Verdade

Wanderson Vitor Boareto

Graduado em Historia e Bacharel em Direito, Pós Graduado em História e Construção Social do Brasil, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora.

Verdade é uma das coisas mais aclamadas pelos homens através dos tempos. Usada pelos reis e pelos papas. Impérios foram construídos sobre a sua bandeira. Guerras foram proclamadas pela sua força, nações foram transformadas pela sua lei. O Ilustre professor Doutor Aristides Ribas de Andrade Filho ensina que: “Ética não dizer a verdade, mas sim o que se faz com esta verdade”.

Estamos nas trevas da verdade, sabendo que dizer o que se pensa é ofensa, ser verdadeiro é ser grosso! Dizer a verdade é politicamente incorreto! Os damos provocado por este poder, destrói relações que são regadas pela mentira e pelos interesses. Por que nossa sociedade está passando por falta de verdade? São vários os motivos, entre eles a falta de caráter dos lideres políticos e sociais. O nível de escândalos cresce, gradativamente, entre o clero e o congresso nacional. A sociedade está cega e surda perante o poder do capital, que cala o povo através do engano de uma vida melhor, comprada por migalhas.

No entanto, a verdade é o escudo dos sábios, armadura dos justos e a espada dos homens que buscam no ventre da verdade o seu verdadeiro fruto. Para os homens de bem a verdade é mais valiosa do que uma taça de Jade. Tem mais brilho que o sol do meio dia. Está presente na boca dos mestres, é a inspiração dos monarcas e dos príncipes. É temida pelos políticos, horror dos corruptos e destruição das religiões que vivem da boa vontade do povo. O grito da verdade é ouvido pelos surdos, e os dementes conseguem vem sua eloquência.

Não existe poder maior que a justiça da verdade. É ela que treme os fóruns  e faz o poder dos magistrados.  Seu poder é tão grande que os políticos do Brasil querem tirar este poder das mãos do Supremo Tribunal Federal de exercer a verdade sobre a Constituição Federal da República brasileira. Esta medida é tão incabível que tenta extrair das veias do povo o senso de justiça que é jugada por homens e mulheres que tem uma vida de estudo e de formação o compromisso de julgar dentro dos testos legais a verdade da lei, que rege um Estado de Direito. Alegando que a verdade esta no congresso, já que foi eleito pelo povo, no entanto, temos que lembrar que a verdade esta cada dia mais longe da boca do povo. Nesta casa, onde os representantes do povo deveriam defender os projetos para o povo, onde entre outras coisas a verdade não entra devido o temor pelos homens que representa o capital e os interesses da elite, que tem sua própria verdade. Lembrando o brilhante Frei Betto que nos ensina que existem três verdades: ”A minha, a sua é a verdade verdadeira que todos buscam”.

A nobreza da verdade está perdendo o título, graças a maldade dos homens, a intolerância dos povos e crueldade dos líderes das nações da terra. Os lares não tem a verdade como companheira, os comércios usam da mentira e da ganância como armas contra a verdade. Há os ministros da fé que tem sua interpretação da verdade, que são concebidas sobre grandes mentiras. A manipulação é o instrumento usado pelo sistema, e na manipulação a verdade não tem vez. É assim que a pós-modernidade, está manchada pelos inimigos do sagrado, que deveria ser a representação da verdade, a mais doce dama de todos os tempos...