As estatísticas mostram que, nos últimos cinco anos, o número de cartões de crédito no Brasil mais do que dobrou. De 90 milhões, hoje passou para 180 milhões de cartões emitidos pelos bancos e bandeiras como,  Mastercard, visa, Itaucard e outras.

Isso acontece por que as facilidades de compras no cartão são inúmeras em diferença às compras por cheque e dinheiro. Com o cartão de crédito nas carteiras não precisamos mais pegar dinheiro no banco, basta passá-lo e pronto, temos uma aquisição realizada.

É claro que as desvantagens são grandes, mas elas não superam as vantagens que tais operações nos proporcionam. Aqui vão algumas delas:

1) Conveniência - Carregar um cartão de crédito é muito mais fácil do que carregar dinheiro

2) Segurança  - É muito mais seguro carregar um cartão de crédito, especialmente se você paga o seguro de roubo e perda. No caso do dinheiro, se houver algum desses casos, o retorno é zero. E o cheque é demorado e lento.

3) Poder de compra – Isso significa que você pode adquirir um bem que precisa, sem ter imediatamente o dinheiro para tanto. Talvez seja essa a maior vantagem que se transforma facilmente em desvantagem quando não há controle.

4) Parcelamento - Um outro benefício é que você pode parcelar seus pagamentos, sem juros. Muito mais seguro do que distribuir cheques pré-datados, com todos os seus dados e mais a sua assinatura. Cheques podem parar na mão de terceiros. Se o seu cartão for do tipo que usa um chip, você sequer precisa assinar, basta uma senha, o que ajuda a preservar seus dados.

5) Ganhos pessoais - Alguns cartões de crédito oferecem prêmios, descontos, bônus, milhas. Um usuário racional aproveita essas oportunidades sem se comprometer financeiramente.

É claro que existem desvantagens como o excesso dos juros em compras parceladas, a facilidade de gastos pode gerar uma bola de neve que compromete o orçamento e sempre há o risco de clonagem, que nada mais é do que uma cópia do cartão que vai ser usado por outras pessoas. Mas o cartão de crédito é uma forma mais rápida e menos burocrática de fazer suas compras.