Freud fará uma compreensão detalhada sobre o inconsciente. Primeiramente, entende-se, pelo viés psicanalítico, que elementos psíquicos podem estar presentes na consciência e no momento seguinte, ausente. Tendo em vista que os elementos ‘ausentes’ podem retomar a consciência. Desta forma, percebe-se a existência de uma atividade pré-consciente (latente) na qual passa para a consciência sem dificuldades e uma atividade inconsciente que permanece e parece ficar isolada da consciência.

Entende-se, também, por ‘ideias latentes’, de primeiro tipo, como pré-conscientes, reservando, assim, o inconsciente para o último tipo, no qual será estudado nas neuroses. Freud preocupar-se-á em distinguir bem o consciente do inconsciente.

 Ele entende o consciente como algo que está presente em nossa consciência e no qual nos damos conta. O inconsciente é uma concepção na qual não estamos cientes. Contudo, percebe-se que o inconsciente está entrelaçado com a consciência, de forma ativa e dinâmica. Freud dará exemplos das pacientes histéricas, sugestões na hipnose e, até mesmo, dos atos falhos.

Compreende-se então, que não é impossível o inconsciente penetrar no consciente, mas salienta-se que para isto, é necessário esforço. O que será chamado de repulsão e resistência. Freud entenderá que todo ato psíquico começará no inconsciente e que pode permanecer ou evoluir para a consciência, dependendo da resistência.

Igualmente, outro ponto muito importante para Freud, será os sonhos. A psicanálise se fundamenta na análise dos sonhos e a interpretação dos mesmos. Entende-se que quando sonhamos, nossos pensamentos durante o dia se vinculam a pensamentos inconscientes reprimidos ou excluídos da nossa vida consciente. Freud dirá então que os sonhos são o caminho real para o inconsciente.

Acredito que Freud fora um pioneiro em esclarecer as necessidades da época em que vivia, e que suas colaborações ainda estão presentes nos dias atuais. Freud pôde elaborar respostar sobre a dinâmica psíquica na qual era ignorada até então, bem como esclarecer questões da sexualidade que fora reprimida, desde o período vitoriana.

Percebo que as contribuições de Freud foram e são muito importantes para entendermos os movimentos psíquicos humanos, principalmente pela influência da psique no organismo. A psicanálise não se encontra nas ciências naturais, como propõe uma psicologia positivista, mas como proceder de uma psicologia de ordem das ciências naturais se este não é o campo de compreensão da psique? Questões biológicas e psicométricas jamais conseguirão definir o fenômeno humano, devemos muito pela contribuição da psicanálise por esforçar-se em resolver tais problemáticas que perduram até os dias atuais. Procure um Psicólogo para debater mais sobre o assunto.

Referência

FREUD, Sigmund. Uma Nota Sobre o Inconsciente na Psicanálise (1912).  Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro, Imago Editora, 1996.