UNIVERSIDADE ABERTA
Por Henrique Araújo | 17/02/2010 | EducaçãoUNIVERSIDADE ABERTA
Universidade aberta é um conjunto de faculdades reunidas que transmitem seus ensinamentos para outras regiões por ondas de rádio, TV, Internet e através de correspondência. Elas existem na maioria dos países avançados do mundo inteiro e agora também com bastantes atividades no Brasil.
No Brasil estes cursos começaram há algum tempo atrás. Iniciamos praticamente com o antigo MOBRAL que era um curso de alfabetização criado pelo governo para acelerar a alfabetização de adultos. Passou-se depois pelo TELECURSO que era transmitido via TV para todo o país.
Na verdade, com as dimensões e as dificuldades de acesso às regiões necessitadas, este tipo de trabalho foi muito importante. Hoje passamos aos cursos universitários também. Há muitos cursos que podem ser dados à distância sem nenhum problema, mas o incentivo para isto deve ser dado sempre. Quem mora lá no meio da floresta Amazônica precisa de um meio diferente para receber as instruções para seu aprimoramento educacional.
Cursos como Geografia, História, Letras, Línguas, Matemática, Sociologia, Filosofia e outros podem muito bem ser ministrados via rádio, TV ou computadores.
Uma universidade deste tipo tem muito mais economia, pois não precisa deslocar toda uma estrutura de uma sala de aula para regiões de difíceis acessos.
Hoje em dia as ondas de comunicação chegam a todas as regiões do país e ficou muito mais fácil. Claro que o aluno deve ter força de vontade, já que o professor está muito distante e muitas vezes não tem como fazer perguntas.
Aqui no Brasil a gente depara com uma série de problemas para levar uma educação em todo o pais. Temos o problema da distância, o problema de combustível, o problema de professores, material didático, etc.
A universidade aberta deve ser implantada sim neste país, ser melhorada e expandida. O povo do sertão também merece receber boas instruções profissionais.
E graças a Deus o governo criou vários cursos para aprimorar ainda mais o conhecimento de nossos professores das zonas rurais. Veremos o resultado deste esforço no decorrer dos anos.