Palavras-chave: Esteroides anabólicos. Efeito colateral.

Nas últimas décadas se redobrou a atenção ao corpo com o aumento de técnicas e administração com os corpos como dieta, musculação e cirurgia estética. Ambos os sexos dispõem de mais tempo, energia e investimento financeiro no consumo de bens e serviços voltados a construção corporal. Em contrapartida estudos apontam que em paralelo ao culto ao corpo tem aumentado a insatisfação das pessoas com seus corpos, assim como o consumo das chamadas “Drogas da imagem corporal” que são os esteroides anabólicos androgênicos ou anabolizantes (Iriart, 2009).

Para Machado & Ribeiro (2004), os Esteroides Anabólicos, quando usados de forma supervisionada por um médico especialista, seus efeitos colaterais são poucos, porém, o uso por razões estéticas ou sem sentido medicinais, em doses elevadas, traz consequências graves ao corpo humano.

Assunção (2002), relata a insatisfação com a aparência e a baixa autoestima são alguns dos motivos que levam as pessoas a consumirem esteroides anabólicos. Uma patologia que tem chamado a atenção é conhecida como anorexia nervosa reversa, ou seja, dismorfia muscular ou distorção da imagem corporal. Essa patologia faz com que as pessoas vejam seu corpo de forma não real levando a pessoa a sofrimento e prejuízos em várias áreas de funcionamento do indivíduo.Dessa forma, cresce a possibilidade de pessoas fazerem o uso de esteroides anabólicos com o objetivo de satisfazer ou reverter a imagem que o mesmo tem de si.

Efeito colateral do uso de esteroide anabolizante.

                      HOMEM

                    MULHER

Atrofia testicular

Alteração da voz

Ginecomastia

Pelos Faciais

Redução de espermatozoides

Irregularidades menstruais

Redução do nível de testosterona

Hipertrofia do clitóris

Impotência

Redução do tecido mamário

Infertilidade

 

Calvície

 

Oligúria e disúria

 

Fonte: (MACHADO & RIBEIRO, 2004)

Concluímos que o uso dos esteroides androgênicos anabolizantes possui várias restrições quando administrados de forma irregular, podendo trazer ao indivíduo sérios problemas patológicos, porém, quando o uso é feito de forma supervisionada, por um profissional especializado, o seu uso pode ser benéfico causando pouco efeito colateral.

REFERÊNCIAS

MACHADO, Anderson Geraldo. RIBEIRO, Paulo C. Pinho, Anabolizantes e seus riscos. Ver. Adolescência & Saúde, vol.1, n.4 Belo Horizonte - MG, 2004.

ASSUNÇÃO, Sheila S. Marques, Dismorfia Muscular.Ver. Bras. Psiquiatria. USP, São Paulo – SP, 2002.

IRIART, Jorge Alberto Bernstain et al,Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro – RJ, 2009.