Usabilidade na web 

Hugo Leonardo Maciel Queiroz 1 

Resumo

É fato que a internet tornou-se acessível a todas as pessoas, em consequência houve também um grande crescimento na diversidade das aplicações. Este artigo busca mostrar de que forma as pessoas se comportam na internet e como é a interação dos websites com essas pessoas. Para que haja essa interação de forma satisfatória é necessário que os sistemas utilizem critérios de usabilidade. O termo usabilidade é usado para descrever a qualidade de uso da interface de um sistema. Quando a usabilidade é utilizada de forma satisfatória durante o desenvolvimento de interfaces web, vários problemas podem ser eliminados. Através deste, saber-se-á que são muitos os benefícios que a utilização de boas práticas da usabilidade pode proporcionar para websites.

Palavra-chave: interação. Website. Usabilidade.

Introdução

Antigamente a internet era usada apenas nas universidades e pelo exercito para testes e trocas de informações, pois a internet não era acessível a todos como é hoje, onde pessoas de várias partes do mundo se comunicam. Em meados da década de 90 que a internet começou a alcançar a população em geral. O engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, a qual possibilitou a utilização de interface gráfica e o desenvolvimento de sites visualmente interessantes. Dai em diante o crescimento da web foi em ritmo acelerado. Para facilitar a navegação pela internet, criaram vários navegadores como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft. Dessa forma a internet passou a ser utilizada por várias classes sociais. Salas de chats tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo, os estudantes passaram a buscar informações para pesquisas escolares, entre outras funções.

Houve um grande crescimento no comercio eletrônico, pois as empresas descobriram na internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online disparam, transformando a internet em verdadeiros shoppings virtuais. Devido a esse crescimento a tecnologia para construção de interfaces web vem sendo progressivamente incrementada possibilitando o desenvolvimento de aplicações cada vez mais complexas. No decorrer deste processo evolutivo, o número de usuários e de sites web cresceram muito, tornando-se acessível a todos, e apresenta uma grande variedade de aplicações. Porém, observa-se que essa popularidade não quer dizer que os usuários estejam totalmente satisfeitos. É grande o numero de sites que são visitados somente uma vez pelos usuários, na grande maioria, isso ocorre não por que o conteúdo do site não interessa, mas sim porque os usuários não conseguem encontrar a informação que deseja buscar. Pode-se concluir que o a dificuldade em encontrar informações nos sites é o problema de usabilidade mais relatado pelos usuários.

Usabilidade

Primeiramente torna-se necessário definir usabilidade: “É a capacidade em termos funcionais humanos de um sistema ser usado facilmente e com eficiência pelo usuário.” Shackel (1992). A usabilidade de interação refere-se à qualidade de um sistema de ser compreendido, aprendido, utilizado e de ser atrativo ao usuário. Então quais facilidades e eficiências são essas: segundo (Nielsen, 1993): facilidade de aprendizado; facilidade de lembrar como realizar uma tarefa após algum tempo; rapidez no desenvolvimento de tarefas; baixa taxa de erros; satisfação subjetiva do usuário. Caso uma determinada interface tenha problemas de usabilidade, quando um usuário encontrar dificuldades para realizar uma tarefa, essas dificuldades podem ter origens diferentes e podem ocasionar perda de danos, diminuição de produtividade e até mesmo a rejeição do sistema por parte dos usuários.

Usabilidade é o termo técnico usado para descrever a qualidade de uso de uma interface (Bevan, 1995). É uma característica necessária aos websites, visto que interfaces com usabilidade aumentam a produtividade dos usuários, consequentemente aumenta a satisfação dos usuários. Essa é um critério de suma importância para a determinação da qualidade da aplicação. É importante saber que a usabilidade está diretamente ligada ao tipo de aplicação em questão, o perfil dos usuários, entre outros. Além disso, esses valores podem se modificar em função do tempo, levando em consideração o crescimento dos usuários, mudança dos requisitos e os recursos da aplicação e até mesmo a inserção de novas tecnologias.

A usabilidade na internet é muito importante, alguns fatores: se um sistema for difícil de usar, o usuário sai; se a página principal não for clara o suficiente para mostrar o que a empresa oferece e o que é possível fazer, o usuário sai; se o usuário se perder em meio ao site, ele sai; se demorar para carregar a página, o usuário sai. A maioria dos problemas relacionados à interface web trata-se de navegação, ou seja, os usuários têm dificuldades para encontrar a informação que procuram no site ou não sabem como retornar a uma página anteriormente visitada. Também existe o problema de recursos multimídia de maneira inadequada como, por exemplo, o uso de forma excessiva de cores numa mesma página.

Perfil do Usuário

Existem dois tipos de usuários: usuários pouco experientes e usuários muito experientes. Torna-se fundamental o desenvolvedor saber como o usuário pensa. Os hábitos dos consumidores virtuais não são muito diferentes dos hábitos dos consumidores reais. A tendência daqueles é olhar a página de um modo geral e clicam na primeira imagem ou link que lhe interessa, a verdade é que boa parte da página não é nem vista. Boa parte dos usuários procura o que interessa para clicar, assim que encontra ele clica. Então precisa-se saber como o usuário pensa. O usuário aprecia qualidade e credibilidade, pois o conteúdo é mais importante que o design; o usuário não lê toda a página, ele faz um scanner; o usuário é impaciente e quer ir direto ao objetivo, os sites lentos tem alta taxa de abandono; o usuário segue a intuição, para ele não importa como funciona o importante é ele conseguir usar; o usuário quer ter o controle da utilização do sistema.

Os recursos da web são utilizados quando os usuários procuram algo novo, portanto é nesse quesito que um site tem que ser mais competitivo. Existem estudos que dizem que em média os usuários gastam cerca de dois minutos visitando um site antes de decidir sair e ir para outro e que um site tem apenas 12% de probabilidade de ser visitado novamente. O desenvolvedor precisa utilizar algumas técnicas: não fazer o usuário pensar; não abusar da paciência do usuário; manter o foco de atenção do usuário; destacar os recursos e benefícios; usar textos objetivos; valorizar e priorizar a simplicidade; comunicar-se com linguagem visual; sempre realizar testes.

Falta usabilidade = Problemas

Os problemas de usabilidades que os usuários encontram na utilização de websites são vários, entre eles: uso do plug-in do flash - é importante saber que o flash não deve ser usado para navegação total, pois nem todos os usuários dispõem desse plug-in; multimídia e vídeos longos - podem deixar os usuários impacientes; incompatibilidade entre várias plataformas – devido ao grande numero de navegadores os web sites tem que se adaptar aos navegadores mais utilizados; rolagem – não são todos os usuários que rolam as páginas para visualizar todo o conteúdo, é importante desenvolver websites sem a utilização de rolagem; URLs complexos – não atraem os usuários pois não tem a tendência de digitar o endereço dos websites; Componentes de interface gráfica personalizados – os elementos devem estar posicionados em lugares comuns; Conteúdo ultrapassado – na maioria das vezes ocorre devido à falta de manutenção;

Fatores da usabilidade

É importante que os desenvolvedores entendam dois fatores primários: o usuário tem que conseguir usar; o usuário tem que querer voltar a usar. Pode-se identificar alguns fatores a serem observados para a determinação de um problema de usabilidade, veja:

  • Desempeno do usuário durante a realização de uma determinada tarefa: permite verificar a conclusão de tarefas, o tempo de realização da tarefa e se houve erros na realização da tarefa;
  • Satisfação subjetiva do usuário: é importante que o usuário esteja satisfeito, pois a satisfação reflete a ausência de problemas;
  • Correspondência com os objetivos do usuário: verifica se os o que o usuário realmente deseja foi alcançado;
  • Adequação à padrões: A aplicação de normas e recomendações durante o desenvolvimento da interface possibilita evitar problemas de sabilidade.

Algumas metas: facilidade de aprendizagem, o usuário consegue rapidamente explorar o sistema e realizar suas tarefas; efetividade, aumento da produtividade em função da curva de aprendizado; memorização, os usuários precisam memorizar as suas tarefas sem sobrecarregar suas interações; flexibilidade, o sistema e a interface devem ser flexíveis aos erros dos usuários; eficiência, menos trabalho e mais resultados; satisfação, conforte e segurança.

Benefícios da usabilidade

A utilização de boas práticas da usabilidade em sistemas web proporciona vários benefícios para a gestão do projeto, para a equipe de designs, para as equipes de documentação, para as equipes de suporte, para os utilizadores e também para o negócio. Entre eles: menor custo em desenvolver os sistemas; menor custo na manutenção desses sistemas; aumento nas vendas; retenção de consumidores; aumento na taxa de sucesso; aumento na eficácia; mais tarefas em menos tempo; menor custo de treinamento; aumenta o nível competitivo, pois os clientes esperam conseguir produtos de fácil utilização; melhora a gestão de riscos, pois permite testar o produto e tomar decisões antes de sair para o mercado; demostra como os usuários utilizam a internet, os testes de usabilidade permitem saber o que os usuários usam e como usam; diminui a necessidade de manuais de utilização, visto que a interface é mais intuitiva.

Dicas de usabilidade

Existem várias maneiras de melhorar a usabilidade de websites. Algumas dicas simples que podem ser implementadas: usar espaços em branco – espaços entre os elementos das paginas para separar as seções, dessa forma diminui-se a poluição visual; conteúdos gráficos – fotos e imagens podem melhorar quando substitui grandes textos, porem evitar fotos e imagens sem sentido; alinhamento – criar uma hierarquia visual clara, possibilita organização de todo o conteúdo da página; cores e contraste – a cor do texto e a cor do fundo precisam estar em alto contraste pois facilita a leitura, usar cores para realçar informações, utilizar destaques de cor para atrair o olhar do usuário, usar cores iguais para elementos relacionados; objetividade – evitar palavras desnecessárias que apenas ocupam espaço na página;

Conclusão

Este artigo descreveu os conceitos que envolvem a usabilidade, os problemas que ocorrem devido a falta de boas praticas de usabilidade, os fatores da usabilidade, as dicas de usabilidade, os benefícios que ela proporciona e as características dos usuários que utilizam a web. Torna-se importante frisar que o objetivo principal da utilização de boas praticas na web é melhorar a interface e não apenas analisar o quanto uma interface é importante. Através deste artigo desenvolvedores poderão ter uma melhor visão em relação à usabilidade na web, e observar que a utilização de boas praticas de usabilidade identifica os problemas e auxilia a equipe de desenvolvimento a solucionar esses problemas e melhorar a interação do usuário com a aplicação.

Referências Bibliográficas

Oliveira, Wellington, A experiência do usuário na web, disponível em: <http://www.slideshare.net/softpalm/a-experincia-do-usurio-na-web>, acesso em: 19, fev., 2013.

Janaína, Usabilidade na web, disponível em: <http://usabilidadenaweb.com.br>, acesso em: 19, fev., 2013.

Tezza, Rafael. USABILIDADE NA WEB: Projetando websites com qualidade, disponível em: < http://www.labeee.ufsc.br/~luis/egcec/semliv/usab.pdf>, acesso em: 20, fev., 2013.

Dianara, Lima. Usabilidade na Web, disponível em: < http://www.comp.ita.br/~gian/tes04/trabalhos/usabilidade-all.signed.pdf>, acesso em: 20, fev., 2013.

Oliveira, Gabriel. Usabilidade na web: Como desenvolver, disponível em: < http://www.seomaster.com.br/blog/post/usabilidade-na-web-como-desenvolver>, acesso em: 20, fev., 2013.

Gomes, Daniel. Erros de Usabilidade em Web Design, disponível em: < http://www.acessibilidadelegal.com/13-erros.php>, acesso em: 20, fev., 2013.