POLÍTICA BRASILEIRA: VERGONHA NACIONAL!   

Professor Me. Ciro José Toaldo

.

Política é uma palavra de origem Grega, relacionada com “Pólis” que significa cidade, portanto, ‘político’ é quem deve cuidar da cidade e do bem estar do povo! Essa relação de política e seu real significado geram revolta, repugnância e vergonha ao se constatar a conduta de muitos políticos no Brasil. Chegamos ao fundo do poço, não bastassem outros escândalos, agora a CPI do Cachoeira com o flagrante do SBT, levado ao ar na semana passada, isso demonstra quanto nossa política é vergonhosa. E saber que precisamos votar nesse ano!

O flagrante do SBT na CPI do Cachoeira, na quinta-feira (17/05), mostrou legisladores dormindo, tomando chimarrão, aquilo representa um circo, onde os palhaços são os cidadãos que pagam impostos e devem ficar quietinhos! O flagrante mostrou o líder do governo na Câmara, deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), flagrado enviando uma mensagem de texto pelo celular para o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Na mensagem, Vaccarezza tranquiliza Cabral: "A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu [sic]".

Desta forma funciona a vergonhosa política, em Brasília tudo se acerta – inclusive os cargos políticos que serão entregues na eleição de outubro deste ano. Competência, vontade de trabalhar e carreira no serviço público, foram banidas das estratégias dos politiqueiros. No Brasil só funciona o velho jargão: “Toma Lá Dá Cá”. Desculpe pela franqueza, pois nossa indignação com os politiqueiros, especialistas em traquinar politicagem que os fazem perpetuar-se no poder, chegou ao limite e triste é saber que vivemos numa democracia, onde o povo tem a oportunidade de mudar esse cenário!

Sou um cidadão que cansou de ver essa safadeza chamada politicagem, não espero muito desses legisladores que não se envergonham com a corrupção e pensam em seu bolso, fazem tudo ‘às escuras’ e demonstram não se importar com o Brasil. Meu saudoso pai que foi vereador vários vezes, mas nunca recebeu por essa função, dizia ele: “Ciro, hoje a maior parte dos envolvidos na política é para fazer seu ‘pé de meia’, esses politiqueiros não estão muito preocupados com o povo”. Esse foi meu pai, adorava política, por ela brigava, mas morreu como homem íntegro, tendo apenas uma aposentadoria que nem custeava seus gastos com saúde, deixou seu único capital: a casa onde minha mãe reside.

Na verdade, ética, hombridade são virtudes que desapareceram do meio político, foram trocadas por corrupção, desonestidade, sonegação, falsidade ideológica, abuso de prerrogativas e lavagem de dinheiro! Isso é o caos e não existe nenhum tipo de mobilização da população! Os franceses nas ultimas eleições mudaram os rumos do país, elegeram um presidente com outra linha de governabilidade.

            Tratando-se de Brasil, tudo continua como está, pois nesse país os ‘vencedores’ continuam sendo os mais ‘espertos’ e ‘fortes e heróis’ é quem sabe tirar vantagem em tudo. Os fracos se danem, paguem impostos, cumpram a lei e calem a boca! 

A vergonha é tanta que chegamos ao escárnio (zombaria/sarcasmo) da política, aonde seus representantes revelam que na prática se abre espaço para ocultar tudo que leva ao apadrinhamento de fortuna (no mundo da política brasileira não falta dinheiro). A CPI do Cachoeira (logo vai virar em pizza), demonstra como existem pessoas com “rabo preso” e com cumplicidade, principalmente entre empreiteiros e políticos. Fatos como esses mostram o atrasado e a perpetuação do vício histórico da política.

Desculpem, mas não consigo conviver com essa pouca vergonha que tomou conta da política brasileira, enquanto a educação não recebe a devido atenção, os educadores, entre eles os das Universidades Federais precisam recorrer à greve para serem atendidos pelo governo federal! Esse é o país da pouca vergonha, onde para educação e saúde sempre falta dinheiro, mas para os politiqueiros a ‘grana’ é tanta que até na ‘cueca’ pode ser guardada! E nosso povo assiste tudo tranquilamente esperando a chegada dos candidatos para vender seu voto! Algo deve ser feito e com urgência, pois os políticos estão desacreditados, mas não estão nem ai, pois sabem que com suas artimanhas vão continuar no poder e prosperando! Até quando? Quantas vezes ainda teremos que ver casos como do Cachoeira sendo jogados na imprensa e tudo continuando na mesma? Acorda meu Povo!