As válvulas de controle direcional são as responsáveis por direcionar o fluxo de ar para os atuadores e para partes específicas dos circuitos pneumáticos onde assumem a função de seletoras ou de corte.
Características
Construtivas As válvulas de controle direcional podem ser do tipo êmbolo (spool) ou acento (poppet). Demais construções derivam destas duas principais características. 

Princípio de Funcionamento
As válvulas podem ser de ação direta ou indireta, com comando muscular, mecânico, pneumático ou elétrico.
Simbologia As válvulas de controle direcional possuem uma variedade de símbolos que unidos formam e identificam rapidamente sua função. Os símbolos apresentados neste trabalho encontram-se em conformidade com a NBR 10238.
Uma torneira, que faz parte constante no nosso dia a dia é uma válvula de controle direcional.
As torneiras encontram-se fechadas, como na figura abaixo, mesmo com a água do encanamento entrando por 1 não há escoamento de água.
A água somente começa a escoar depois que atuamos sobre a manopla girando e afastando a vedação interna do acento, permitindo então que a água escoe. A água somente para de escoar quando ocorre nova atuação na manopla, levando novamente a vedação ao encontro do acento interno e bloqueando a passagem de água.