UMA VISÃO SOCYET INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA

RESUMO

O presente artigo trata da interdisciplinaridade que é um termo que não tem significado único, possuindo diferentes interpretações, mas em todas elas está implícita uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca da unidade do pensamento. Desta forma a interdisciplinaridade difere da concepção de pluri ou multidisciplinaridade, a qual apenas justapõe conteúdos.

ABSTRACT

This article deals with the interdisciplinary that is a term that has no single meaning, having different interpretations, but in all of them is a new attitude on implicit knowledge, a change of attitude in search of pensamento.Desta form interdisciplinary unit differs from designing multidisciplinary or multi, which juxtaposes only content

RESUMEN

Este artículo trata de lá interdisciplinaridade que ES um término que tine um significado único, que tinem diferentes interpretações, pero em todos os elos ES una Nueva atitude em ele conhecimento implícito forma um cambio de atitude em busca de pensamento. Desta unidade interdisciplinar ia difere de dissenso multidisciplinar o de vários, que único contendo.

- 3 -

INTRODUÇÃO

Para entender os processos de aquisição de conhecimentos que são as disciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, transciplinaridade e holística. Temos então o desafio de assegurar a abordagem global da realidade, através de uma perspectiva holística,transdisciplinar.Onde a valorização é centrada, não no que é transmitido, e sim no que é construído. Assim a prática interdisciplinar nos envolve no processo de aprender a aprender.

A interdisciplinaridade é uma temática que é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas. É compreender, entender as partes de ligação entre as diferentes áreas desconhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades ultrapassar o pensar fragmentado. É a busca constante de investigação, na tentativa de superação do saber. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Picuns) orientam para desenvolvimento de um currículo que contemple a interdisciplinaridade como algo que valem da justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evite a diluição das mesmas de modo a se perder em generalidades. O trabalho interdisciplinar precisa “partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários” (BRASIL, 1999, p. 88-89).

Dessa forma, a finalidade da interdisciplinaridade é de ampliar uma ligação entre momento identificador de cada disciplina de conhecimento e o necessário corte diferenciador. Não se trata de uma simples deslocação de conceitos e metodologias, mas de uma recriação conceitual e teórica (PAVIANI, p. 41, 2008).

A importância da interdisciplinaridade no conhecimento escolar

 

Entre os princípios pedagógicos que estruturam as áreas de conhecimento destaca-se como principal, a interdisciplinaridade. “Para observância da interdisciplinaridade é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam saberes (Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002, pág. 88)”.

Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.

 Assim como um tema “O MEIO AMBIENTE” onde o aluno e professores são sujeitos de sua própria ação nas pesquisas e se engajam num processo de investigação, redescobertas e construção coletiva de conhecimento, que não considera a divisão das disciplinas. Ao compartilhar ideias, ações e reflexões, cada participante é o ator e autor do processo construtivo.

- 4 -

JUSTIFICATIVA

Sabendo-se a postura interdisciplinar incita o pensamento em direção ao enfrentamento de tensões que se  criam durante o seu processo de elucidação, o que possibilita a superação de dicotomias tradicionais da visão de mundo mecanicista. Esta o desafio de explicar tal processo da linguagem rico em valores.

- 5 -

METODOLOGIA

O artigo ora apresentado na parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa – ação, isto é, não tem apenas a pretensão de observar e analisar, mas também de intervir causando um desenvolvimento das relações de todos os envolvidos com o tema .  O referido artigo constará de sensibiliza em torno da predisciplina. Fazer também a interligação com a multidisciplinaridade e todo processo.

- 6 -

- 9 -

. CONCLUSÃO

Por isto tem que haver a interdisplinaridade nas escolas com temas como meio ambiente ,tecnologia , geográfica e etc. Temos então a interdisciplinaridade como um campo aberto para que de uma prática fragmentada por disciplinas  possamos estabelecer novas competências e habilidades através de uma postura pautada em uma visão holística do conhecimento para os processos transdisciplinares

- 10 –

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2. ed.

Campinas: Papirus, 1995.

____. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Edições

Loyola, 2002.

GRECO, M. Interdisciplinaridade e Revolução do Cérebro. São Paulo.

Pancast, 1994.

JUPIASSU, H. O Sonho Transdisciplinar e as Razões da filosofia. Rio de

Janeiro: Imago, 2006.

____. O Espírito Interdisciplinar. Cadernos EBAPE.BR3, v. 4, n. 3,

2006. Disponível em: http://www.portugaliza.net/num06/Hilton_

Jupiassu_O_espirito_interdisciplinar.pdf. Acesso em: 2009.

KRAUSZ

João Pessoa

2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TITULO: UMA VISÃO SOCYET INTERDISCIPLINAR NA ESCOLAR

 

 

 

AUTOR: GILDASIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

FILIAÇÃO: JOÃO TEIXEIRA COUTINHO E

                  DALVANIRA RODRIGUES TEIXEIRA