Uma reflexão após Google Penguim

Por Adriano Luz | 27/12/2012 | Tecnologia

Devo admitir que nunca dei tanta atencão as mudanças de algoritmo do Google em meus blogs, mais com as mudanças ocorridas em 2012 confesso que agora estou bem mais preocupado. A evolução dos algoritmos do Google, com Panda e Penguim, embora tenha sido anunciado que afetou apenas 3% dos resultados das buscas, casou um certo pânico em alguns webmasters ao longo do ano de 2012, mais precisamente após o mes de Abril. A partir de agora, os algoritmos estão muito mais rigorosos com os abusos cometidos pelos webmasters na tentativa de iludir os mecanismos de busca e obter melhor posicionamento das buscas nas palavras-chave desejada. Desta forma, muitos webmasters lucravam com programas de afiliados cpc e de outros tipos.

Mais enfim, o que mudou?

Basicamente podemos dizer que o Google panda fez mudanças nos rankeamentos para quem comete faltas na otimização on-page, que significa otimização dentro da própria página. Faltas essas como abuso de palavras-chave, redirecionamento para páginas com conteúdo suspeito, falta de qualidade de artigos e etc. Isto já havia ocorrido desde 2011, porém o Panda é aperfeiçoado quase que mensalmente com seus updates. Já o Google Penguim veio para rebaixar dos resultados sites que cometem faltas gravas com a otimização off-page, que são os links externos. Muitos webmasters cometidam o erro de criar diversos links "não naturais" na tentativa de burlar os mecanismos de busca, o que agora esta tendo consequencias graves na era pós Penguim. Este algoritmo fez com que grandes empresas despencassem dos resultados das buscas e que consequentemente amargassem grandes prejuízos após o lançamento do Penguim. Felizmente, em meu principal blog o http://afiliados-na-web.com não tive nenhum problema com estes algoritmos.

Mais o que fazer se meu site foi punido?

O primeiro passo é detectar o motivo na qual o site foi punido ou rebaixado. Existe uma grande diferença entre punição e rebaixamento, para os casos de punição o site é removido dos resultados do Google, já o rebaixamento ele apresenta uma queda nos resultados, podendo ser significativa ou não. Os casos onde ocorre a punição, o problema é mais grave, porém normalmente o webmaster é avisado através do Google Webmasters Tools sobre o motivo desta punição. Já nos casos onde ocorre apenas uma queda nos resutados, a identificação do problema ocorrido pode ser mais dificil, pois o webmaster deverá entender as regras dos buscadores (guidelines) e verificar o que tem feito de diferente para tentar corrigir o problema em definitivo. Após resolver o problema que gerou a punicão, o webmaster deverá enviar um pedido de reconsideração para o Google através do Webmasters Tools, porém o que recomendo é que somente envie este pedido se realmente tiver corrigido o problema. Já o problema na queda dos resultados, a medida em que é resolvido os resultados voltam a aparecer (lembrando que é um processo lento).

Para quem trabalha certo, o impacto é zero!

Isso posso afirmar com toda certeza, todos os webmasters e bloggers que trabalham de forma correta e de acordo com as guidelines do Google, jamais terão problemas com queda nos resultados e punições. Precisamos entendendo melhor as práticas saudáveis de SEO e não tentarmos "enganar" os mecanismos de busca, pois a qualquer momento estamos sujeitos a este tipo doe problema se não praticarmos o SEO correto.

De qualquer forma, fica a minha sugestão: Tomem cuidado com o Zoológico do Google, já veio o Panda e o Penguim. Qual será o próximo?