Uma medida envolve uma variação entre parâmetros. Para medir é preciso uma referência. Um termômetro laser possui um padrão e analisa com cuidado essas alterações. O mesmo ocorre com um etilômetro ou bafômetro, que mede alterações de álcool no organismo.

Quando se toca em um objeto, como por exemplo, em um alumínio ou metal, a temperatura que se sente é a sensação térmica do objeto. A temperatura em que ele se encontra é diferente por haver também uma temperatura no corpo que o toca. Todo objeto emite radiação. Isso é mais fácil de ser visualizado quando se tem uma barra de metal aquecida. A uma primeira visualização, a barra muda de cor, até que a um máximo de calor recebido, sua cor será um vemelho escuro.

O calor correspondente a essa cor é visível por estar dentro do espectro da visão humana. Mas a natureza possui um espectro maior, mais amplo e, portanto, a visão humana apenas enxerga uma parte dele.

Um aparelho que mede essas temperaturas que não são visíveis a olho nu, mas que também não é possível de se medir com um termômetro comum, é o termômetro laser. Alguns termômetros laser usam infravermelho para medir tais temperaturas.

O que ocorre é que a intensidade da emissão de energia de um objeto é proporcional à sua temperatura. O dispositivo recebe as alterações das emissões e assim determina sua temperatura. O termômetro laser tem muitas vantagens, como segurança para medidas de materiais perigosos e que ofereçam risco à saúde, auxilia na busca de se determinar foco de incêndios, possibilidade de se determinar temperaturas de objetos em movimento, precisão, é de fácil acesso e portabilidade, além de preços variáveis.

Já a base de funcionamento de um etilômetro é a alteração que ocorre em uma solução química existente em seu interior. Se há álcool chegando em seu interior, ocorrerá reação, e assim, por balanceamento entre as soluções, a quantidade de álcool presente é convertida em valores.

Dispositivos que se baseiam em variações são comuns. Isso se deve ao fato de que muitas vezes na ciência, não se faz referência a um valor isolado, mas sim a um dado, uma alteração, variação. Assim, para se determinar uma quantidade física, é necessário um padrão com o qual compará-lo. Fora disso, uma medida, em qualquer ramo, não tem sentido.