ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (Online)

TEMA DO ESTUDO: Vencendo as Aflições da Vida

TEXTO ÁUREO: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33)

INTRODUÇÃO

Eu começo este nosso estudo dizendo que a Bíblia, por ser um Livro Harmonioso, requer do seu leitor uma atenção muito redobrada para que possa haver um preciso entendimento quanto à proposta que existe em suas mensagens e promessas. Este versículo clássico do Livro de João tem sido assunto para muitas pregações e estudos. 

Só que por algumas vezes ele não tem sido devidamente interpretado. Por exemplo, se nós o lermos isoladamente não conseguiremos entende-lo corretamente. Daí a necessidade de uma busca mais apurada no contexto bíblico. Na minha época de professor de Teologia no Seminário, havia uma matéria chamada Homilética. Para quem não sabe, “homilética” é a “Arte de Pregar” a palavra de Deus. Ou seja, é através do domínio da homilética que nós conseguimos elaborar um esboço que nos conduza a um ensino, a uma pregação convincente que possa prender a atenção da plateia. 
                                                                                                                                                    Logo, não basta simplesmente abrir a boca e falar qualquer coisa. Ademais, eu não comungo com aqueles que dizem “prega qualquer coisa!” Como se o Evangelho fosse qualquer coisa.

CORPO DO ESTUDO

Feita a introdução, vamos então ao nosso estudo deste domingo. Eu disse bem no inicio que a Bíblia é um livro harmonioso. Portanto nós não podemos analisar a mensagem do versículo básico sem consultarmos outros textos bíblicos. Vamos então à análise:

1ª) “NO MUNDO PASSAIS POR AFLIÇÕES” – Esta afirmação é imperativa, isto é, as aflições fazem parte integrante da vida de todo ser humano, ou seja, elas são inevitáveis; mas, no entanto, elas são oportunidades para que venhamos receber a solução em cada uma delas. 

2ª) “MAS TENDES BOM ÂNIMO” – Nenhum problema por mais grave que seja poderá nos abater por completo. É preciso que ele seja encarado como sendo uma oportunidade de solução: “NÃO VOS SOBREVEIO TENTAÇÃO QUE NÃO FOSSE HUMANA; MAS DEUS É FIEL E NÃO PERMITIRÁ QUE SEJAIS TENTADOS ALÉM DAS VOSSAS FORÇAS; PELO CONTRÁRIO, JUNTAMENTE COM A TENTAÇÃO, VOS PROVERÁ LIVRAMENTO, DE SORTE QUE A POSSAIS SUPORTAR” (1 Co 10:13);

3ª) “EU VENCI O MUNDO” – Repara que Jesus não disse “vocês venceram o mundo, e sim eu o venci. Ou seja, Ele derrotou o mundo em nosso lugar: “FILHINHOS, VÓS SOIS DE DEUS E TENDES VENCIDO OS FALSOS PROFETAS, PORQUE MAIOR É AQUELE QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE AQUELE QUE ESTÁ NO MUNDO” (1 Jo 4:4). Mesmo que o mundo esteja morto (jaz) no maligno, ele continua atuante quanto ao pecado. No entanto, nós temos um Deus que é maior do que tudo e do que todos. O importante é que a passagem em questão (João 16:33) nos remete a outro texto bíblico e que precisam ser conciliados. Vejamos: “EM TODAS ESTAS COISAS, PORÉM, SOMOS MAIS QUE VENCEDORES, POR MEIO DAQUELE QUE NOS AMOU” (Rm 8:37). O que significa ser um mais que vencedor? 

Mesmo que a mensagem da música diga que derrota não seja coisa de cristão, a verdade é que ela acontece algumas vezes sim. Logo, esta afirmação não é bem assim; já que o mesmo apóstolo testemunhou sobre várias perdas pessoais sofridas em sua caminhada cristã: “SIM, DEVERAS CONSIDERO TUDO COMO PERDA, POR CAUSA DA SUBLIMIDADE DO CONHECIMENTO DE CRISTO JESUS, MEU SENHOR; POR AMOR DO QUAL PERDI TODAS AS COISAS E AS CONSIDERO COMO REFUGO, PARA GANHAR A CRISTO” (Fp 3:8). 

Paulo está dizendo aqui em outras palavras que ele se desapegava das coisas terrenas em detrimento da superioridade da salvação eterna. Não há nada de errado em a pessoa batalhar para conquistar os bens materiais necessários para que possa viver mais confortavelmente. No entanto, essa pessoa precisa saber que a sua vida espiritual deve ser a prioridade. Porque tudo o que é conquistado nesta vida, nela ficará. 

Ao considerar tudo perda, o apóstolo estava mostrando que, de certo modo, o seu passado de conquistas nada valia diante da superioridade de Cristo: “NÃO QUE EU O TENHA JÁ RECEBIDO OU TENHA JÁ OBTIDO A PERFEIÇÃO; MAS PROSSIGO PARA CONQUISTAR AQUILO PARA O QUE TAMBÉM FUI CONQUISTADO POR CRISTO JESUS” (vers. 12). 

Então, para que nós possamos ter uma vida cristã vitoriosa, necessário é que tenhamos a disposição em querer conquistar as coisas essenciais: “IRMÃOS, QUANTO A MIM, NÃO JULGO HAVÊ-LO ALCANÇADO; MAS UMA COISA FAÇO: ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE PARA TRÁS FICAM E AVANÇANDO PARA AS QUE DIANTE DE MIM ESTÃO, PROSSIGO PARA O ALVO, PARA O PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS EM CRISTO JESUS” (vers. 13,14).

PALAVRA FINAL

As amargas experiências da vida não podem e não devem nos tolir quanto ao segredo de vivermos contentes mesmo diante das dificuldades; já que a recomendação é para que haja resistência: “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições...” (2 Tm 4:5). Com isso, o apóstolo Paulo está apelando no sentido de que é preciso aprender a manter a serenidade em toda e em qualquer situação, principalmente, naqueles momentos de perdas. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Teólogo (há 37 anos)