UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR O TEMA DEMOCRACIA, NO ENSINO MÉDIO, NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS

JOSÉ MARIA MACIEL LIMA[1] 

 

Escola Estadual de Ensino Médio Soraya Marques Chayb

Diretora: Irailde de Almada Carvalho

Professor: José Maria Maciel Lima

Disciplina: Filosofia

Nível de Ensino: Ensino Médio       Série: M2TR02      Turma: Única  

Tempo aproximado: 08 horas/aulas

 

Conteúdo: Democracia

 

Objetivo geral: Compreender a organização funcional e administrativa do sistema de governo democrático no Brasil e relacionado com a comunidade em que vive. 

 

Objetivos específicos:

  • Compreender e discutir aspectos relevantes da democracia;
  • Trocar ideias sobre a democracia e suas características, sobretudo no Brasil;
  • Vivenciar a diversidade na valorização de diferentes aspectos da democracia dentro de um grupo social.

 

SIMPÓSIO

 

DISCIPLINA: FILOSOFIA

TEMA: DEMOCRACIA

 

A turma em que realizará o Simpósio é composta por 28 alunos, sendo que, um deles é DA (deficiente auditivo). Por isso, pretende-se elaborar uma proposta que seja capaz de incluir nas atividades descritas nesse instrumento didático todos os alunos, sem exceção, inclusive, esse aluno com necessidades educativas especiais.

Para tanto, salienta-se que na realização dessa proposta, o tempo utilizado será de oito (08) horas/aulas, ou seja, dois momentos, sendo que, cada um desses momentos, serão divididos em quatro (04) horas/aulas (manhã e tarde).

O tema será dividido em quatro (04) subtemas, consequentemente, formar-se-á quatro (04) equipes, cada uma com cinco (07) componentes. Para a organização e sucesso do simpósio, será sugerido que cada equipe eleja um membro para dirigir as atividades em grupo, mas as decisões em relação aos recursos metodológicos e outras serão tomadas conjuntamente, pela equipe. Vale ressaltar que, a divisão dos subtemas se dará através de sorteio, que ficará organizado da seguinte forma:

1. GRUPO – "Constituição Brasileira": forma de governo. Disponível em: (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm).

2. GRUPO – Como e para que se estabelece um governo democrático. Disponível em: (http://educacao.uol.com.br/filosofia/democracia-1-como-e-para-que-se-estabelece-um-governo-democratico.jhtm).

3. GRUPO – Democracia: Participação direta e indireta. Disponível em: (http://educacao.uol.com.br/historia/democracia-2-participacao-direta-e-indireta.jhtm).

4. GRUPO – Liberalismo e democracia: As bases filosóficas da democracia. Disponível em: (http://educacao.uol.com.br/historia/liberalismo-e-democracia-as-bases-filosoficas-da-democracia.jhtm).

PROCEDIMENTOS QUE NORTEARÃO O SIMPÓSIO

 

Para não sobrecarregar apenas um membro da equipe e considerando a aprendizagem individual de cada integrante, será usada a seguinte estratégia: todos os componentes de cada equipe terão que estudar o seu tema por completo, sem divisão das famosas “partes”, sendo que, será sorteado apenas três (03) componentes de cada grupo para verbalizar o trabalho. Neste momento, cada equipe terá que apresentar em Datashow o seu trabalho de forma resumida, sucinta e didática, para que o aluno surdo possa ler e compreender o assunto que está sendo trabalhado e assim interagir com os debates que surgirão no decorrer da aula.

Além disso, cada equipe será responsável em elaborar um resumo (digitado e impresso) do seu tema e distribuir para cada aluno da turma uma cópia. Este resumo deverá obedecer à ordem da apresentação das equipes. Com isso, pretende-se incluir todos os alunos nas atividades. Desse modo, o presente resumo, deverá ser elaborado em conjunto por toda a equipe.

Para a preparação e elabora do material que será apresentado no simpósio, será dada por parte do professor suporte no sentido de tentar sanar as dúvidas dos alunos. Para isso, as equipes terão tempo para se preparar. Nos encontros, para a preparação do evento, o membro responsável da equipe se responsabilizará em elaborar uma folha de frequência para registrar as presenças e faltas dos membros de cada grupo, uma forma de exigir que todos participem das atividades.

Cada equipe terá quarenta (40) minutos para se apresentar. Durante as apresentações não será permitido à plateia se manifestar. Somente após a apresentação de cada grupo serão abertos os debates sobre o tema em estudo. Esse momento terá a duração de 35 minutos. Assim, cada equipe terá uma (01) hora e quinze (15) minutos para se apresentar. Desse modo, a plateia pode se manifestar contribuindo com o assunto, acrescentado ou lançando perguntas à equipe.

A participação e interação do aluno DA (deficiente auditivo), nos debates, se dará da seguinte forma: o aluno elaborará a sua pergunta e um dos membros da equipe será responsável em copiá-la e projetar no Datashow em seguida ler para toda a turma. A resposta da equipe que estiver sendo questionada, além de verbalizada, deverá ser também escrita e projetada para que o aluno surdo possa ter acesso às informações da mesma forma.

Vale ressaltar que neste momento os alunos não sorteados terão a oportunidade de se manifestar para também serem avaliados em suas colocações. O aluno que não se pronunciar será avaliado da seguinte forma: por exemplo, se a nota do grupo for (4,0), essa nota será divida por (2). Assim, o aluno receberá a nota (2,0), veja: (4,0/2 = 2,0). Desse modo, a participação de todos, sem exceção, é fundamental.

Considerando a organização e o sucesso do evento, será levado em conta o seguinte: se por ventura houver equipe que ultrapassar esse tempo, será penalizada na avalição. Pois, é necessário que um aluno de Ensino Médio saiba organizar o seu tempo e tenha o domínio de síntese de conteúdo, isso fará com que a exposição não se torne algo enfadonho e “chato” (usando uma linguagem coloquial).

 

Diante do exposto, podem-se resumir os procedimentos para o dia do Simpósio:

  • Cada equipe terá uma (01) hora e quinze (15) Minutos para se apresentar;
  • No decorrer da preparação para o evento será dado suporte para que os alunos preparem o material para a exposição do trabalho;
  • Nos encontros para preparação do evento será registrado pelo membro responsável da equipe as presenças e faltas dos componentes;
  • Todas as equipes deverão apresentar seus subtemas em Datashow, com descrição detalhada do assunto, com letras visíveis e fáceis de ler, para incluir e facilitar a participação de todos nas atividades, inclusive do aluno DA (deficiente auditiva);
  • Cada equipe será responsável em elaborar um resumo (digitado e impresso) do seu tema para distribuir para toda a turma uma cópia;
  • Apenas três membros de cada equipe poderá verbalizar o trabalho;
  • A escolha dos alunos que irão verbalizar o trabalho se dará através de sorteio;
  • Enquanto os alunos sorteados estiverem expondo o assunto à plateia não pode se manifestar;
  • Após a exposição de cada grupo serão abertos debates sobre o tema tratado;
  • A participação do aluno surdo se dará da seguinte forma: o aluno elaborará a sua pergunta e um dos membros da equipe será responsável em copiá-la e projetar no Datashow em seguida ler para toda a turma.
  • A resposta da equipe que estiver sendo questionada, além de verbalizada, deverá ser também escrita e projetada para que o aluno surdo possa ter acesso às informações da mesma forma.
  • Nos debates os alunos não sorteados terão a oportunidade de se manifestar;
  • O aluno que não se pronunciar será penalizado na avaliação;
  • A avaliação se dará de quatro formas:
  1. Primeiramente, será avaliado o grupo considerando alguns aspectos como: organização do grupo, tempo, domínio do conteúdo, recursos didáticos (se foram adequados), interação da equipe com a plateia. Essa avaliação terá o peso (3,0 pts.).
  2. Após a avaliação do grupo, cada membro será avaliado individualmente, considerando os seguintes pontos: domínio de conteúdo, organização e verbalização/exposição (de forma escrita) das ideias, postura ao se pronunciar, grau de formalismo da linguagem utilizada e interação com a plateia. Essa avaliação terá o peso (3,0 pts.).
  3. Após essa atividade, em outro momento, será feita uma avaliação individual que envolverá todos os temas abordados no simpósio, que terá o peso de (3,0 pts.).
  4. Além disso, cada aluno terá que fazer um relatório individual, por escrito, do evento. Está atividade terá o peso de (1,0 pts). Assim, as quatro avaliações somarão um total de (10,0 pts.).
  • A equipe que ultrapassar o tempo estabelecido será penalizada na avaliação.

 

Espera-se que com esse instrumento metodológico todos os alunos, sem exceção, sejam estimulados a interagir manifestando suas opiniões sobre cada tema trabalhado e construir a partir de debates, conflitos ideológicos seu próprio conhecimento de cada assunto tratado no simpósio.

 

RECURSOS

 

Materiais: Data show, TV, DVD, Quadro branco, Pen-drive, Papel A4, Notebook, micro fone, Livros, apostilas.

Humanos: professor, alunos e demais participantes.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, formativa e somativa. Para tanto, será considerado o desempenho em grupo e individual, de cada aluno, em relação à construção do conhecimento no decorrer das explanações dos temas. 

REFERÊNCIAS

 ARANHA, M. L de A. & MARTINS, M. H. PFilosofando. São Paulo, Moderna, 1992.

 CHAUÍ, M. Convite à FilosofiaSão Paulo, Ática, 1994.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: História e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006.

 

SITES CONSULTADOS

 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm - Acessado em 07 de Set. de 2012, as 21: 00.

http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult1704u68.jhtm - Acessado em 07 de Set. de 2012, as 22:30.

http://www.oeducador.net/index.php/component/content/article/65-filosofia/256-discutindo-democracia - Acessado em 07 de Set. as 10:15.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm - Acessado em 07 de Set. de 2012 as 15:30.

[1] Professor da rede Estadual e Municipal de Ensino, Licenciado Pleno em Letras/Português - UFPA, Letras/Espanhol-UNIUBE, Letras Inglês-UFOPA, Graduado em Filosofia pela FPA, Especialista em metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia-UNIASSELVI e Ensino de Língua Espanhola-UNICAM. E-mail: [email protected].