“VÁ ESTUDAR POR QUE CAPOEIRA NÃO DÁ FUTURO A NINGUÉM”

Por mais incrível que se pareça, esta frase ainda é dita por muita gente. Ouço isso de alguns pais de alunos desavisados (os que me conhecem sabe que vou lançar uma porrada de argumentos para demonstrar a falta de conhecimento deles acerca do  assunto) e de alguns que dizem que fizeram Capoeira e na verdade fizeram algumas aulas.

O interessante e que há alguns equívocos nesta frase, como por exemplo:

Conheço inúmeras pessoas que vivem e sobrevivem através da Capoeira seja ensinando, seja apresentando-se em Shows peço Brasil e pelo Mundo, seja confeccionando instrumentos, confeccionando uniformes, criando logomarcas, produzindo gravuras, CD’s, DVD’s e etc.

Outra questão é o “vá estudar” como se o Profissional da Capoeira fosse um completo leigo.

Quando eu começo a treinar a Capoeira, logo através da música, começo a aprender sobre a História da escravidão, que me leva a História da Bahia, que me leva a História do Brasil, que me leva a História da África, que me leva a situação política no mundo na época em que ocorreu a escravidão, que me leva a situação geográfica da África dividida pelos países que eram as potencias econômicas da época.

Além disso, me ajuda a compreender o por que da situação do negro em nossa sociedade, sua contribuição para a construção do nosso país, sua vitória na Guerra do Paraguai, sua organização para a consagração do 2 de Julho. Faz-me entender a importância das cotas e o porquê eu não me vejo nas revistas e programas de televisão de uma forma mais digna.

Sem falar no exercício de tocar um instrumento e cantar ao mesmo tempo.

Entendendo tudo isso, começo a “puxar treinos” para meu Mestre começando assim a colocar em pratica os ensinamentos sobre Alongamento, Flexibilidade, Aquecimento e Metodologia do Ensino. Se o aluno tem dificuldade em algum exercício tento resolver utilizando a Psicologia do Aprendizado. Assumindo uma turma, começo então a me preocupar na preparação de treinamento, o que me leva a construir planos de aulas e métodos de treinamento.

Mesmo tudo isso sendo feita de forma empírica não tira o valor do conhecimento, pois demonstra um verdadeiro interesse em formar turmas de excelência para o mundo da Capoeira.

Então pais e pseudos entendedores da Capoeira por favor mudem a frase de vocês para:

“VÁ ESTUDAR POR QUE A CAPOEIRA NÃO DÁ FUTURO A QUEM NÃO TEM CONHECIMENTO”

PROFº. EDILTON S. LIMA

CONTRA-MESTRE DA MATA