Para usar o cinto de treinamento, que na realidade é como uma faixa na cintura toda vez que vamos para levantar pesos, para alguns é uma constante, enquanto que para outros é uma grande incógnita.

Mas é necessário saber o que faz e qual a função do cinto e, quando for apropriado a ser usado.

O cinto pode ser útil para levantar pesos, mas o seu uso continuado não é aconselhável.

E necessário quando a nossa atividade centra-se nos levantamentos de pesos no ginásio, e não apenas o trabalho muscular específico e nesses exercícios onde se compromete o abdômen e parte inferior das costas, para que possamos levantar o peso escolhido sem nós causar ferimentos.

É indispensável se você costuma iniciar com peso e a carga é aumentada gradualmente, os músculos estabilizadores da cintura se estiverem sem algum desenvolvimento. Isso nos permitirá não estar em risco, no entanto, se o peso usado é demasiado elevado para nós, os músculos abdominais e da área lombar, vão precisar de ajuda extra para estabilizar se e evitar alguma lesão.

Claro que, se vamos ao ginásio para nos tonificar, usando carga leve con halteres a utilização do cinto, não será adequada para usar todos os dias com todos os exercícios, porque não vai permitir que os músculos estabilizem o centro do corpo e se desenvolvam e fortaleçam. Isto é, se não se permitir que seja usada gradualmente, a musculatura atrofia.

Em seguida, o cinto é conveniente usar lho quando estamos num treino com uma grande quantidade de peso e, quando você considerar que esta carga é um fator de risco para a nossa região lombar.

Da mesma forma, aqueles que têm problemas nas costas, e que não devem sobrecarregar a área com elevados pesos, mas o ideal é treinar sem cinto, mas com as cargas apropriadas.

A faixa ou cinto pode recusar-se se nosso progresso é gradual e suave, de modo que, a cada carga se elevará paulatinamente, aumentando a força de estabilização que possuímos no meio do corpo.

Também pode se recusar usando o Aparelho multi função que permite ficar bem seguro no controle das funções e praticamente sem equilíbrio.

No entanto, o cinto de segurança lombar poderia dar-nos muito, em alguns casos, e, portanto, pode ser um parceiro de treino grande, você apenas tem que saber que o seu uso continuado não beneficia, porem deve ser usado em circunstâncias especificas e particulares.