VANTAGENS DOS CONSÓRCIOS?

 

          Welinton dos Santos é economista

      

           Com alta de 12% no volume de vendas no primeiro semestre de 2009 em comparação ao mesmo período do ano passado, anteriormente a crise, mostra o aumento do interesse pelos consórcios, como uma das alternativas de investimento seguro. Foram 924,4 mil novas cotas vendidas de janeiro a junho.

           No mês de junho foi comercializado 170 mil novas cotas, recorde registrado no período desde 2005, segundo a ABAC.

           O Sistema de Consórcios, conta hoje com 3,67 milhões de participantes. As cotas contempladas no primeiro semestre somam 468,2 mil, um aumento de 22,3%, lembrando-se que a contemplação é o momento que o cotista consorciado pode adquirir o bem.

           Ao adquirir um consórcio, faz-se necessário considerar itens como taxa de administração, tipos de seguros, exigências na liberação dos bens, como garantias exigidas, além de verificar que aquilo que foi prometido em propaganda conste em contrato, para não ser enganado.

           Sempre ao comprar uma cota também é preciso verificar todas as despesas, percentuais das prestações e prazo de duração do grupo, é aconselhável pagar um seguro desemprego e seguro de vida para quitação de cotas em caso de falecimento do consorciado ou em caso de dificuldades provocadas pelo desemprego.

           Atentar-se de não assumir uma prestação superior a 20% da renda bruta familiar, pois, o aumento do bem tende a subir mais que o salário no tempo.

           Este módulo de compra é vantajoso, sendo livre de juros, para pagamentos em dia, o que torna o investimento financeiro adequado às necessidades do seu bolso, mas lembre-se que apesar de compensar nos custos gastos, esta modalidade é interessante como projeto de vida de longo prazo, pois, a contemplação é feita por lance ou sorteio, podendo levar anos para ser contemplado.

           Existem outras vantagens como reformar imóveis, restrito a propriedades averbadas, regularizadas. Este item inclui a construção de piscina, edícula, churrasqueira, trocar acabamento e outros.

           O consórcio passo-a-passo no site da ABAC é muito interessante e aconselhável à consulta para quem tem a intenção de adquirir uma cota.

           Somente adquira cotas de consórcios autorizados pelo Banco Central, para isto existe um site que pode auxiliar que é da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio – ABAC, no telefone: 11-3231-5022 ou no site do Banco Central www.bcb.gov.br, informações sobre cláusulas contratuais podem ser esclarecidas no próprio site da instituição www.abac.org.br, ou no telefone acima.

           O consórcio pode ser encarado como uma poupança das famílias para aquisição de bens e serviços, como: automóveis, moradias, pontos comerciais, reforma, operação plástica, bens duráveis (eletrodomésticos), com destaque ao crescimento de vendas de cotas de automóveis que cresceram em 14% no período, ultrapassando os 3 milhões de consorciados. No primeiro semestre foram vendidas 770 mil cotas de veículos.

           O Banco Central é o órgão fiscalizador do sistema, por ser uma forma de financiamento de longo prazo, vinculado a restrições e garantias financeiras editadas na Lei nº 11.795/2008.

           O contrato de consórcio estabelece vínculos e igualdade de direitos de seus cotistas com um fundo de reserva que retorna aos consorciados ao final do prazo daquele grupo.

           O que observamos que apesar dos incentivos fiscais do governo o setor de consórcios está em alta e tende a continuar nos próximos 12 meses, auxiliando o desenvolvimento da economia nacional na aquisição de bens e serviços.