Com o mercado de automóveis crescendo cada vez mais e com modelos novos saindo um atrás do outro, muitos consumidores estão trocando os seus veículos cada vez mais rápido. Isso faz com que o mercado de automóveis usados se torne ainda mais atrativo. Seja para comprar motos usadas ou comprar carros usados, é preciso considerar as vantagens e desvantagens na hora da compra.

A primeira impressão é de que carros usados são um ótimo negócio. Muitas vezes são relativamente novos e o preço é muito menor do que um modelo zero kilômetro. Mas assistem muitas coisas a serem consideradas além do preço. Quando se compra um carro novo, é preciso pensar se o automóvel atende às suas necessidades. A preocupação é com o conforto, econômia, preço de manutenção, intens extras como: vidro elétrico, ar condicionado, câmbio automático, gps entre outros. O preço é sempre mais elevado, mas se tem a segurança em comprar um carro em que você será o primeiro dono, fazendo com que não existam possíveis problemas com donos anteriores. Já na hora de comprar carros usados, além de pensar em um carro que atenda às suas necessidades, existem muitos outros fatores que precisam ser levados em consderação para que o seu investimento seja seguro.

É muito importante conhecer o histórico do carro usado. É possível achar carros que passaram nas mãos de apenas um dono, ou de vários. Mas é tudo muito relativo. Existem sim aqueles carros que já foram bem rodados, mas por sorte todos os seus donos foram cuidadosos, e o carro estar em praticamente perfeito estado. Como também pode acontecer de um carro ser quase novo, ter passado na mão de apenas um dono, mas estar bem prejudicado. Na hora da compra, primeiramente se deve avaliar a aparência física do carro. Procure por arranhões e amassos na parte exterior, observe também o interior, avalie a condição dos bancos, do paínel e etc. Conheça o histórico completo do veículo, saiba por quantos donos já passou, se sofreu algum acidente. Inspecione a parte mecânica. É importante comprar em uma concessionária de confiança e com boas referências. Quando for adquirir o seu veículo, pese bem os dois lados. Se decidir comprar um veículo novo, esteja preparado para desembolsar mais, mas em troca ganhará a tranquilidade de ser o primeiro dono. Quando for usado, faça uma pesquisa muito extensa e seja muito exigente. Tenha certeza de que seu investimento valerá a pena.