Acadêmica: Vanessa Ruffatto Gregoviski

Disciplina: Endocrinologia aplicada à Psicologia

 

Vamos falar sobre sexo

 

O filme conta a história de Prok, professor Kinsey, que casa com sua aluna e juntos enfrentam problemas conjugais referentes ao sexo. Procurando solucionar esse problema eles buscam um especialista e Alfred Kinsey, um estudioso do comportamento de vespas, passa a se interessar cada vez mais sobre o estudo da sexualidade humana.

O filme em questão aborda diversos tópicos polêmicos. Primeiramente percebemos a relutância da sociedade da época, década de 50, em aceitar que o sexo é algo natural e que faz parte da nossa vida. Muitos mitos dominavam o relacionamento dos casais, um exemplo do filme é o de que sexo oral pode causar infertilidade. Prok busca, através de cursos, explicar o funcionamento do corpo humano e, a princípio, é aceito por muitos, apesar do choque social.

Buscava trazer à tona o fato de que o sexo vai muito além da reprodução, pode ser algo prazeroso. Ele foi muito desacreditado e chamado de pervertido, mas seu foco foi mostrar o moralismo da sociedade que estava disfarçado como verdade. Afinal, as atitudes das pessoas e o modo como elas julgam algo acabam influenciando o indivíduo profundamente, atingindo seu psíquico e até mesmo o sexual.

O primeiro estudo se deu através de pesquisas com homens, a equipe aplicava questionamentos que eram respondidos. Estudou comportamentos que eram considerados mais comuns e outros nem tantos, beirando ao patológico, sempre tentando frisar o fato de que normal em sexualidade é algo um tanto quanto mais complexo de se classificar.

Trouxe a tona o dogma social de que homens são seres sexuais e as mulheres, de forma contrária, não tem tanto desejo sexual assim. Percebe-se claramente isso no momento em que sua carreira e renome começam a ir por água abaixo quando ele começa a pesquisar sobre a sexualidade feminina. Ele utilizou filmagens e brinquedos sexuais para estudar o comportamento feminino durante o ato e orgasmos, causando repudia.

Com essas pesquisas e métodos incomuns acabou perdendo o apoio de muitos de seus patrocinadores, suas pesquisas foram ficando cada vez mais sem recursos. Em um determinado momento do filme ele pede ajuda financeira de um conhecido que nega  respondendo que sua imagem seria afetada quando soubessem que ele estaria envolvido com algo assim.

Seus livros e suas pesquisas afetaram consideravelmente todos os estudos sobre sexualidade humana e muitas pessoas que puderam ler suas publicações e descobrir que não tinha nada errado em se relacionar com pessoas do mesmo sexo ou em ter vontade de se masturbar, por exemplo.

Seus registros atingiram em cheio uma sociedade em que era errado e repreensível sentir prazer. Sem dúvidas, sem a ajuda de Alfred Kinsey, muitos anos mais demorariam até que evoluíssemos, mesmo que de pouco em pouco, esse pensamento influenciado por normas impostas por uma sociedade conservadora.

A revolução sexual provocada é até hoje retratada e comentada em diversas publicações e produções cinematográficas, além de serem responsáveis por um ensinamento mais adequado de educação sexual, completamente diferente do que nos foi mostrado no filme.