Unhas e unhas

Por R F | 06/04/2010 | Saúde

Todos sabemos que, apesar de o interior dever contar sempre mais quando se pensa sobre alguém, a aparência é algo que influencia, muito, independentemente da nossa vontade, a nossa vida. Se temos excesso de peso, muitas vezes, sentimo-nos mal e consideram-nos descuidados. Se não nos vestirmos apropriadamente para uma entrevista de trabalho pode acontecer que não nos escolham, se nos vestidos sempre de preto é porque gostamos, logo, de sangue e heavy metal ou se gostarmos de mini-saia julgam-nos logo "namoradeiras". É injusto, e muitas vezes completamente incorrecto, mas é a simples e dura verdade. A maneira como nos apresentamos, física e esteticamente, é o que atrai ou repele as pessoas é o que permite a nossa primeira imagem na mente de alguém.


A aparência do nosso cabelo, por exemplo, é uma coisa que pode suscitar comentários (falo por experiência própria), o facto de gostarmos de o colorir pode, por vezes, dar-lhe um ar seco e  até mesmo estragado e isso dá-nos um ar “despenteado”, eu, por exemplo, resolvi com um enorme corte de cabelo e uma bela de uma máscara, a diferença é bastante notória) mas sei que muita gente fez cara feia quando olhou para mim. Mas, honestamente, se há coisa que valorizo muito na apresentação de uma pessoa (especialmente na minha) e que, há quem dê muita atenção e quem não ligue minimamente, são as unhas. Sim, aquelas coisinhas compridas ou curtas, pintadas ou simples, roídas ou por cortar. Para mim, as unhas também são, como diz o cliché, um “convite de visita”, podem suscitar ideias erradas sobre nós (por termos restos de verniz ou por estarem simplesmente sujas) e por vezes pensamos que ninguém repara mas isso não é verdade.


Li há pouco tempo, num artigo relativo à saúde que devemos preocupar-nos bastante com o aspecto das nossas unhas pois estas não importam somente pela impressão que causam no olhar de terceiros mas, principalmente, porque as condições em que se encontram revelam um pouco o estado de saúde que temos. Eu, por exemplo, apesar de nunca ter roído e de tratá-las diversas vezes, quer queira quer não, tenho-as bastante fracas e quebradiças, sabe o que isto quer dizer? Que não só deveria beber mais leite (pela falta de cálcio que posso ter) mas que também me faltam vitaminas, tais como a A, B e a E e que posso estar anémica ou sofrer de problemas de tiróide. Saiba que todas as manchas ou tons que lhe surjam nas unhas querem dizer algo. Por exemplo, se for fumadora talvez fique com as unhas amareladas, pois saiba que o acto de fumar não é o único motivo, pode consumir em excesso vitamina A (que torna não só as unhas mas a nossa pele amarela), que pode sofrer de problemas hepáticos ou, nomeadamente, de diabetes. Assustador, não é? Se as suas unhas lhe parecerem rosadas também não julgue que é normal pois pode sofrer do coração, ter tumores ou estar a tomar em demasia medicamentos coagulantes e sabe quando se têm riscas esbranquiçadas nas unhas (na horizontal)? Acredite que não é somente de arranjar as unhas com frequência pode mesmo significar que pode ter alguma insuficiência pulmonar ou cardíaca e que também pode estar anémica.

Não escrevo isto para que, cada vez que virmos qualquer falha numa unha, entremos em pânico. Só que, sinceramente, não sabia que podia querer dizer tanta coisa, que a maneira como temos as unhas não é, de longe, apenas um aspecto estético, é um sinal de um problema que pode ser bastante sério. Por isso, caso ache que tenha algum destes sintomas (alguma destas manchas) pergunte ao seu médico, não se assuste e assim que estiver resolvido vá perder uns bons minutos numa manicure. Deixe as suas unhas esbeltas e as suas mãos bonitas prontas para receber o mais belo anel de noivado.