USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO  

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM


Adriana Bueno dos Santos Menegelli 

Rodrigo Leandro Barbosa Menegelli

 


 

RESUMO

O momento atual nos leva  a uma nova organização de trabalho, em que se faz necessária a atualização constante dos professores.  Nesse sentido, nossa proposta é estimulá-los para uma nova concepção de aula ,considerando para tal o uso da tecnologia.  A educação é fonte de conhecimento e o professor deve ser além de facilitador, um canalizador para novas descobertas.

PALAVRAS-CHAVES: Educação, tecnologia, professores, ensino- aprendizagem


OBJETIVOS

Objetivo geral

Utilização de metodologias adequadas , com vários tipos de fontes de informação e meios de comunicação eletrônica .Avançando assim um novo paradigma na Educação, redimensionando valores humanos, aprofundando as habilidades de pensamento.

Objetivo específico

         Com a introdução das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, tornar o trabalho entre professor  e alunos mais interativo, participativo  e motivador .

 

INTRODUÇÃO

         Em meio ao isolamento social em virtude da Pandemia do COVID-19, a sociedade atual passa por profundas mudanças. Diante de  um novo paradigma na educação faz-se necessário conscientizar toda a sociedade escolar, sobre a importância de usar novas ferramentas.

    “ A preocupação com o impacto que as mudanças tecnológicas podem causar no processo de ensino-aprendizagem impõe a área da educação a tomada de posição entre tentar compreender as transformações do mundo, produzir o conhecimento pedagógico sobre ele auxiliar o homem a ser sujeito da tecnologia, ou simplesmente dar as costas para a atual realidade da nossa sociedade baseada na informação’

(SAMPAIO e LEITE, 2000, opcit SANTOS, 2012, p.9).
 

       Nesse sentido cabe às escolas, a inserção das tecnologias e o direcionamento do processo de mudança da atuação do professor no que diz respeito a formação contínua, pois são necessárias  diferentes formas de se realizar o trabalho pedagógico .    Exige-se  uma integração das  tecnologias no currículo e uma reflexão  acerca dos objetivos propostos.

         Também é função da escola preparar os alunos para  que responderem rapidamente às mudanças contínuas e para tal  
o papel do professor frente às novas tecnologias é primordial.

         Com o uso da tecnologia abrem-se novas possibilidades à educação, visto que a mesma  é um elemento que contribui para  o desenvolvimento de  atividades didático-pedagógicas, como por exemplo: pesquisas , intercâmbios  culturais, leitura, produção de textos, ou seja , uma infinidade de atividades que proporcionam  aprendizagens com interação social  e valorização da autonomia dos alunos.

        O papel do professor , neste contexto, será o de mediador da aprendizagem dos alunos. Ou seja, orientá-los sobre onde pesquisar informações seguras e como abstrair delas as informações que lhes forem pertinentes.

 

Diretrizes teóricas na sociedade da informação
 

         Com o uso das tecnologias a postura do professor deve estar relacionada a ajudar os alunos a estabelecerem um elo de ligação entre os conhecimentos acadêmicos com os adquiridos e vivenciados.

        De acordo com Dowbor,1993; Drucker, 1993, as principais diretrizes teóricas na educação na Sociedade da Informação , permitem desenvolver vários níveis de competência:

Conhecimento - transformar a informação em conhecimento - captar a informação relevante, senti-la, relacioná-la com a vida.

Desenvolvimento pessoal -  Permitir um professor com novos e variados papéis, que funcione como planejador e orientador da aprendizagem, a partir de  próprias experiências para refletir criticamente sobre sua  prática docente.

Desenvolvimento cognitivo - os ambientes computacionais quando voltados para a inteligência e o desenvolvimento cognitivo como processos básicos da aprendizagem podem constituir-se num desafio à criatividade e invenção.

Uma nova ecologia cognitiva (Lévy,1993) significa uma nova dinâmica na construção do conhecimento, mostrando o elo e a interatividade existentes entre as coisas do cérebro e os instrumentos que o homem utiliza.

Comunicação -  Aprender a comunicar-se com todas as linguagens - oral, escrita, áudio-video-gráfica - com todo o ser: corpo, mente, gestos.

Trabalho interdisciplinar - oportunidades para trabalho cooperativo, mas problemas estruturais encontrados para uso de redes, que incluem acesso, custos, tempo e equipamento, podem dificultar seu uso, devendo ser buscadas alternativas para superar esses problemas.

Criticidade -  É preciso que se crie condições para que os participantes desenvolvam visão crítica frente a utilização das Novas Tecnologias na Educação, e se desenvolva estudos sobre ambientes computacionais, proporcionando a ação e a reflexão sobre objetos de conhecimento, favorecendo a aprendizagem a partir de situações experimentais e conjeturais. 

 

     A formação de professores para a utilização das tecnologias 

         Para que se tenha efeitos positivos, é fundamental considerar  a necessidade de capacitação dos docentes para que possam entender as funcionalidades e  consequências dos uso das tecnologias . O processo de preparação dos professores, consiste em cursos ou treinamentos, para o uso  de determinados programas, cabendo ao professor o desenvolvimento de atividades com essa nova ferramenta junto aos alunos.       

         Ter um apoio contínuo também auxilia o professor a propagar seus conhecimentos adquiridos nas capacitações a seus alunos.

                O objetivo da formação, deve ir além da aquisição de metodologias de ensino.    Segundo Moraes (1997), não é suficiente  ensinar o uso de novas ferramentas, mas sim desenvolver saberes  para uma

"nova cultura que integra um processo de comunicação de interação e interdependência e que amplia a capacidade das pessoas de se conectarem com outras pessoas e ao mesmo tempo, se constituírem e agirem como parte de um todo altamente habilitado e interdependente, dominando a tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da ciência e se apropriando do conhecimento para o seu próprio beneficio e de sua sociedade".( MORAES ,1997 p.   )

        Contudo, preparar os professores para a mudança de cultura necessária, , significa fazer com eles possam  refletir sobre o próprio processo de interação e de transformação. Para uma reorganização estrutural, percebendo aspectos que não enxergava antes tornando-se um novo professor .  Só assim poderão  proporcionar de maneira efetiva à participação de todos os indivíduos em momentos de discussão e reflexão.

Livro digital “Crescer em Rede” :15 passos para a formação continuada de professores 

            O Livro digital ‘Crescer em Rede ‘é um guia  que apresenta 15 passos para promover a formação continuada de professores para adoção de tecnologias no contexto educacional, as quais estão resumidas a seguir:

1. Acredite que as tecnologias digitais colaboram para promover novas práticas pedagógicas;

2. Entenda como estes recursos podem ser incorporados à rotina escolar;

3. Conheça as possibilidades que fazem sentido dentro da sua área de trabalho e se aproprie de  ferramentas tecnológicas;

4. Planeje novas estratégias de ensino que tenham o aluno no centro do processo de aprendizado e o professor como mediador;

5. Pense em um ensino mais personalizado e uma avaliação que leve em consideração as necessidades de cada aluno;

6. Incentive os alunos a pesquisar na internet.

7. Permita que os alunos comparem informações e discutam sobre os temas pesquisados;

8. Estimule os alunos a produzir seus próprios textos, em diferentes formatos,  bem como a mencionar autores e fontes pesquisadas;

9. Motive os alunos a participar de projetos colaborativos;

10. Crie ou estimule seus alunos a criarem um espaço virtual exclusivo para produção de trabalhos colaborativos;

11.  Incentive os alunos a compartilhar seus trabalhos na internet;

12.  Valorize o uso de diferentes recursos tecnológicos para produção de trabalhos escolares, com  ferramentas que possam ser utilizadas no dia a dia escolar ou futuramente no mercado de trabalho;

13.  Permita diferentes formas de manifestação e expressão no desenvolvimento dos trabalhos, dando espaço à criatividade e pró-atividade;

14.  Engaje os alunos em tarefas desafiadoras, que façam sentido para suas vidas;

15.  Propicie a produção de games, estimulando o raciocínio lógico.

     
Recursos que podem ser utilizados pelo professor em suas aulas :

1- Power Point e Movie Maker: ambos fazem parte  do pacote do Office (Windows) . Com eles podemos fazer apresentações de slides , inserir imagens , sons, para passar para os alunos tanto em sala de aula como para enviar por redes sociais.

2-Internet :principal fonte de pesquisa para os alunos e professores.

3-Redes sociais (WhatsApp ,Facebook, Twitter) : grandes aliados para discussão de ideias e troca de informações .Os professores podem enviar tarefas, indicações de pesquisas e fazer esclarecimentos por estes meios.

4-Blog :pode ser usado para postar fotos de trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar.

 

5- Microsoft Teams : com essa ferramenta é possível criar uma sala de aula  integrada de colaboração entre os alunos impulsiona a comunicação digital e o compartilhamento de conhecimento.

 

6-Centro de Mídias: é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como o intuito de contribuir com a formação dos profissionais da área de educação e ofertar aos alunos uma educação mediada por tecnologia.

 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

         A mudança ocorrida na sociedade requer da escola um posicionamento mais atual. Exige-se das instituições de ensino que sejam motivadoras para novas descobertas e mediadora na construção de conhecimento.

Relembrando Paulo Freire:

 

 “Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não ser neutra, minha prática exigede mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer seja e a favor de não importa o quê. Não posso ser professor a favor a favor simplesmente do homem ou da humanidade, fase de uma vaguidade demasiado contrastante com a concretude da prática educativa.” (PAULO FREIRE, 1996, p. 63)

 

         
        A mudança na escola começa a partir de uma mudança pessoal e profissional em que prevaleça o respeito e a confiança entre aluno e professor .

As novas tecnologias têm alcançado o âmbito educacional, trazendo grandes perspectivas e desafios .Para lidar com novos recursos tecnológicos o professor deve estar capacitado e colocar-se no lugar de aprendiz.(Talvez essa seja uma grande  dificuldade abandonar as antigas práticas curriculares e aceitar as novas tendências tecnológicas).

 

                   Para finalizar, defendemos a ideia de que o ensino e a aprendizagem devem estar ancorados nos quatro pilares da educação, que segundo Delors (1999) são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver em comum e aprender a ser.

 

O aprender a conhecer, está relacionado ao exercício da atenção , do pensamento crítico e reflexivo para que o aluno possa se posicionar frente as  informações difundidas.

Aprender a fazer, tornar os discentes capazes de  enfrentarem diversas situações, e desenvolverem a capacidade de trabalho em equipe.

 

Aprender a viver juntos,  no sentido de estabelecer vínculos sociais através da compreensão do outro, do respeito , bem como a capacidade de administrar possíveis conflitos.

 

E por fim, Aprender a ser,  pressupõe uma aprendizagem  que proporcione aos envolvidos o desenvolvimento da autonomia do seu processo de aprendizagem, com discernimento e responsabilidade social.
 

 

       Enfim, para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça,  é preciso que professor e aluno, trabalhem num mesmo ritmo de cooperatividade, pois só assim obterão resultados  positivos para ambos os envolvidos no processo.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSTA, Rosa Maria E. M.; XEXÉO, Geraldo. Internet nas escolas: uma proposta de ação.Dez, 1997

Delors, Jacques. Educação: Um Tesouro a Descobrir. São Paulo: Cortez Editora). (1999).

DOWBOR, L. O espaço do conhecimento. In: A revolução tecnológica e os novos paradigmas da sociedade. Belo Horizonte, IPSO, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia.São Paulo: Editora: Paz e Terra, 1996.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, ed.34, 1993.

 MORAES, M. C. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas: Papirus,1997

 

 


SITES 

Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Disponível em:<https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>Acesso em 12 abr.2020.

 


Como inovar: 15 passos-para-adotar-tecnologias-em-sala-de-aula . Disponível em:<http://porvir.org/15-passos-para-adotar-tecnologias-em-sala-de-aula>Acesso em 02 abri 2020

 

 

Formação docente e novas tecnologias. Disponível em:Acesso em 08 abr.2020.

 

 

Professores e a tecnologia em sala de aula .Disponível em:<http://www.artigos.etc.br/os-professores-e-a-tecnologia-em-sala-de-aula.html>Acesso em 10 abr.2020.