Ninguém é obrigado a recorrer ao cloud computing (termo que significa “computação em nuvem”), contudo, esse tipo de prática é muito interessante para quem deseja utilizar técnicas de SEO mais seguras e simples, pois o cloud computing garante que o site permaneça em um servidor exclusivo, sem que sofra interferência de outros portais.

Além de ser mais vantajoso que uma hospedagem compartilhada, o cloud computing é mais econômico que servidores dedicados, sem a necessidade de instalação de programas específicos para que os recursos computacionais de servidores interligados via internet funcionem. O custo de manutenção da infraestrutura física e de hardware de redes locais cliente/ servidor é menor do que o outro modelo.

Outra vantagem do cloud computing é a possibilidade de efetuar trabalhos corporativos por meio dessa tecnologia, graças ao fato de o compartilhamento das informações e dados ser no mesmo local. Desse modo, não é preciso trabalhar em versões distintas.

O cloud computing também não requer nenhum tipo de adequação do sistema operacional e do hardware no computador utilizado. As atualizações dos softwares ocorrem automaticamente e os arquivos armazenados nas nuvens podem ser visualizados a qualquer instante, desde que se tenha acesso a uma conexão on-line. Assim, o risco de perdas é bem menor.

Tenha cuidado apenas com as interrupções na conexão, o que acaba impedindo o uso dos softwares na nuvem. Outro cuidado que você deve ter com o cloud computing diz respeito à redução na velocidade de processamento.

Qual a sua avaliação da aplicação do cloud computing no seu empreendimento?