudar a todos a aceitarem a morte. Não como castigo, mas como um momento particular da vida. “A morte mudou de nome, depois que Jesus morreu!”. Que nossos irmãos idosos possam contar com a solidariedade para se preparem para a passagem final em direção à Pátria Celeste.

 

Dirigente: Maria, Nossa Senhora das Dores, abençoai todas as pessoas idosas, ajudai-as a compreender a alegria de se sentir úteis e de poder dedicar sua vida a serviço dos outros, na comunidade e na Igreja. Ajudai-nos, ó Maria, a entender  que é no mistério da fé que devemos entender a cruz e sabermos que o grão de trigo precisa morrer para dar frutos. Que pela paixão e morte de Cristo possamos entender o apelo da CF deste ano: VIDA, DIGNIDADE E ESPERANÇA PARA OS IDOSOS.

 

 

CANTO__________________________________________________________

ORAÇÃO____________________________________________________________

 

 

(Ciro) 14ª ESTAÇÃO – JESUS É SEPULTADO

 

Dirigente (Ciro) : Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!

 

Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 

Canto: No sepulcro vos puseram /Mas os homens tudo esperam,/: Do mistério da paixão.:/

 

Elisete: Havia perto do lugar da crucificação um jardim com um sepulcro novo, que ainda não tinha sido usado. Ali depositaram Jesus. José de Arimatéia rolou uma grande pedra na entrada da rocha. Era sexta-feira. Parecia tudo acabado! 

 

Ciro: Toda semente é um anseio de frutificar / E todo fruto é uma forma de se doar/ Põe a semente na terra / Não será em vão / Não te preocupes com a colheita / Plantas p/ o irmão

 

Adélia: Não há melhor ambiente à pessoa idosa do que o convívio com sua família. O carinho e o afeto constituem “ grandes vacinas” contra o envelhecimento doentio, pois os idosos são seres integrantes na família e na sociedade. E como muito bem nos adverte o sumo pontífice João Paulo II, que também é um ancião e daqui um mês completa 83 anos:

Dezinho: “é própria de uma civilização plenamente humana, respeitar e amar os anciãos para que estes se sintam, apesar da diminuição das forças parte viva da sociedade”.

Elisete: E assim, estimados irmãos, devemos nos perguntar neste instante: Nos preocupamos com os velhos que não tem onde morar?  E como se encontra o recanto dos idosos de  nossa cidade? Sabemos das dificuldades para este recanto se manter e estamos reforçando o nosso gesto concreto da Campanha da Fraternidade deste ano, que é ajudar materialmente este recanto dos idosos da Avenida Dourados – vamos doar lençóis, fraldões, toalhas e cobertores à esta instituições, pois, Jesus Cristo em sua palavra sempre dizia: “é doando que se recebe...” 

 

Dirigente (CIRO): Parecia tudo acabado ... assim parece com a velhice. Mas não! Novamente lembramos das palavras do Papa João Paulo II:

Dezinho: “Essa etapa da vida – a velhice – deve ser um período fecundo da existência humana, um tempo privilegiado de crescimento na fé, uma nova experiência de abertura  e de disponibilidade para os outros!”

Ciro: Senhor Jesus, que vossa paixão e morte fortaleça-nos todos os dias a fim de que sejamos solidários com as pessoas idosas, especialmente nos engajando neste gesto concreto de auxilio ao recanto dos idosos da Avenida Dourados, para que de fatos todos os idosos de Naviraí tenham VIDA, DIGNIDADE E ESPERANÇA. AMEM.  

 

CANTO ____________________________________________________________

ORAÇÃO __________________________________________________________