Ventos de liberdade

Os vento vindos da Europa, no século XVIII, varreram os continentes. Atingiram a América. Fixaram-se na América. Recriaram a América.

Primeiro como imposição cultural. Isso ainda nos tempos coloniais. Naqueles tempos nos quais as metrópoles só queriam levar as riquezas destes solos, plantando aqui sua cultura. Depois disso, como moda a ser seguida, nas várias lutas por independência de norte a sul do continente. Eram os ventos de liberdade vindos da tempestade chamada Revolução Francesa. Esses ventos convocavam as colonias a buscar e construir sua identidade.

O fato é que a Europa virou modelo para a América. Enquanto nos outros continentes a presença colonizadora da Europa deixou menores marcas, na América virou modelo: na economia, na língua e na religião, a face mais definida da cultura europeia presente em meio ao povo americano.

A economia dos países da América tem por base o modelo capitalista que nasceu no final da Europa e cresceu na “era das revoluções”. As línguas faladas nos países americanos também nasceram na Europa (inglês, francês, português e espanhol continuam sendo a língua oficial todos os países americanos).

Podemos dizer, entretanto, que a principal marca europeia na América é a religião. Costuma-se dizer que a América é um continente cristão. O cristianismo veio em duas vertentes: o catolicismo e o protestantismo. O primeiro intimamente ligado a Portugal e Espanha. Já o protestantismo chegou a partir da França e Inglaterra.

Os ventos europeus impuseram valores do velho continente desde os tempos coloniais, mas no século XVIII os ventos fizeram tremular a bandeira da liberdade. Ideais da Revolução Francesa e do iluminismo acenderam as chamas que produziram os movimento de independência. As ideias trazidas pelos ventos europeus, insuflaram todos aqueles indivíduos e grupos que, na América lutaram pela independência e da semente da liberdade germinaram os atuais países americanos.

Neri de Paula Carneiro

Mestre em Educação, filósofo, teólogo, historiador.

Rolim de Moura - RO