A economia macro brasileira descarrilhada e tendenciosa a resultados abaixo do prospectado poderá influenciar gestores a tomadas de decisões com anglos de conjunturas míopes.

No passado não muito distante, onde existiu Cruzeiro, Cruzado, Verão... ...por erros ou falta de alguns acertos diferentes negócios declinaram, porém muitos se reergueram e cresceram.

No atual cenário econômico do mundo dos negócios, seja no mercado macro ou micro brasileiro, errar, em sua dimensão, possivelmente levará empreendimentos ao percurso da "morte lenta".

Estamos vivenciando 14 milhões de desempregados, 35 milhões de pessoas na informalidade e 60 milhões de pessoas inadimplentes. Um total de 109 milhões de possíveis "consumidores" sem o poder necessário: o de compra.

Um motor de turbina econômica incalculável!

Com isso procurar acertar mais na praça se tornará uma ferramenta de musculatura olímpica empresarial.

Imaginar a região onde seu negócio está presente e fazer um breve cálculo proporcional baseado nos 109 milhões abrirá janelas cabíveis para tomadas de decisões centrada e fundamentada para as mudanças e adaptações cabíveis.

O erro nunca deixará de acontecer, porém o acertar mais fará empresas manterem-se sólidas.

Fatias de bolo mercadológico existem e continuarão existindo. Para se alimentar de pedaços desse bolo, as empresas precisam mergulhar nas necessidades existentes de cada consumidor. Essas necessidades serão míopes para uns e vistas como oportunidades para outros (gestores e empresários atentos). Logo as transformarão em receitas.

Não existe fórmula mágica para gerir negócios. Entender o cenário no qual seu comércio está inserido, traduzindo-o com estratégias positivas e de encontro, será um dos caminhos existentes no sempre. Fiquem atentos.

Adm. Junior Faj, CRA/RN 4046 (www.juniorfaj.com)