Podemos citar que toda a vantagem de se comprar um DVD virgem é a sua capacidade determinada de armazenamento e as suas diversas informações relativas a gravação de filmes, áudios o que é uma alternativa diferenciada para leitura de dados.

O DVD-R conta com uma tecnologia bastante diferenciada para leitura de fitas de vídeo, e não se deteriora com o tempo, seus dados permanecem gravados para sempre, com isto os dvds de acordo com o seu formato poderão ser regravados por mais de 100 mil vezes, sem que o usuário perceba uma perda de qualidade.

O DVD é considerado o penúltimo avanço de tecnologia no que podemos falar sobre as mídias, reproduzindo assim imagens com qualidade de estúdio, sendo superior as fitas de vídeo e ainda sendo melhores do que discos de CD.

Cuidados necessários com os DVD R

É importante se ter os mesmos cuidados basicamente que um CD no DVD R, por isso é importante se manter os discos totalmente livres de sujeira e também evitar os deixar no interior de seus aparelhos de vídeo. É fundamental também se ter cuidado para não arranhar todas as suas superfícies dos discos. Procure ainda os marcar utilizando apenas canetas que sejam a base de água e que tenha a sua ponta de feltro.

É possível colar etiquetas indicativas nos DVDs?

É interessante citar que as etiquetas de DVD não são recomendadas, e poderão até mesmo afetar uma movimentação circular, o que irá prejudicar todo o equilíbrio existente do aparelho, podendo até mesmo danificar a sua unidade para sempre se ela descolar.

Outra particularidade do DVD interessante de se citar é que os discos tem a capacidade de armazenar em torno de 4,7 GB de dados ou ainda duas horas de vídeo, tudo depende do tipo de quantidades e a velocidade que ele for gravado, levando em conta o seu modo padrão de gravação é possível com isto se armazenar uma capacidade equivalente a 6 horas de um cd de áudio por exemplo. Sendo que além disto o usuário irá ter uma qualidade superior de som do que um cd de áudio convenciona.