UMA NOVA VISÃO HUMANA SOBRE O MEIO AMBIENTE

Por IVANIL FERNANDES DA SILVA | 02/09/2015 | Educação

A humanidade mudou muito sua atitude em relação ao meio ambiente, mas ainda não abriu mão da exploração desenfreada dos recursos naturais.

A Própria formação econômica e social que cobriu vastas regiões da Europa durante a Idade Média, o feudalismo refletiu em alguma medida uma noção meramente utilitária do mundo natural. As grandes áreas denominadas pelos senhores feudais chamadas de domínios eram divididas em terras para agricultura, construções e reservas senhoriais. Esta ultima não passava de uma floresta que servia exclusivamente ás necessidades do senhor feudal, como a caça e o corte da madeira. Os tempos mudaram os governos e organizações do mundo inteiro tem tentado colaborar entre si, fechando acordos de preservação ambiental que visam melhorar a nossa utilização do planeta nos anos que virão. Porém, infelizmente, a tentativa de preservar o planeta tem tido pouco sucesso entre governos principalmente ás pessoas estão se conscientizando que tudo que rege o meio ambiente é um recurso esgotável, se não tivermos como meta a preservação ambiental o nosso planeta está condenado á destruição.

Temos uma arma a favor da preservação ambiental que é a mídia apesar de  não fazer  o papel de educador porque lhe falta também uma formação específica no campo educacional e principalmente no científico. Mas tem como principal meta a informação e a pesquisa nas temáticas abordadas, o objetivo não só de informar, mas de formar e colaborar com a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Este é um trabalho que não depende exclusivamente do jornalista, mas também de suas fontes de informação, e principalmente, dos que geram a informação científica.

 A mídia emprega uma linguagem adequada ao nível de compreensão das massas. Nos tempos atuais, a comunicação passou a fornecer subsídios para que a humanidade se coloque diante de si mesma numa perspectiva de avaliação de seu passado, da trajetória de seu desenvolvimento e da projeção de seu futuro, como assinala Ramos (1995, p. 13). Para esse autor, o monitoramento global proporciona aos cientistas o acesso a dados fundamentais para a pesquisa ambiental em suas várias manifestações disciplinares, da mesma forma que os acontecimentos sócio-políticos, artísticos, esportivos, meteorológicos.

Tenhamos a noção que o planeta Terra foi criado para viver num paraíso, ou seja, um ambiente que lhe proporcionasse condições de vida, mais atualmente está morando num ambiente destruído.