Todos nós conhecemos o logotipo da Nike, mas você sabia que o seu reconhecido logo custou apenas 35 dólares?

Ou que o primeiro logotipo do Twitter custou apenas 15 dólares?

Pense em todas as marcas mais reconhecidas. Agora visualize seus logotipos. É fácil, certo?

Isso porque os logotipos remontam ao início da era do marketing. Considere a Apple sem a maçã ou a Nike sem o seu certo.

Um logotipo de uma pequena empresa é provavelmente a ferramenta mais crítica no seu arsenal de promoção de produtos. Não é apenas uma marca aleatória. Ele fornece à sua pequena empresa uma identidade que representa seus valores fundamentais e sua missão.

Se executada corretamente, essa identidade pode vender imediatamente a sua marca a potenciais clientes.

Um design pobre do logotipo de uma pequena empresa irá desligar os seus clientes. Não ter nenhum é um erro de marketing ainda maior (e em última instância é possível gerar um logotipo gratuito).

Seu logotipo não é sua marca

Antes de olharmos para as razões pelas quais é vital criar um logotipo para o seu negócio, vamos esclarecer uma coisa: O seu logótipo representa a sua marca, mas não é a sua marca.

Através da cor, das fontes do logotipo da empresa e do design do logotipo, ele retrata a personalidade da sua empresa - assim como o traje que você está usando transmite quem você é.

As roupas que você veste não são você, mas revelam seu caráter e personalidade aos outros.

Portanto, o desenvolvimento do seu logotipo deve levar um pouco de tempo e reflexão. É um esforço estratégico que será fundamental para toda a sua publicidade no futuro. Não deve ser tratado de ânimo leve.

As primeiras impressões podem fazer ou quebrar o seu negócio

Seu logotipo é o rosto de sua empresa e como eles dizem, "Você só tem uma chance de criar uma primeira impressão."

Quer que o nome da sua empresa seja apresentado em texto simples em vez de um design apelativo? Você não gostaria que isso fosse a primeira coisa que os potenciais clientes veem, pois não?

Não. Você provavelmente quer seus clientes impressionados instantaneamente.

Um logotipo é uma ótima maneira de fazer uma impressão em seus clientes potenciais desde o início. Eles terão idades para conhecê-lo melhor no futuro. No início, ter um logotipo diz muito sobre o seu negócio.

Perceba de seguida alguns motivos pelos quais deve mesmo investir num logotipo, mesmo que tenha uma pequena empresa.

1 - Faz com que você seja reconhecido

Um logotipo comercial deve ser fácil de reconhecer em letras pequenas e grandes.

Você quer que seus clientes reconheçam seu negócio com facilidade, seja em um anúncio digital no telefone de alguém, seja bordado em um tee ou em um outdoor

Seu logotipo deve ter um design simples e não deve competir com os logotipos de outras empresas. Você não quer lançar uma campanha publicitária com algo que os clientes podem confundir com um logotipo de marca registrada.

Logotipos populares são conhecidos em todo o mundo, não importa a mensagem em torno dele.

2 - Fidelidade da marca

Além de aumentar o reconhecimento da marca, seu logotipo também pode ser uma ferramenta eficaz para cultivar a fidelidade à marca.

Seu logotipo pode dar aos consumidores algo a que se apegar, tanto física como mentalmente, se eles seguirem o seu negócio.

Com base em sua marca, é possível distribuir itens promocionais ou mercadorias que exibem seu logotipo.

Muitas empresas oferecem canetas gratuitas e camisetas de negócios com o logotipo em destaque. Embora isso possa ser útil para obter novos clientes, também pode ser uma maneira incrível de construir apreciação e lealdade à sua marca.

3 - Constrói confiança no seu negócio

No que diz respeito à identidade da marca, os logotipos fazem quase toda a corrida. Você pode criar confiança entre seus clientes com um logotipo que se comunica positivamente com eles.

Por exemplo, se o seu cliente alvo é um jovem patinador de gelo, o seu logotipo não deve parecer que está vendendo para adultos mais velhos.

Os idosos podem preferir um logotipo com uma fonte serifa mais convencional. Por outro lado, as fontes sans-serif mais modernas podem atrair os jovens. Fontes Serif são surpreendentes se você quiser transmitir força e longevidade, mas as fontes sans-serif são mais amigáveis.

O mesmo caso se aplica à sua escolha de cor. O azul aumenta a confiança. O excesso de amarelo pode deixar seus clientes ansiosos.

As emoções provocadas pela cor são uma ciência inteira, e você pode capitalizar sobre esta informação para criar um design de logotipo que faz com que os clientes se sintam bem sobre o seu negócio, mesmo antes de terem falado com você.